Em relação à teoria da firma, julgue o item subsequente.
Quando a curva de custo marginal for crescente, as curvas de custo médio total e custo médio variável serão crescentes.
Julgue o próximo item, relativo às diferentes estruturas de mercado.
Uma empresa apresenta lucro maior no equilíbrio de Cournot do que no equilíbrio de Stackelberg, mesmo que seja líder neste último caso.
Considerando que os dados na tabela precedente representem algumas informações financeiras do Brasil no ano 201X, julgue o item subsequente, de acordo com a teoria dos sistemas de contas nacionais em uma economia aberta.
No ano 201X, a variação das reservas cambiais do Brasil foi positiva.
Acerca do modelo IS-LM, julgue o item seguinte.
Considerando-se o efeito Fisher no caso clássico, um aumento na expectativa de inflação gera uma redução da taxa real de juros, o que expande a renda da economia.
Considerando que determinada taxa de emprego esteja abaixo de sua taxa natural e que a economia esteja em um nível de sobre-emprego, julgue o próximo item.
Pela teoria da curva de Phillips, se for nula a expectativa inflacionária, a taxa de crescimento real do PIB será maior que a taxa de crescimento potencial do PIB, o que implica uma inflação de oferta.
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item a seguir, a respeito da participação do Estado na atividade econômica.
Nos países em que atua como regulador, o Estado cuida da defesa da concorrência, sem, todavia, interferir nos preços e nas tarifas de bens e serviços públicos.
A respeito da dívida pública, da necessidade de financiamento do setor público e dos resultados fiscais, julgue o item seguinte.
A dívida bruta do governo geral inclui a dívida bruta interna e externa federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal.
Acerca da sustentabilidade da dívida pública, julgue o item que se seguem.
A dívida pública de um país pode ser considerada sustentável se o resultado da diferença entre o valor presente esperado do fluxo futuro de receitas e as despesas do devedor for suficiente para realizar os pagamentos definidos nos termos dos contratos e títulos vincendos.
Julgue o próximo item, relativo ao papel regulador do Estado no Brasil.
Após a grande leva de privatizações dos serviços de utilidade pública, em especial a partir de meados da década de 90 do século passado, o Estado abandonou seu papel de regulador, deixando ao livre mercado o ajuste de precificação dos serviços.
A respeito dos planos de desenvolvimento mais importantes para a economia brasileira desde a segunda metade do século XX, julgue o item a seguir.
Durante o governo de Getúlio Vargas, a situação cambial do país sofreu importantes desequilíbrios acarretados pelos déficits na balança comercial.
Em relação aos planos de desenvolvimento e ao câmbio no governo de Juscelino Kubitschek (JK), julgue o item subsequente.
A Instrução n.º 113 da SUMOC introduziu benefícios cambiais às exportações de café.
Julgue o próximo item, relativo aos principais planos de estabilização a partir da década de 80 do século XX.
As primeiras medidas de política econômica adotadas na Nova República foram a contratação de novos servidores públicos para preencher cargos até então ocupados por militares e a adoção de medidas gradualistas de controle da inflação.
Em relação à previdência social brasileira, julgue o item que se segue.
Os gastos com pensões são inferiores aos desembolsos do programa Bolsa Família.
Ao longo dos anos, a partir da década de 30 do século XX, o Brasil tem experimentado diversas reformas administrativas.
A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação de ações e casos de reforma administrativa com as medidas orientadoras e processos adotados, conforme descrito por MatiasPereira (2010).
COLUNA I
1 - Modernização Administrativa (administração paralela do Governo JK, administração para o desenvolvimento do Regime Militar)
2 - Reforma do Estado do Governo Collor de 1990/1991
3 - Reforma do Estado do Governo FHC, de 1995/2002
4 - Revitalização do Estado (plano de gestão pública do governo Lula)
COLUNA II
( ) O Estado como solução. Busca-se elaborar um diagnóstico participativo; debatem-se os problemas; elabora-se um plano coletivo de Governo; constrói-se uma rede de implementação com ampla sustentação.
( ) O problema está na adequação entre meios e fins. Elabora-se diagnóstico (comissões de trabalho); proposições legais; e implementam-se mediante forte liderança top-down (grupos executivos) ou de forma autoritária.
( ) Elaboram-se planos (PD, PPA) com baixo envolvimento e participação dos atores envolvidos, o que gera baixo grau de implementação. As políticas de gestão se fragmentam e prevalece a orientação do ajuste fiscal.
( ) Princípios – descentralização e flexibilização. O Estado como problema. Soluções: desmonte e enfraquecimento do papel do Estado. Propõe-se reduzir o tamanho e o número de servidores da máquina administrativa.
Assinale a sequência CORRETA.
Ante as recentes oscilações do preço do dólar norte-americano, afetando as operações de importação e exportação de mercadorias, o Banco Central do Brasil interveio no mercado, oferecendo operações de troca da variação do dólar pela variação da taxa DI.
Nessa situação hipotética,
o instrumento de intervenção descrito é a venda de dólar futuro.