As principais medidas adotadas no plano Collor I foram:
I. A abertura comercial, iniciando um forte processo de
liberalização do comércio internacional, com redução das
tarifas de importação.
II. A política de combate gradualista à inflação, por meio do
controle do fluxo de caixa do governo.
III. O início do programa de privatização, como forma de ajuste
fiscal e patrimonial do setor público.
Assinale:
Julgue os itens a seguir, acerca de microeconomia e das curvas de
procura.
Em uma situação de equilíbrio, limitados renda e preço, o consumidor maximiza sua satisfação. Entretanto, se o consumidor escolher ficar abaixo da linha orçamentária, ele poderá estar satisfeito e não gastará toda a sua renda.
A respeito da teoria do consumidor e das estruturas de mercado,
julgue os itens subsequentes.
De acordo com o ótimo de Pareto, nenhum agente pode melhorar sua utilidade sem piorar a utilidade de qualquer outro agente. Esse conceito está associado a um aspecto socialmente benéfico, que deve ser adotado pelos governos.
A respeito da teoria do consumidor e das estruturas de mercado,
julgue os itens subsequentes.
A teoria das vantagens comparativas não se aplica quando determinado país é mais produtivo na fabricação de todos os bens, pois estabelece que o país deva especializar–se na produção daquele produto em que possui vantagem em comparação a outros países.
Julgue os itens seguintes, relativos à macroeconomia.
O deflator do produto interno bruto permite analisar empiricamente o crescimento médio dos preços durante determinado período em uma economia.
No que se refere aos principais planos de desenvolvimento vigentes
na segunda metade do século XX, julgue os itens a seguir.
A prática de taxas múltiplas de câmbio foi extinta no governo Café Filho mediante a implementação da reforma cambial de Whitaker–Campos–Bernstein.
No que diz respeito às políticas econômicas adotadas após 1994
bem como à estrutura tributária e evolução da dívida pública
brasileira, julgue os itens subsequentes.
O déficit previdenciário causou forte impacto, após o Plano Real, no resultado primário do governo.
No que se refere aos efeitos renda, preço e substituição, assinale a opção correta.
No que se refere ao cálculo da dívida pública, ao superávit primário e aos efeitos das políticas fiscais sobre a economia, assinale a opção correta.
Considere os seguintes itens sobre o desencadeamento de crises econômicas: 1 Uma elevação repentina da eficiência marginal do capital. 2 Um aumento prévio e generalizado da preferência por liquidez pelo motivo precaução. 3 O comportamento de manada com relação às expectativas otimistas sobre rendimentos futuros dos bens de capital. 4 A insuficiência de poupança numa economia. Faz(em) parte da explicação do desencadeamento de crises econômicas de acordo com o economista britânico John Maynard Keynes:
Um financiamento foi realizado e sua liquidação se dará no prazo de 10 anos pelo sistema de amortizações constantes. Os valores serão atualizados por um índice teórico de preços (ITP). Considere duas situações de inflação no período: uma com inflação crescente, outra com inflação decrescente. Em ambos os casos o ITP final é idêntico, o mesmo ocorrendo com a média e a dispersão das taxas de inflação anual. É correto afirmar que as somas dos valores anuais do fluxo de caixa em moeda corrente nas duas situações:
Entre os sistemas orçamentários, o que permite maior aproximação com a participação cidadã direta é:
Ao longo da implantação do Plano de Metas pelo Governo Juscelino Kubitschek, houve na economia brasileira: 1 Maciças importações de bens de capital em função da disponibilidade de financiamento externo. 2 Ampliação do investimento direto estrangeiro e da tomada de empréstimos junto a credores externos. 3 Aumento substancial das exportações de bens industrializados, principalmente automóveis, em função dos investimentos nacionais e estrangeiros na indústria de bens duráveis e de elevada complexidade tecnológica. 4 Aumento do investimento de estatais nos segmentos de insumos básicos, energia elétrica e malhas viária e ferroviária. Fizeram parte da economia brasileira nesse período:
Sobre as diferenças entre o multiplicador dos gastos e o multiplicador das transferências, é correto afirmar:
A Curva de Lafer representa uma relação esperada entre as alíquotas de impostos e o montante de arrecadação tributária. Sobre essa relação, é correto afirmar: