Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 3229 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

A unidade temática “Brincadeiras e jogos” da BNCC explora aquelas atividades voluntárias exercidas dentro de determinados limites de tempo e espaço, caracterizadas:

I - Pela criação e alteração de regras.

II - Pela obediência de cada participante ao que foi combinado coletivamente.

III - Pela apreciação do ato de brincar em si. É correto o que se afirma em: 

Doping no esporte é uma abordagem que pode ser realizada com alunos do ensino médio com o intuito de tratar temas transversais como:

A abordagem sociológica ou sistêmica, elaborada por Mauro Betti, sofreu influências de estudos na área da sociologia, da filosofia e, em menor grau, da psicologia. Sobre essa abordagem, analise os excertos:

I - Betti considera a teoria dos sistemas como um instrumento e um modo de pensar o currículo de educação física. Esta é entendida por ele como um sistema hierárquico aberto.

II - Aberto porque interage com níveis superiores, como o macrossocial, o sistema educacional e o escolar que, nesta ordem, influenciam do mais geral para o mais particular, até alcançar a educação física. Hierárquico porque a educação física sofre influência do meio social, mas também o influencia.

III - Betti concebe seu modelo segundo polaridades, cujos extremos envolvem variáveis sociopsicológicas e variáveis didático-pedagógicas. Assim, por exemplo, no caso das variáveis didático-pedagógicas teríamos, nos estilos de ensino, o comando e a resolução de problemas representando extremos.

É correto o que se afirma em:

A Educação Física é uma disciplina que trata, pedagogicamente, na escola, do conhecimento de uma área denominada:

Há indícios clínicos de vários fatores de risco associados com problemas lombares, entre os cita-se:

I - Falta de cuidado ao levantar peso.

II - Excesso de uso dos músculos lombares.

III - Falta de flexibilidade no tronco e nos músculos posteriores da coxa (isquiotibiais).

É correto o que se afirma em: 

Sobre as competências gerais da educação básica, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no ensino fundamental, a Educação Física se enquadra na área de:

Ministério da Educação discorre que a Educação Física precisa buscar sua identidade como área de estudo fundamental para a compreensão e entendimento do ser humano, enquanto produtor de:

Das características da dimensão procedimental da Educação Física, responda verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa que traz a sequência correta:

(__) Vivenciar situações de brincadeiras e jogos.

(__) Vivenciar e adquirir alguns fundamentos básicos dos esportes, danças, ginásticas, lutas, capoeira. Por exemplo, praticar a ginga e a roda da capoeira.

(__) Valorizar o patrimônio de jogos e brincadeiras do seu contexto.

É a abordagem não se aprofunda em aspectos culturais e sociais, mas sim na essência do movimento, frisando a importância da Educação Física em proporcionar experiências motoras adequadas para a criança, podendo ser realizada em diferentes níveis de análise, e reconhece que existe uma relação entre a parte biológica, o ambiente e os objetivos da aprendizagem. Trata-se da abordagem:

A maneira mais apropriada de se alcançar os objetivos sociais da Educação Física é por uma metodologia, preferencialmente:

No sistema de classificação dos esportes que considera como critério a relação com o adversário, os esportes técnico-combinatórios se inserem na categoria denominada “sem interação com o adversário”.

Considerando as características dos esportes técnico-combinatórios, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(   ) Nesses esportes são comparadas as execuções dos movimentos, bem como o grau de dificuldade com o qual os mesmos são realizados.
(   ) A avaliação do desempenho do praticante é centrada na beleza e no grau de agilidade das técnicas de movimento utilizadas.
(   ) Nesse conjunto de esportes é necessário levar em consideração que os adversários estarão buscando, ao mesmo tempo, alcançar o mesmo objetivo.
(   ) O desempenho do praticante deve ser avaliado respeitando padrões, códigos ou critérios estabelecidos nas regras das modalidades específicas.

