No que concerne à importância da auditoria para a enfermagem, julgue o item subsecutivo.
Para fins de segurança financeira das empresas de saúde, o enfermeiro-auditor é o profissional habilitado para avaliar os serviços de assistência à saúde em qualquer nível, desde que haja a presença de qualquer profissional de saúde.
A origem das técnicas de auditoria é remota, sendo elas existentes desde o início da atividade econômica do homem. Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.
Na análise de contas médicas, a atuação da auditoria em enfermagem volta-se para a verificação de códigos solicitados, autorizados ou não, corrige eventuais distorções, além de evitar cobranças incorretas e a consequente glosa.
Julgue o item seguinte, no que tange à auditoria em saúde.
Os registros de enfermagem no prontuário do paciente podem ser utilizados na realização das cobranças dos procedimentos adotados durante a permanência do cliente no hospital, mas não podem ser utilizados como documento judicialmente legal.
Em relação à função do enfermeiro-auditor, julgue o item a seguir.
O enfermeiro-auditor pode visitar ou entrevistar o paciente com o objetivo de constatar a qualidade do serviço prestado pela enfermagem.
Julgue o próximo item, relativo ao Sistema Único de Saúde no Brasil (SUS).
Impulsionada pelo processo de centralização da saúde, a atenção básica tem o objetivo de oferecer acesso universal e serviços abrangentes, coordenar e expandir a cobertura para níveis mais complexos de cuidado, bem como implementar ações intersetoriais de promoção de saúde e prevenção de doenças.
Julgue o item a seguir, concernente a custas hospitalares.
A gestão de custos na área hospitalar lida com um dos seus principais desafios, que é a complexidade de seus serviços, porque existe uma gama de profissionais voltados à atividade-fim, cujo desempenho se reflete diretamente nos custos hospitalares.
Julgue o item seguinte, no que se refere a aspectos políticos, sociais e econômicos no Brasil.
No Brasil, existem políticas de saúde aprovadas pelo Ministério da Saúde voltadas para segmentos específicos da população, como negros, indígenas e outros.
Julgue o item subsequente, acerca do sistema de saúde no Brasil.
No ano 2000, foi criada a Agência Nacional de Vigilância Sanitária para garantir a regulamentação legal e administrativa do mercado de seguros privados de saúde.
Com relação a anatomia e fisiologia muscular, julgue o item seguinte.
O músculo bucinador localiza-se na margem orbital medial e atua como esfíncter da órbita fechando as pálpebras.
A respeito de agentes infecciosos e parasitários, julgue o item subsecutivo.
Os protozoários que parasitam o homem podem habitar diferentes tecidos ou órgãos, como o Trypanosoma cruzi, presente no sangue, a Giardia lamblia, no intestino, ou as Trichomonas, nos genitais e nas vias urinárias.
Julgue o próximo item, referente a biossegurança em saúde.
Os agentes biológicos que podem causar danos à saúde do ser humano distribuem-se em classes de risco, que vão da classe 1 a 4, de menor risco até a de alto risco individual.
Com relação à histologia dos tecidos, julgue os itens subsequentes.
O cerebelo é formado por uma camada superficial de substância cinzenta: o córtex cerebelar, onde são encontrados os neurônios de Purkinje.
Julgue o seguinte item acerca da administração de vacinas que constam do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Crianças infectadas por HIV que estiverem assintomáticas e sem sinais de imunodepressão não podem receber a vacina BCG.
Julgue o próximo item, relativo aos meios de transmissão das hepatites virais.
A principal via de contágio do vírus da hepatite C (HCV) é a fecal-oral, de modo que a transmissão ocorre por contato humano ou pela ingestão de água e(ou) alimentos contaminados.
Julgue o próximo item, relativo aos meios de transmissão das hepatites virais.
A transmissão do vírus da hepatite A (HAV) ocorre majoritariamente por via parenteral, por isso o risco de transmissão é maior entre pessoas que compartilham seringas, agulhas e outros instrumentos para uso de drogas.