A Educação Física escolar é uma importante possibilidade de construção e reconstrução de uma cultura relacionada aos aspectos corporais.
Fonte: DAOLIO J. Educação física e o conceito de cultura. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.
Sobre isso, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa que contém todas as corretas.
I As práticas corporais propostas nas aulas de Educação Física devem substituir todos os movimentos que o aluno aprendeu ao longo de sua trajetória de vida.
II Os movimentos corporais só possuem sentido por serem criados pelos homens como membros de uma sociedade e transmitidos através das gerações.
III Pensar o corpo como construído culturalmente implica considerar que a ênfase biológica que a Educação Física recebeu é também uma construção social, que atendeu a necessidades históricas e políticas particulares.
IV O professor de Educação Física deve considerar que sua intervenção se dá num ambiente profissional, com pessoas (alunos) que fazem parte de uma realidade social e cultural inferior à sua, portanto, passivos às suas orientações.
V Corpo e movimento, bem como o trabalho do professor de Educação Física correspondem a produtos culturais.
Na Proposta Curricular de Santa Catarina (1998, p. 219), “a Educação Física Escolar, por ser parte do conhecimento historicamente produzido, acumulado e transmitido às novas gerações, deve reunir o que for mais significativo ligado ao movimento humano, para ser vivida, compreendida e, via reelaboração, contribuir na formação do cidadão".
Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa que contém todas as corretas.
I No processo de desenvolvimento dos alunos como ser social, todos devem aprender exclusivamente através de seu próprio esforço e persistência na realização das tarefas.
II O movimento humano deve extrapolar os limites orgânicos e biológicos, reconhecendo-se sua força expressiva e de relação, pois o Homem é um ser eminentemente cultural e, no mundo de hoje, mesmo as necessidades biológicas são satisfeitas socialmente.
III Os conteúdos devem ser trabalhados a partir de uma teorização abstrata ou de um praticismo que nos remeta a antigas receitas ou regras imutáveis, geradas fora da escola.
IV Na produção histórica do conhecimento, tanto o aluno como o professor devem apropriar-se do conhecimento de forma dialética, para que possam compreender a reciprocidade entre as coisas (fenômenos).
V Todos os temas da Educação Física escolar devem ser entendidos em uma perspectiva histórica.
A aula de Educação Física deve enfatizar as brincadeiras populares, os jogos simbólicos e de regras, por meio do resgate dos conhecimentos prévios dos alunos, bem como, da resolução de problemas.
A qual abordagem de ensino se refere a frase acima?
Leia o texto a seguir.
Na perspectiva de Joffre Dumazedier, os conteúdos
culturais do lazer são:
O Ministério do Esporte criou, em 2003, um Programa que se desenvolve por intermédio da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS), visando atender às demandas da sociedade brasileira no campo do esporte recreativo e do tempo livre. O nome deste programa é:
A Organização das Nações Unidas (ONU) sempre considerou o esporte uma importante ferramenta para lidar com questões de desenvolvimento. No ano de 2007, por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), criou as bases para o lançamento da Rede Esporte pela Mudança Social (REMS), com cerca de 80 instituições espalhadas pelo Brasil. No estado de Goiás, a REMS está representada pela Associação Cultural e Esportiva Força Atlética e pelo Instituto Joaquim Cruz. As instituições que integram a REMS:
A aula, na perspectiva crítico-superadora, defendida por um Coletivo de Autores (1992), visa propiciar ao aluno a percepção da totalidade de suas atividades, uma vez que:
Leia o texto a seguir.
O referido trecho descreve um exemplo de aula difundido
na realidade da Educação Física. Trata-se do princípio
metodológico denominado:
Leia o texto a seguir
Para estes autores, as consequências da EEP são:
Segundo Tani, Basso e Correa (2012), em desenvolvimento motor, têm-se, basicamente, dois processos fundamentais, a saber:
O professor de Educação Física, que pauta a proposta de sistematização dos conteúdos de ensino referenciado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, promove a organização dos conteúdos de ensino a partir dos blocos de conteúdos: a) esportes, jogos, lutas e ginásticas; b) conhecimento sobre o corpo e c) atividades rítmicas e expressivas. Nas afirmativas que seguem abaixo, assinale aquela que contém somente objetivos de ensino da Educação Física relacionados ao bloco de conteúdos conhecimento sobre o corpo.
I. Vivenciar de diferentes formas o desenvolvimento das capacidades físicas básicas e compreender as alterações que ocorrem durante as atividades físicas (frequência cardíaca, queima de calorias, perda de água e sais minerais).
II. Vivenciar o desenvolvimento das capacidades físicas e habilidades motoras por meio das práticas da cultura corporal, da vivência dos jogos cooperativos.
