Julgue o item seguinte, no que se refere a aspectos políticos, sociais e econômicos no Brasil.
Nas últimas décadas, ocorreram mudanças nos padrões de mortalidade, com acentuadas quedas nas taxas de mortalidade por doenças infecciosas e parasitárias no Brasil, em particular nos estados das regiões Norte e Nordeste. Esses estados, no entanto, ainda são detentores das mais elevadas taxas de mortalidade do país.
A respeito de noções básicas de epidemiologia e vigilância à saúde do trabalhador, bem como acerca de registros em bases de dados, documentos e legislações nacionais relativos a esse tema, julgue o item a seguir.
Casos de pneumoconioses relacionadas ao trabalho devem ser notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).
A respeito de noções básicas de epidemiologia e vigilância à saúde do trabalhador, bem como acerca de registros em bases de dados, documentos e legislações nacionais relativos a esse tema, julgue o item a seguir.
Entre as seis doenças ou agravos à saúde do trabalhador de notificação compulsória e monitorados por meio da estratégia de vigilância em unidades sentinelas, os transtornos mentais relacionados ao trabalho foram os mais registrados entre 2010 e 2015.
No campo da saúde, a vigilância está relacionada às práticas de atenção e promoção da saúde e aos mecanismos adotados para prevenção de doenças. As ações do controle da água para consumo humano, do controle de resíduos e do controle de vetores de transmissão de doenças dizem respeito à Vigilância
Com base nesse caso clínico e considerando o que estabelece a portaria nº 204, de 17 de fevereiro de 2016, a hepatite A deve ser notificada
Estudos epidemiológicos podem ser classificados em observacionais e experimentais. De maneira geral, os estudos epidemiológicos observacionais podem ser classificados em descritivos e analíticos. Nesse contexto, os estudos observacionais descritivos são aqueles que
Sobre a investigação de surtos e epidemias, leia as afirmativas:
I. Em geral, no início da investigação, emprega-se uma definição de caso mais sensível, que abrange casos confirmados e prováveis (e até mesmo os possíveis), a fim de facilitar a identificação, a extensão do problema e os grupos populacionais mais atingidos, processo que pode levar a hipóteses importantes.
II. De acordo com a suspeita, um plano diagnóstico deve ser definido para orientar a coleta de material para exames laboratoriais, envolvendo, a depender da doença, amostra proveniente dos indivíduos (fezes, sangue, líquor) e do ambiente (água, vetores, mechas).
III. Um aspecto importante a ser considerado na construção da curva epidêmica é a escolha do intervalo de tempo adequado para o registro dos casos. Um critério útil, na escolha desse intervalo, é que o mesmo se situe entre 1/8 e 1/4 do período de incubação da doença em questão.
Estão corretas as afirmativas:
A respeito do SUS e do papel do enfermeiro na vigilância em saúde, julgue o item seguinte.
Ainda persistem no cenário de saúde brasileiro grandes desafios, como a redução da alta frequência de cesarianas, de nascimentos pré-termo e de abortos ilegais.
No que diz respeito ao perfil epidemiológico em uma unidade de terapia intensiva e seus indicadores assistenciais, julgue o item subsecutivo.
O conhecimento dos dados epidemiológicos de morbimortalidade de uma unidade de saúde permite a tomada de decisões estratégicas para o aperfeiçoamento da qualidade de atenção. Indicadores como mortalidade e tempo de permanência mostram, isoladamente, efetividade quando mensurados e empregados na prática assistencial.
Os incidentes transfusionais notificáveis são
Acerca das doenças de interesse da saúde pública, julgue o item a seguir.
O anti-helmíntico praziquantel é o medicamento mais indicado no tratamento da difteria.
A respeito de noções básicas de epidemiologia e vigilância à saúde do trabalhador, bem como acerca de registros em bases de dados, documentos e legislações nacionais relativos a esse tema, julgue o item a seguir.
Os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) assumem funções ou atribuições correspondentes às dos Serviços Especializados de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) de órgãos da administração pública.
A respeito de noções básicas de epidemiologia e vigilância à saúde do trabalhador, bem como acerca de registros em bases de dados, documentos e legislações nacionais relativos a esse tema, julgue o item a seguir.
Entre 2010 e 2015, foram registrados, em média, mil casos de câncer ocupacional no SINAN, o que reflete a deficiência das ações dos órgãos na notificação obrigatória de doenças monitoradas por meio da estratégia de vigilância.
A Taxa de mortalidade neonatal precoce – C.1.1 (Coeficiente de Mortalidade Neonatal Precoce) objetiva analisar variações populacionais, geográficas e temporais da mortalidade neonatal precoce, identificando tendências e situações de desigualdade que demandem ações e estudos específicos.
(BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Guia de Vigilância em Saúde: volume único. 2017)
Considerando os indicadores básicos de saúde no Brasil, a taxa de mortalidade neonatal precoce é calculada pelo:
Analise as afirmativas abaixo, identificando-as com V (se verdadeiras) ou F, (se falsas).
( ) A Vigilância à Saúde do Trabalhador busca identificar e analisar os riscos presentes nas atividades produtivas e a ocorrência de acidentes e agravos à saúde relacionados ao trabalho, com a finalidade de planejar, executar e avaliar intervenções visando ao cuidado dos trabalhadores e à eliminação ou minimização das exposições para proteção da saúde, em parceria com os trabalhadores.
( ) A Vigilância Ambiental busca conhecer e detectar os riscos e perigos para a saúde e seus determinantes presentes no ambiente, com a finalidade de propor medidas de prevenção e controle de doenças e outros agravos à saúde, observado o princípio da precaução.
( ) A Vigilância Sanitária busca conhecer a distribuição das doenças e dos agravos à saúde e identificar os fatores determinantes e condicionantes da saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle adequados.
( ) A Vigilância Epidemiológica busca identificar riscos à saúde e intervir para eliminá-los ou minimizar a exposição e prevenir problemas de saúde decorrentes da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é: