Num modelo de desenvolvimento nacional através de industrialização por substituição de importações, considere as seguintes tendências: 1 Início com a substituição de bens de consumo final. 2 Efeitos posteriores de encadeamentos para a indústria produtora de bens de capital. 3 Pressões posteriores no balanço de pagamentos. 4 Queda da renda do setor de serviços. São tendências nesse modelo de desenvolvimento:
Em momentos de inflação em aceleração e ausência de indexação dos tributos, a existência de prazos dilatados para recolhimento de impostos leva:
De acordo com a teoria microeconômica convencional, também conhecida como teoria de preços neoclássica, considere as afirmativas a seguir. I.A existência de um bem de Giffen ocorre quando um bem é inferior e a dimensão do efeito renda é maior do que a dimensão do efeito substituição. II.O tipo de mercado conhecido como concorrência perfeita tem, como uma de suas características, a igualdade entre o preço do produto e o seu custo marginal. III.Uma firma em monopólio natural tem como característica operar no trecho da curva de custo médio crescentes em relação ao seu nível de produção. IV.A função de utilidade Cobb-Douglas representa preferências que implicam comportamento de demanda com elasticidade – preço da demanda decrescentes. Assinale a alternativa correta.
Uma economia de mercado com controle social tem como característica básica a
De acordo com a teoria microeconômica convencional,
Analise as seguintes afirmativas sobre a função de produção em microeconomia. I.A curva de custo total torna-se mais inclinada à medida que a quantidade produzida aumenta devido ao produto marginal decrescente. II.À medida que aumenta o número de trabalhadores, o produto marginal diminui, e a função de produção se torna mais horizontal. III.A curva de custo marginal corta a curva de custo variável médio no ponto de escala eficiente. A partir dessa análise, estão CORRETAS as afirmativas.
No sorteio de um número natural de 1 a 100, a probabilidade de sair um número múltiplo de 10 ou 15 é de
Determinada empresa encontra-se em fase de avaliação de propostas de investimentos de
capital, conforme informações contidas nesta tabela.

Sabe-se, ainda, que o orçamento de capital da empresa está limitado a R$ 11.500.000,00.
Com base nessas informações, os projetos, cujos investimentos previstos somados apresentam
maior valor presente líquido são
Sobre a política de crédito de uma empresa, a variável que se refere à força financeira mínima dos clientes a crédito aceitáveis e à quantia de crédito disponível para diferentes clientes, denominase:
Analise estas afirmativas sobre financiamento de projetos industriais e assinale com V diante das assertivas verdadeiras e com F diante das assertivas falsas. ( ) A empresa pode financiar seus projetos mediante o lançamento de debêntures que são títulos de renda fixa negociáveis, cuja emissão pode ser fechada aos acionistas (lançamento privado) ou aberta ao público (lançamento aberto). ( ) Na captação de recursos no exterior realizada por bancos nacionais para repasses às empresas para financiamento de capital de giro ou fixo, as taxas incidentes, além da variação cambial são: Libor ou Prime Rate, Spread e Flat Fee. ( ) Nas operações de financiamento de capital de giro de curto prazo realizadas denominada desconto de duplicatas, normalmente os bancos comerciais exigem que as empresas deixem parte dos recursos como saldo médio, numa espécie de contrapartida comumente chamada reciprocidade. ( ) O lease - back é uma operação de arrendamento mercantil realizada por uma empresa que ao invés de tomar um financiamento para adquirir o equipamento ou outro ativo fixo, simplesmente o aluga de uma empresa especializada. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Considere uma economia descrita pelas seguintes condições
matemáticas:

Acerca dessa economia, julgue os itens que se seguem.
Se essa economia passar a ser regulamentada por um conjunto de leis que permitam maior flexibilidade nas relações trabalhistas, o resultado será o deslocamento para baixo da curva de determinação salarial, com redução da taxa natural de desemprego.
Em relação ao modelo clássico de salário-eficiência, julgue os itens
a seguir.
No modelo em apreço, não há desemprego involuntário.
Um consumidor possui função utilidade dada por U = u(x, y) e restrição orçamentária igual a R = pxx + pyy, em que R representa a renda do consumidor e px e py, ambos positivos, representam, respectivamente, os preços dos bens x e y. Supondo que esse consumidor se encontra em situação de equilíbrio, maximizando sua função utilidade a partir de sua restrição orçamentária, julgue os itens seguintes.
Se o bem x for um bem de Giffen, a elevação de px implicará, no novo equilíbrio, o aumento de seu consumo.
Considerando uma função de produção Cobb-Douglas dada por y = KaLβ, em que y indica o montante produzido de determinado bem para cada quantidade K de capital, e cada quantidade L de trabalho, julgue os itens subsequentes.
A taxa marginal de substituição técnica de L por K é igual a α⁄β x K⁄L.
A função utilidade de cada consumidor em uma economia com os bens x e y é expressa por U(x, y) = 2x + y + xy. Com base nessa função utilidade, julgue os próximos itens.
A demanda individual pelo bem x independe do preço do bem y.