III. Identificar e compreender as capacidades físicas básicas, bem como saber relacioná-las com as práticas da cultura corporal de movimento.
IV. Vivenciar diferentes manifestações das danças para percepção dos limites corporais e superação desses limites.
O ensino da Educação Física pode ser dinamizado tendo como referência a utilização de diferentes estilos de ensino. Ao utilizarmos a referência dos estudos de Mosston e Ashwort (1996), podemos estabelecer uma relação de ensino e aprendizagem de forma mais centrada no professor, na condução da aula, ou no aluno. Analise o exemplo de atividade que segue abaixo e, em seguida, assinale o estilo de ensino correspondente.
O professor reúne o grupo de alunos no centro da quadra e promove a explicação da atividade. Inicialmente, explica a execução do movimento que os estudantes devem fazer com a bola de basquete para treinar o drible. Em seguida, demonstra, estipula um número de repetições, ou um determinado tempo para a execução da tarefa, e solicita que os estudantes executem. O professor tem como objetivo de sua aula que os estudantes melhorem as habilidades relacionadas ao quicar e driblar a bola de basquete. Solicita aos estudantes que, em duplas, executem o quicar e o driblar a bola, trocando as posições depois de um determinado tempo. Antes de liberar a realização da atividade, reforça os pontos principais da execução do movimento, incentiva o estudante a melhorar cada vez mais a sua execução. Uma outra forma de promover a variação dessa atividade é a utilização de fichas por parte dos estudantes para que possam anotar os erros e acertos da realização da atividade. As fichas possibilitam verificar o progresso e a reconhecer o que conseguem fazer e as dificuldades.
Sobre o recorte da aula descrito acima, podemos informar que o estilo de ensino adotado pelo professor, pode ser definido como:
O movimento crítico renovador da Educação Física que surge na década de 1980, caracterizou-se como um movimento de denúncias e críticas à escola, ao professor, à educação física e a sociedade. Nesse período, muitas propostas e abordagens surgem com o intuito de oferecer elementos para redimensionar o ensino da Educação Física na escola. Dentre as propostas que surgem nesse período, uma delas trouxe o intuito de “orientar os objetivos da educação física não diretamente para o corpo, mas indiretamente para a ação sobre a personalidade do aluno, dirigindo-o para metas específicas, ou seja, o 'funcionamento' do corpo dentro da esfera da cultura corporal de movimento" (BETTI, 1994, p. 14). Essa proposta ressalta ainda que: “não basta aprender habilidades motoras específicas do basquetebol; É preciso organizar-se socialmente para jogar, compreender as regras como um elemento que torna o jogo possível [...] que o aluno seja preparado para incorporar o basquetebol e a corrida na sua vida, para deles tirar o melhor proveito possível". Assinale abaixo a abordagem que corresponde a essas características.
No processo de ensino da Educação Física escolar, o professor pode deparar-se com diferentes abordagens pedagógicas que auxiliam o seu fazer docente. Sobre as diferentes abordagens de ensino, relacione as características com as respectivas propostas e, em seguida, assinale a sequência que apresenta a resposta correta, de cima para baixo.
(1) Abordagem construtivista-interacionista
(2) Abordagem crítico-emancipatória
(3) Abordagem saúde renovada
(4) Abordagem desenvolvimentista
(__) O objeto central dessa proposta é o se-movimentar humano. As atividades de ensino concentram sua atenção no processo de interação entre os alunos e a produção gestual.
(__) As aulas, na perspectiva dessa abordagem, devem privilegiar o desenvolvimento de capacidades físicas, como velocidade, agilidade, força, para que assim possa desenvolver-se uma boa aptidão física relacionada à saúde.
(__) Essa abordagem apresenta a ideia central de que é papel da Educação Física privilegiar a aprendizagem do movimento, proporcionando aos alunos experiências que garantam a aquisição de habilidades motoras e o desenvolvimento adequado do comportamento motor.
(__) O principal objetivo da Educação Física para essa abordagem é garantir o desenvolvimento da criança, num contexto de jogo, do brinquedo e da brincadeira. Parte-se do conceito de desenvolvimento que contempla além dos aspectos motores, a dimensão psicológica, a relação como meio e a aquisição e utilização desses aspectos para toda a vida.
Nas resistências oferecidas pelos materiais utilizados na musculação, assinale V para verdadeiro e F para falso a respeito da Resistência Dinâmica Variável (RDV).
( ) Representa um fator limitante no desenvolvimento da força explosiva.
( ) É dispositivo que permite realizar trabalhos exclusivamente excêntricos.
( ) Na posição inicial, permite pré-alongamento.
( ) É resistência diferenciada oferecida em todas as fases do movimento.
( ) Permite realizar trabalhos exclusivamente concêntricos.
Marque a sequência CORRETA.