As curvas de indiferença são uma forma gráfica de representar as preferências de um agente. Considerando curvas de indiferença que satisfaçam os axiomas de completude, reflexividade e transitividade, bem como a existência de apenas dois bens, julgue o item a seguir.
As curvas de indiferença que representem níveis distintos de preferência podem se cruzar.
Em relação à teoria da firma, julgue o item subsequente.
Em um processo produtivo, se existir produto marginal decrescente em relação a um insumo, então os retornos de escala serão decrescentes.
Julgue o próximo item, relativo às diferentes estruturas de mercado.
A fixação não linear de preços, ou seja, quando o preço da unidade produzida depende da quantidade adquirida pelo consumidor, é uma forma de definir discriminação de preços de 3.º grau.
Considerando que os dados na tabela precedente representem algumas informações financeiras do Brasil no ano 201X, julgue o item subsequente, de acordo com a teoria dos sistemas de contas nacionais em uma economia aberta.
O saldo do balanço de transações correntes é negativo, o que gera uma poupança externa positiva, uma vez que se absorvem mais recursos reais do resto do mundo do que se transferem.
Acerca do modelo IS-LM, julgue o item seguinte.
No caso da armadilha da liquidez, a política fiscal apresenta sua máxima eficácia, não tendo efeito sobre a taxa de juros.
Considerando que determinada taxa de emprego esteja abaixo de sua taxa natural e que a economia esteja em um nível de sobre-emprego, julgue o próximo item.
No cenário em questão, a taxa de crescimento real de salário supera a taxa de crescimento real da produtividade do trabalho.
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item a seguir, a respeito da participação do Estado na atividade econômica.
No Brasil, o Estado como agente econômico ativo limita-se ao papel de produtor, por meio de empresas estatais.
A partir das informações apresentadas no texto precedente, julgue o item subsequente a respeito da evolução da participação do setor público na atividade econômica.
Com a extinção do Banco Nacional de Habitação, a Caixa Econômica Federal passou a ser a única fonte de financiamento habitacional disponível para os brasileiros.
A respeito da dívida pública, da necessidade de financiamento do setor público e dos resultados fiscais, julgue o item seguinte.
Se determinada economia nacional, em determinado ano, apresentar despesas totais de $ 1.300 bilhões - dos quais $ 400 bilhões forem de despesas financeiras - e receitas totais de $ 1.200 bilhões - dos quais $ 400 bilhões forem de receitas financeiras -, o resultado primário será um superávit de $ 300 bilhões.
No que se refere a inflação e crescimento, julgue o item subsequente.
Caso o governo use o aumento da base monetária para financiar suas despesas, parte desse aumento se transformará em um tipo de imposto inflacionário, dependente da taxa de inflação resultante do aumento da base monetária e da base anterior.
A respeito dos planos de desenvolvimento mais importantes para a economia brasileira desde a segunda metade do século XX, julgue o item a seguir.
O aumento do salário mínimo e os problemas enfrentados pelas exportações de café foram importantes desafios econômicos enfrentados pelo governo de Getúlio Vargas.
Em relação aos planos de desenvolvimento e ao câmbio no governo de Juscelino Kubitschek (JK), julgue o item subsequente.
O governo de JK teve inspiração desenvolvimentista e adotou a política cambial como principal instrumento de política econômica.
Julgue o próximo item, relativo aos principais planos de estabilização a partir da década de 80 do século XX.
O governo de João Figueiredo foi caracterizado por inflação inercial, queda da atividade econômica e pedido de apoio ao Fundo Monetário Internacional para a correção de desequilíbrios externos.
Em relação à previdência social brasileira, julgue o item que se segue.
Excluindo-se o componente previdenciário, a seguridade social é superavitária.
Em relação à estrutura orçamentária e à evolução do déficit e da dívida pública brasileira, julgue o item a seguir.
Para que o governo possa emitir dívida nova para pagar dívida antiga, é necessário e suficiente que a taxa de crescimento do PIB seja maior do que a taxa de crescimento da dívida.