No gráfico a seguir, Qn representa a quantidade
produzida com a utilização dos insumos A e B,
quando a produção varia, no longo prazo, de Q1 para
Q2.
Como consequência dessa variação, ocorrem
rendimentos:
No gráfico a seguir, estão representadas as curvas de
Demanda ((D), Receita Média (RME), Receita
Marginal (RMg), Custo Médio (CME) e Custo
Marginal (CMg) de uma empresa monopolista.
Dado o esboço gráfico, o ponto E representa:
A economia da informação trabalha com a
probabilidade de que alguns atores detêm maior
número de informações do que outros, permitindo
uma posição diferenciada no mercado. Estabeleça a
correta correspondência dos elementos de
informações assimétricas presentes na coluna I com
os elementos da coluna II, indicando como resposta a
sequência escolhida:
Observe o gráfico abaixo, onde S representa a curva
da Oferta, D, a curva da Demanda, P($) o eixo dos
preços e Q(u), o eixo das quantidades (em kg/mês).
Aelasticidade–preço da demanda entre os pontos A e
B da curva de Demanda, em valor absoluto, é
expressa por:
Considere o quadro abaixo, onde:
Q= quantidades produzidas
CT= custo total
CF = custo fixo
CV= custo variável
CTM= custo total médio
Cmg= custo marginal
O custo variável e o custo marginal, quando a
p r o d u ç ã o a t i n g i r 2 0 u n i d a d e s , s e r ã o ,
respectivamente:
Numa economia aberta hipotética, o consumo é dado pela expressão C = 100 + 1,5Yd ; o investimento é expresso por I = 80 + 0,05Y ; os gastos do governo são iguais a 320, a tributação é representada por T = 40 + 0,4Y ; as exportações são iguais a 160 e as importações estão expressas por M = 30 + 0,15Y. Considerando Y a renda e Yd a renda disponível, a demanda agregada dessa economia é igual a:
Após a crise do petróleo, nos anos 70, foi constatado que a curva de Phillips original não tinha a mesma eficácia, dando origem a uma segunda versão, denominada contemporânea, amplamente aceita pela macroeconomia. A expressão gráfica da curva de Phillips para variações antecipadas da oferta monetária, sendo ii a taxa de inflação e id a taxa de desemprego, está mostrada na figura:
Segundo Vasconcellos (2006), o imposto inflacionário explica um fato que ocorreu nos planos anti–inflacionários aplicados no Brasil: derrubadas as taxas de inflação, houve uma grande elevação do consumo, principalmente das classes menos favorecidas, justamente porque deixaram de pagar esse imposto, que representa:
Suponha que o milho seja uma cultura alternativa para o produtor de soja, mas não seja um bem substituto de soja para
o comprador dessa.
Considerando que as linhas cheias mostram as curvas de demanda e de oferta no mercado de soja, um aumento do preço do milho provocará uma mudança no mercado de soja conforme mostrado pela(s) linha(s) tracejada(s) na Figura
Duas empresas, com produtos iguais e custos de produção também iguais, formam um duopólio de Cournot, ou seja, a variável decisória estratégica de cada empresa é a quantidade que produz.
Nesse caso, a situação de equilíbrio apresenta várias características, dentre as quais NÃO se encontra a igualdade do(s)
Um país, que em certo período apresenta um deficit na conta corrente do seu balanço de pagamentos,
A atual globalização financeira mundial leva a grande facilidade de movimentação de capitais internacionais, em resposta a diferenciais de remuneração e de risco. Esse fato torna a(s)
A variação do percentual de recolhimento compulsório dos bancos ao Banco Central é um dos instrumentos clássicos da política monetária. Um aumento do recolhimento compulsório acarreta um(a)
A Figura abaixo mostra, em linha cheia, como o Valor Presente Líquido (VPL) de um fluxo de caixa varia com a taxa de desconto usada para calculá-lo. Mostra também, em linha tracejada, a nova curva do VPL quando o fluxo sofre uma alteração do gasto inicial (gasto no tempo zero). 
O exame da Figura leva à conclusão de que a(o)
Uma empresa compara dois investimentos (considerados sem risco) mutuamente excludentes, com escalas e prazos diferentes. Os fluxos de caixa I e II abaixo, representam os investimentos (setas para baixo são gastos e setas para cima são recebimentos dos valores nas pontas das setas). 
Desde o início, a empresa dispõe de 100 unidades monetárias para financiar os projetos ou fazer aplicações no mercado financeiro à taxa de juros compostos de 3% por período. Para escolher entre os fluxos de caixa I e II, a empresa compara o valor futuro que obteria no período 3 se fizesse o projeto I, ou seja, 20 (1,03)2 + 20 (1,03) + 100, com o que obteria no mesmo período 3 se fizesse o projeto II. Esse último valor corresponde à expressão