A origem das técnicas de auditoria é remota, sendo elas existentes desde o início da atividade econômica do homem. Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.
A mensuração da qualidade da assistência de enfermagem realizada por meio da auditoria pode auxiliar no encaminhamento para uma enfermagem científica, que busca ações comprovadas para a construção de um saber científico.
Julgue o item seguinte, no que tange à auditoria em saúde.
A auditoria retrospectiva verifica os fatos passados, situando a observação quanto ao tempo, em períodos já vividos; não vai diretamente ao fato, mas aos elementos que o evidenciam.
Em relação à função do enfermeiro-auditor, julgue o item a seguir.
O enfermeiro-auditor tem autonomia para auditoria de prontuário e instalações, mas deve estar acompanhado de profissional médico quando visitar ou entrevistar paciente.
Julgue o próximo item, relativo ao Sistema Único de Saúde no Brasil (SUS).
Para que valha o princípio da centralização, existe a concepção constitucional do mando único, em que cada esfera de governo é autônoma e soberana nas suas decisões e atividades, respeitando os princípios gerais.
Julgue o item a seguir, concernente a custas hospitalares.
O sistema de saúde tradicional não incentiva os médicos e pacientes a pensar sobre custos; por isso, os médicos podem prescrever qualquer procedimento sem levar em conta o custo do tratamento.
Julgue o item subsequente, acerca do sistema de saúde no Brasil.
O sistema de saúde brasileiro é formado por uma rede complexa de prestadores e compradores de serviços que competem entre si, gerando uma combinação público-privada financiada, especialmente, por recursos públicos.
Julgue o item subsequente, acerca do sistema de saúde no Brasil.
Os componentes público e privado do sistema brasileiro são distintos, mas estão interconectados, e as pessoas podem utilizar os serviços de ambos os subsetores, dependendo isso da facilidade de acesso ou de sua capacidade de pagamento.
Acerca da atenção básica em saúde indígena, julgue o seguinte item.
De acordo com a Política Nacional de Saúde Indígena, as equipes multidisciplinares de atenção à saúde indígena (EMSI) deverão ter, no núcleo básico, no mínimo os seguintes profissionais: enfermeiro, médico, agente indígena de saúde e técnico em saneamento.
Julgue o item seguinte, relativo a enfermagem clínica e cirúrgica cardiovascular; enfermagem em emergência cardiovascular; e assistência de enfermagem ao paciente cardíaco.
São características de dor decorrente de esofagite de refluxo: dor subesternal aguda, forte, acompanhada de queimação e com possibilidade de melhora com o uso de nitratos.
Acerca de monitorização cardíaca e sistematização da assistência de enfermagem, julgue o item subsequente.
A pressão venosa central (PVC) é uma aferição da pressão na veia cava ou no átrio esquerdo.
No que tange a urgências e emergências clinicocirúrgicas e assistência de enfermagem, julgue o item que se segue.
Uma cuidadosa anamnese de enfermagem deve ser feita aos pacientes que chegam à emergência com flutter atrial, pois, em razão do alto risco de embolização dos trombos atriais, a cardioversão, elétrica ou química, dessa arritmia que tenha se iniciado em período superior a 48 h deve ser evitada na emergência.
Julgue o item seguinte, com relação à enfermagem intervencionista e emergências clinicocirúrgicas.
Na assistência ao paciente com angina pectoris na sala de emergência, a enfermagem administrará a nitroglicerina prescrita e observará as reações, tendo como parâmetro alívio da dor torácica, redução da pressão arterial e redução da frequência cardíaca.
Julgue o próximo item, relativo à assistência de enfermagem em cardiopatias diversas.
Deve levantar suspeita de tamponamento cardíaco a identificação pela equipe de enfermagem, após cirurgia cardíaca, de quadro de hipotensão arterial, taquicardia, aumento do débito urinário, aumento da pressão venosa central (PVC) e traçado da pressão arterial com pulso paradoxal — aumento maior que 10 mmHg na PA sistólica durante a inspiração.
Acerca da terapêutica com drogas vasoativas, julgue o item subsecutivo.
A monitoração invasiva da pressão arterial por meio da canulação da artéria radial é contraindicada nos casos em que o retorno da perfusão da artéria ulnar, do mesmo membro, for igual ou superior a oito segundos.
Julgue o item seguinte, a respeito do atendimento, por profissionais da saúde, a indivíduo adulto com parada cardiorrespiratória, de acordo com os guidelines da American Heart Association, de 2015 e 2017.
Na fibrilação ventricular e na taquicardia ventricular sem pulso, a terapia elétrica necessita de desfibrilação a 200 joules (corrente bifásica).