Mulher de trinta e nove anos de idade, hipertensa e diabética, internada na clínica médica de um hospital, recebe a seguinte medicação: insulina NPH 30 unidades pela manhã, enoxaparina 40 mg e solução fisiológica 0,9% intravenosa a 30 mL/h.
Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens seguintes.
A enoxaparina é um anti-hipertensivo antagonista do receptor da angiotensina.
Julgue o seguinte item acerca da administração de vacinas que constam do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
A vacina poliomielite 1, 2 e 3 inativada (VIP) é administrada exclusivamente por via oral.
A respeito da assistência de enfermagem em saúde mental, julgue o seguinte item.
A reforma psiquiátrica propôs a aproximação entre o paciente com transtorno mental e seu espaço social por meio de estratégias de circulação pelo emprego de um trabalho territorial, caracterizado essencialmente pela preservação prática e teórica da instituição psiquiátrica.
Com relação a procedimentos técnicos em enfermagem, julgue o item subsequente.
Para realizar o procedimento de punção venosa periférica, deve-se fazer a desinfecção da pele, com uso de álcool 70% ou utilizar gluconato de clorexidina tópico.
Julgue o item a seguir, referente à organização do processo de trabalho em saúde e enfermagem.
O técnico de enfermagem, enquanto agente do processo de trabalho de enfermagem na assistência, pode promover, manter e recuperar a saúde dos pacientes a partir da sistematização da assistência e de procedimentos de enfermagem.
Com relação ao climatério, julgue o item seguinte.
A menopausa caracteriza o marco do período climatérico.
Acerca da assistência de enfermagem à mulher no ciclo gravídico, julgue o próximo item.
Configuram sinais de violência contra a mulher o início tardio do pré-natal, lesões físicas que não se expliquem como acidentes e parceiro demasiadamente atento e controlador, que reage negativamente se for separado da mulher.
Acerca da assistência de enfermagem à mulher no ciclo gravídico, julgue o próximo item.
A gestante deverá ser encaminhada ao serviço de urgência/emergência obstétrica ao apresentar quadro de amniorrexe e pressão arterial acima de 130 mmHg × 90 mmHg associado a edema acentuado dos membros inferiores.
Acerca da assistência de enfermagem em emergência/urgência e no trauma, julgue o item que se segue.
A conduta mais adequada, em caso de paciente de trauma de extremidade com exposição óssea, consiste na limpeza dos ferimentos com solução salina e oclusão com curativo estéril.
Acerca das doenças de interesse da saúde pública, julgue o item a seguir.
A vacina contra HPV é contraindicada para jovens portadores de HIV/AIDS.
Com relação à ética e à legislação em enfermagem, julgue o seguinte item.
É direito do profissional de enfermagem obter, por meio do Ministério da Saúde, desagravo público por ofensa que atinja a profissão.
Com relação à ética e à legislação em enfermagem, julgue o seguinte item.
A responsabilidade do técnico de enfermagem de conhecer a ação da droga antes de ela ser administrada a um paciente é facultativa.
Julgue o próximo item à luz das normas e dos preceitos sobre segurança e saúde para trabalhadores dos serviços de saúde.
Infecções de recém-nascidos associadas a bolsa rota superior a vinte e quatro horas são consideradas comunitárias.
Ao receber o plantão, a técnica em enfermagem ficou responsável por prestar cuidados ao Sr. J.L.V., com diagnóstico médico de hemorragia digestiva alta, aguardando a liberação de uma unidade de sangue total pelo Banco de Sangue, para infusão imediata. Ao receber o hemocomponente, a profissional deverá adotar cuidados específicos para prevenir e detectar precocemente eventos adversos. Em relação ao conhecimento e cuidados necessários, considere os seguintes cuidados: 1- Verificar os sinais vitais 15 minutos antes de iniciar a infusão e 15 minutos após terminar a infusão. 2- Interromper imediatamente a infusão na presença de sinais de reação transfusional. 3- Atentar para o tempo máximo de 6 horas para a infusão da unidade de sangue. 4- Reconhecer que reações transfusionais imediatas, do tipo febril ou hemolítica, podem ocorrer em até 24 horas do início da transfusão. É/São cuidado(s) necessário(s) no caso acima:
Em face da epidemia de cesarianas no Brasil, são necessárias ações para sua precisa indicação, de acordo com princípios das políticas públicas. Considera-se uma indicação absoluta para a realização de cesariana: