Assinale a alternativa que apresenta a modalidade de ginástica composta por cinco elementos: arco, bola, corda, fita e maças.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais fazem uma crítica à metodologia de ensino tradicional, que era pautada na repetição, memorização e reprodução de conhecimentos e comportamentos. Sobre esse tipo de metodologia, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) A metodologia de ensino tradicional consiste em repetir exercícios mecânicos e padronizados e reproduzir gestos estereotipados.
( ) A metodologia de ensino tradicional dá mais ênfase ao aspecto técnico em si do que ao aspecto expressivo.
( ) O resultado da metodologia de ensino tradicional é uma aprendizagem ampla, socialmente significativa, crítica e diversificada.
( ) O resultado da metodologia de ensino tradicional é um processo de seleção dos indivíduos aptos, produzindo um grande contingente de frustrados em relação às próprias capacidades e habilidades corporais.
Sobre as oito dimensões de conhecimento (experimentação, uso e apropriação, fruição, reflexão sobre a ação, construção de valores, análise, compreensão e protagonismo comunitário) tratadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. Há uma hierarquia entre essas dimensões e uma ordem necessária para o desenvolvimento do trabalho no âmbito didático.
II. Cada uma dessas dimensões exige diferentes abordagens e graus de complexidade para que se tornem relevantes e significativas.
III. Considerando as características dos conhecimentos e das experiências próprias da Educação Física, é importante que cada dimensão seja sempre abordada de modo integrado com as outras, levando-se em conta sua natureza vivencial, experiencial e subjetiva.
IV. Não é possível operar como se as dimensões pudessem ser tratadas de forma isolada ou sobreposta.
Considere abaixo as técnicas empregadas e as modalidades circenses.

A correta correlação entre a técnica empregada e a modalidade circense, é:
Leia o excerto abaixo.
A construção de uma escola inclusiva prescinde da discussão e do oferecimento de práticas que tematizem questões afetas à diversidade de corpos, gêneros e sexualidades. Se outrora esses corpos foram deixados nas zonas de sombra, hoje se tornaram visíveis, o que sinaliza não apenas a sua existência, mas o seu empoderamento.
(ANJOS, L. A; GOELLNER, S. V. Esporte e transgeneridade: corpos, gêneros e sexualidades plurais. In: DORNELLES, P. G.; WENETZ, I.;
SCHWENGBER, M. S. V. Educação Física e sexualidade: desafios educacionais. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2017, p. 68)
A partir do excerto, considere:
I. A presença de atletas transexuais em eventos esportivos consiste em oportunidade para problematizar a transfobia.
II. O esporte, ao mesmo tempo que produz discursos, práticas e representações que normatizam os corpos, produz elementos para desconstruir essa normalização.
III. A inserção e permanência de pessoas trans no universo esportivo asseveram que os corpos, os gêneros e as sexualidades extrapolam a regulação e a classificação.
Está correto o que se afirma em
Antes da formação dos Estados modernos, os jogos existentes consistiam em práticas sistemáticas que nos dias atuais podem ser consideradas violentas, dada a ausência de controles estáveis e centralizados, o que impedia a generalização desses jogos. Com a instauração de um novo modelo social, as pessoas passaram a optar por atividades de diversão cujas regras preservavam sua integridade física, algo significativamente distinto das práticas corporais anteriores. As práticas corporais regradas, ao mesmo tempo em que podem ser consideradas frutos desse processo, contribuíram para o crescimento da economia e a disseminação de um determinado modo de vida ocidental no mundo globalizado.
Com base nesse raciocínio, é correto afirmar que
Julgue o item a seguir, com relação aos acontecimentos históricos da educação física.
A gênese da educação física brasileira está relacionada com as instituições médicas e militares.
Julgue o próximo item, com base em uma perspectiva crítica de educação física e a respeito de seus aspectos didático-pedagógicos para a efetivação dos processos de ensino-aprendizagem na escola.
A participação dos alunos em jogos esportivos é recomendada como forma de desenvolver uma competitividade que os levará a “vencer na vida”.
Julgue o item subsecutivo, a respeito da educação física enquanto linguagem.
O estudo do conhecimento da educação física na escola visa apreender a expressão corporal como linguagem.

A partir da perspectiva teórica do texto precedente e da compreensão das práticas pedagógicas da educação física escolar na interface da atividade física e saúde, julgue o item a seguir.
Os resultados em competições esportivas escolares compreendem parâmetros quantitativos e qualitativos na indicação de valores da condição de saúde dos alunos.

A partir da perspectiva teórica do texto precedente e da compreensão das práticas pedagógicas da educação física escolar na interface da atividade física e saúde, julgue o item a seguir.
Nas aulas da educação física na escola, é desejável que os alunos compreendam o seu meio ambiente como condição de fruir as práticas corporais relacionadas à saúde.
Acerca de política educacional e educação física, julgue o item subsequente.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece a educação física como elemento das disciplinas contidas na parte diversificada do currículo.
Julgue o próximo item, a respeito das competências e habilidades do currículo de Pernambuco para o componente de educação física nos ensinos fundamental e médio e para a área de linguagens e suas tecnologias no ensino médio.
Diferentemente das outras unidades das práticas corporais, na unidade esportes, o foco do aprendizado é voltado para a competição de alto rendimento, ensino e aperfeiçoamento da técnica, e desempenho máximo.
Acerca da cultura corporal e das práticas corporais, julgue o item seguinte.
A educação física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social; nessa concepção, o movimento humano se limita a um deslocamento espaço-temporal de um segmento corporal ou de um corpo todo.
Com a promulgação da Lei n.º 5.692/1971, a educação física adquiriu caráter instrumental, tendo passado a ser considerada atividade eminentemente prática, voltada para a capacidade técnica e física do aluno.