Considerando o sistema de contas nacionais, os conceitos de déficit e de dívida pública e as identidades e os agregados macroeconômicos, julgue os itens a seguir.
No cálculo do produto interno líquido a preços de mercado, considera–se o fluxo de bens de propriedade de residentes do país, excluindo–se tanto a depreciação quanto os impostos indiretos e os subsídios.
O balanço de pagamentos é o registro contábil das transações econômicas de um país com o resto do mundo. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens.
Conceder subsídios às exportações e estabelecer restrições não tarifárias às importações, embora sejam medidas contrárias aos preceitos do livre– comércio, são formas de se elevar o saldo da balança comercial e reduzir o déficit no balanço de pagamentos.
Considere que uma economia seja descrita pelas equações abaixo,
em que u é a taxa de desemprego, g é a taxa de crescimento da
economia, π é a taxa de inflação, g
m é a taxa de crescimento da
oferta de moeda e t é o indicativo de tempo, base anual.
Com base nas informações apresentadas acima, julgue os itens que
se seguem.
Se for observada inflação de 10% ao ano e a economia estiver operando no nível do produto potencial, a taxa de crescimento da oferta de moeda será de 13% ao ano.
Considere V (verdadeiro) e F (falso). Sobre o equilíbrio
macroeconômico, pode-se afirmar que:
( ) A renda (produto) de equilíbrio é
determinada quando a oferta agregada
iguala a demanda agregada de bens e
serviços.
( ) Isso pode ocorrer abaixo do pleno
emprego, significando que a produção
agregada, apesar de abaixo de sua
capacidade potencial, atende às
necessidades da demanda.
( ) O objetivo da política macroeconômica é
fazer com que o equilíbrio entre oferta e
demanda agregada ocorra no nível de
pleno emprego.
( ) O impulso na demanda agregada não
provoca aumento no nível geral de preços
em momento algum, dada uma curva de
oferta agregada sempre horizontal.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
No tocante à regulação prudencial do Sistema Financeiro Nacional e sua adequação aos princípios e recomendações internacionais, julgue os itens subsequentes.
Os derivativos de crédito contratados entre instituição financeira, na condição de contraparte transferidora de risco, e sociedade seguradora, na condição de contraparte receptora de risco, são considerados instrumentos mitigadores de risco de crédito.
Com relação a macroeconomia, julgue os itens subsecutivos.
As contas econômicas integradas, constantes do Sistema de Contas Nacionais do Brasil, consistem nas contas de fluxos inter-relacionados, as quais são detalhadas por setor institucional e incluem empresas financeiras, empresas não financeiras, administração pública e famílias.
Com relação a macroeconomia, julgue os itens subsecutiv
No balanço de pagamentos, a conta atrasados é empregada quando determinado país não paga um débito. Para efetuar esse mecanismo contábil, fazem-se créditos na conta amortização e débitos na conta atrasados.
A respeito do comportamento da economia brasileira durante o primeiro e o segundo mandato do presidente Lula, julgue os itens a seguir.
Devido a um cenário externo favorável durante o primeiro mandato do presidente Lula, houve ingresso de capitais e crescimento da balança comercial no Brasil com o incremento das reservas internacionais a partir de 2005.
Considerando o sistema de contas nacionais, os conceitos de déficit e de dívida pública e as identidades e os agregados macroeconômicos, julgue os itens a seguir.
Quanto maior for o crescimento da economia de um país, maior será a necessidade de geração de superávits primários, para se manter constante a relação dívida pública/PIB.
Com relação às políticas fiscal e monetária do setor público, julgue os itens a seguir.
A redução do compulsório por parte do Banco Central do Brasil (BACEN), independentemente do comportamento dos bancos comerciais, amplia a liquidez da economia.
Um dos argumentos mais sólidos para a defesa de políticas industriais nos países em desenvolvimento é o chamado caso para proteção de indústrias nascentes. O formulador pioneiro desse argumento para proteção industrial foi
Acerca das conjunturas internacional e nacional, julgue os seguintes itens.
O projeto econômico do governo chinês para os próximos anos é fundamentado na transição de uma economia direcionada ao consumo para uma economia direcionada ao investimento.

As empresas I e II têm conhecimento da matriz de payoff acima, que mostra pares ordenados, em que o primeiro número representa o lucro mensal esperado da empresa I e o segundo representa o lucro mensal esperado da empresa II da aplicação das estratégias A, B ou C. A estratégia A consiste em aumentar o preço; a B consiste em investir em uma campanha publicitária e a C, em baixar o preço.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens subsequentes.
Em um jogo de decisão simultânea repetido infinitas vezes, em que é de conhecimento mútuo que as empresas empregam a estratégia tit-for-tat, espera-se que as empresas sigam a estratégia A desde o primeiro mês.
Com referência a aspectos macroeconômicos, julgue os itens subsecutivos.
A diferença básica entre o Produto Interno Bruto (PIB ) e o Produto Nacional Bruto (PNB ) é que o PIB mede o produto gerado dentro das fronteiras do país tanto por cidadãos quanto por estrangeiros, ao passo que o PNB mede o produto gerado pelos cidadãos do país, independentemente de sua localização no mundo.
No que se refere à inflação, julgue os seguintes itens.
O regime de metas de inflação, que objetiva ancorar as expectativas dos agentes econômicos quanto ao comportamento futuro da taxa de inflação, envolve o anúncio público das metas numéricas para a inflação, transparência e a prestação de contas regulares à sociedade e a seus representantes.