A sequência está correta em

Considerando a multiplicidade de práticas esportivas existentes no mundo contemporâneo, torna-se desafiador para o professor de educação física administrar o tempo de ensino-aprendizagem para que alunos e praticantes tenham acesso a maior diversidade possível, tanto de modalidades esportivas quanto de conhecimento sobre cada uma delas. Nesse sentido, diferenciar os esportes levando em consideração as expectativas que são estabelecidas em relação ao nível de aprendizagem que os alunos buscam e conseguem atingir em cada modalidade caracteriza-se como um importante processo.

Essas expectativas de aprendizado podem ser estabelecidas a partir da classificação das práticas esportivas em duas categorias; assinale-as.

O trato das danças circulares na educação física escolar pode proporcionar aos alunos maior expressividade por meio de gestos e movimentos; intervindo, positivamente, em seu crescimento pessoal, agregando como importante valor o sentido cooperativo ao interagir com os outros e com o meio.

Sobre danças circulares, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(  ) Retratam eventos e marcos importantes do mundo. Desse modo, podem ser tomadas como uma possibilidade de contribuição para a formação do indivíduo, seja em relação a sua própria pessoa ou no que tange ao seu lugar na sociedade.

(  ) Também são reconhecidas como danças folclóricas ou populares ou, ainda, danças circulares sagradas, nas quais se utilizam repertórios do folclore de diferentes povos, além de serem normalmente vivenciadas com os passos originais, movimentos trazidos da própria região de onde elas se originam.

(  ) Podem ser associadas a diferentes momentos da vida, retratando, assim, o nascimento, o casamento, a colheita, a morte, dentre outros eventos importantes da vida humana, podendo ser caracterizadas como celebrativas, energizantes, meditativas e introspectivas.

(  ) Seu conceito foi engendrado ainda no início do século XX, em uma comunidade sacra localizada na Escócia, pelo espiritualista alemão Bernhard Wosien, que, ao intensificar seus estudos, pesquisou e resgatou danças de roda e danças sagradas, elaborando, em seguida, uma coletânea.

A sequência está correta em

O futebol possui um papel relevante na construção da identidade nacional e na formação cultural do povo brasileiro. Ainda que não seja possível generalizar a influência do futebol na sociedade brasileira, de alguma forma, a maioria das pessoas está exposta aos seus códigos e signos culturais e, sem dúvidas, a mídia assumiu importante lugar nesse processo de difusão do futebol.

Sobre a relação entre mídia, futebol e o seu ensino na educação física escolar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(  ) É necessário que o professor proponha uma análise crítica sobre o discurso midiático do futebol no contexto educacional, para que se possa, pedagogicamente, oferecer condições para que os estudantes desvendem os interesses e valores veiculados pela mídia acerca dessa prática esportiva.

(  ) Os meios midiáticos atuam, de forma significativa, tanto na elaboração quanto na legitimação de estruturas para a interpretação de sentido e significados atribuídos ao futebol. Ao mesmo tempo em que difundem conhecimentos acerca desta prática, também apresentam um conjunto de códigos para que a sociedade possa decifrar as ideias transmitidas.

(  ) Os meios de comunicação de massa têm proporcionado um canal privilegiado para a divulgação do futebol, movimento este que reforça a veiculação de códigos pertencentes à cultura do futebol, ao mesmo tempo em que ignora as transformações da modalidade e a compreensão dos espectadores, leitores e ouvintes.

(  ) Abordar o futebol no ambiente escolar como mera reprodução do capitalismo e das mensagens enviadas pela mídia caracteriza-se como uma visão simplista desse fenômeno, desconsiderando, inclusive, a riqueza da dinâmica cultural do cotidiano escolar em que se insere diversas práticas que resistem a esse ideário.

A sequência está correta em

Considera-se a importância de que a educação física continue a ampliar seu olhar e perspectiva sobre os corpos para que se
incluam as diversidades corporais e identidade de gênero em suas teorias e práticas. Dessa forma, é analisado como as
atividades físicas são recursos utilizados por pessoas transexuais ao longo do processo de mudanças corporais para construir
um corpo segundo as características do gênero o qual elas se identificam. Destaca-se o fato do Comitê Olímpico Internacional
(COI), em 2016, ter liberado a participação de pessoas transexuais em competições oficiais. Assinale, a seguir, a afirmativa
que corresponde à única restrição imposta pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), em 2016.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282