Seja uma economia fechada, representada pelas seguintes equações:
C = 40 + 0,5 Yd I = 20 – 50 r T = 20 + Y G = 0 Md / P = Y ‐ 350r M / P =10em que, C é o consumo total, Yd é a renda disponível, Y é a renda, I é o investimento total, r é a taxa real de juros, T é total arrecadado pelos tributos, G é o gasto do governo, Md é a demanda por moeda nominal, M é a oferta de moeda nominal e P é o nível de preços. A taxa real de juros de equilíbrio, segundo o modelo IS – LM é igual a
Em relação ao Plano Collor II, analise as afirmativas a seguir. I. Nesse plano adotou‐se congelamento de preços e a desindexação salarial em relação à inflação de períodos prévios como forma de combater a inflação. II. Nesse plano adotou‐se uma reforma financeira a fim de eliminar o overnight. III. O regime cambial foi alterado para um regime flutuante, com o intuito de elevar o superávit comercial. Assinale:
Após a implementação do Plano Real foi criado o Programa de Estímulo à Reestruturação e Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional (Proer), com o objetivo de auxiliar instituições financeiras com prejuízos, em parte decorrentes das perdas das receitas inflacionárias. Em relação a tal plano, analise as afirmativas a seguir. I. Diversos estímulos foram criados com o objetivo de aumentar as fusões dos bancos. II. O Banco Central concedeu crédito especial para que instituições financeiras não falissem. III. O Banco Central passou a ter o poder de manter no sistema apenas as instituições que tivessem liquidez. Assinale:
Assinale a alternativa que apresenta a razão pela qual a provisão privada de bens públicos é ineficiente em termos de produzir a quantidade socialmente ótima.
Em relação às principais funções e objetivos de um órgão regulador, analise as afirmativas a seguir. I. Cabe a denúncia das atividades que comprova‐ damente reduzem a competição e o abuso no caso de monopólio permitido. II. Visa sempre ao bem‐estar do consumidor, além do maior volume de transações que gere maior renda agregada possível e reduza a apropriação de excedentes econômicos por parte do produtor. III. Procura a conexão entre os diferentes provedores de serviços de utilidade pública, além da proteção ambiental. Assinale
No gráfico a seguir, Qn representa a quantidade
produzida com a utilização dos insumos A e B,
quando a produção varia, no longo prazo, de Q1 para
Q2.
Como consequência dessa variação, ocorrem
rendimentos:
No gráfico a seguir, estão representadas as curvas de
Demanda ((D), Receita Média (RME), Receita
Marginal (RMg), Custo Médio (CME) e Custo
Marginal (CMg) de uma empresa monopolista.
Dado o esboço gráfico, o ponto E representa:
A economia da informação trabalha com a
probabilidade de que alguns atores detêm maior
número de informações do que outros, permitindo
uma posição diferenciada no mercado. Estabeleça a
correta correspondência dos elementos de
informações assimétricas presentes na coluna I com
os elementos da coluna II, indicando como resposta a
sequência escolhida:
Observe o gráfico abaixo, onde S representa a curva
da Oferta, D, a curva da Demanda, P($) o eixo dos
preços e Q(u), o eixo das quantidades (em kg/mês).
Aelasticidade–preço da demanda entre os pontos A e
B da curva de Demanda, em valor absoluto, é
expressa por:
Considere o quadro abaixo, onde:
Q= quantidades produzidas
CT= custo total
CF = custo fixo
CV= custo variável
CTM= custo total médio
Cmg= custo marginal
O custo variável e o custo marginal, quando a
p r o d u ç ã o a t i n g i r 2 0 u n i d a d e s , s e r ã o ,
respectivamente:
Numa economia aberta hipotética, o consumo é dado pela expressão C = 100 + 1,5Yd ; o investimento é expresso por I = 80 + 0,05Y ; os gastos do governo são iguais a 320, a tributação é representada por T = 40 + 0,4Y ; as exportações são iguais a 160 e as importações estão expressas por M = 30 + 0,15Y. Considerando Y a renda e Yd a renda disponível, a demanda agregada dessa economia é igual a:
Após a crise do petróleo, nos anos 70, foi constatado que a curva de Phillips original não tinha a mesma eficácia, dando origem a uma segunda versão, denominada contemporânea, amplamente aceita pela macroeconomia. A expressão gráfica da curva de Phillips para variações antecipadas da oferta monetária, sendo ii a taxa de inflação e id a taxa de desemprego, está mostrada na figura:
Segundo Vasconcellos (2006), o imposto inflacionário explica um fato que ocorreu nos planos anti–inflacionários aplicados no Brasil: derrubadas as taxas de inflação, houve uma grande elevação do consumo, principalmente das classes menos favorecidas, justamente porque deixaram de pagar esse imposto, que representa:
Suponha que o milho seja uma cultura alternativa para o produtor de soja, mas não seja um bem substituto de soja para
o comprador dessa.
Considerando que as linhas cheias mostram as curvas de demanda e de oferta no mercado de soja, um aumento do preço do milho provocará uma mudança no mercado de soja conforme mostrado pela(s) linha(s) tracejada(s) na Figura
Duas empresas, com produtos iguais e custos de produção também iguais, formam um duopólio de Cournot, ou seja, a variável decisória estratégica de cada empresa é a quantidade que produz.
Nesse caso, a situação de equilíbrio apresenta várias características, dentre as quais NÃO se encontra a igualdade do(s)