Os fatos contábeis ocorridos em uma empresa sempre provocam modificações qualitativas e ou quantitativas no patrimônio empresarial. Os fatos contábeis podem ser permutativos, modificativos ou misto. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Compra à vista de estoque de mercadorias para revenda é um fato modificativo.
( ) Pagamento de duplicata junto ao fornecedor é um fato permutativo.
( ) Recebimento de duplicata do cliente, paga antecipadamente e com desconto, é um fato misto.
( ) Apropriação da folha de pagamento do mês é um fato modificativo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Tendo em vista a classificação e a origem econômica da receita orçamentária, julgue o item a seguir
As doações e os tributos compõem as receitas primárias

Considerando as informações presentes na tabela precedente, extraídas da contabilidade de determinada entidade, e sabendo que X0 representa o exercício social mais antigo e X1, o mais recente, julgue o item subsequente.
A variação no indicador de liquidez seca e no de liquidez corrente foi de mesma magnitude durante o período contabilizado.
Relativamente às metodologias de análise vertical e horizontal, julgue o item seguinte
A análise vertical concentra-se nas relações entre itens de uma demonstração em dado momento
Relativamente às metodologias de análise vertical e horizontal, julgue o item seguinte
A melhor compreensão do significado das mutações verificadas nos elementos contábeis ocorre quando se utilizam conjuntamente as análises vertical e horizontal
Relativamente à elaboração das principais demonstrações contábeis utilizadas, julgue o item a seguir
As mutações no patrimônio líquido expressas por receitas e despesas não realizadas são expressas, ao final da demonstração de resultado do exercício, como outros resultados abrangentes

ACC – Ativo Circulante Cíclico
ACF – Ativo Circulante Financeiro
ANC – Ativo Não Circulante
PCC – Passivo Circulante Cíclico
PCF – Passivo Circulante Financeiro
PNC – Passivo Não Circulante
PL – Patrimônio Líquido
OBS: O ANC é todo representado por direitos a receber a longo prazo.
Considerando as informações apresentadas, julgue o item subsequente.
No período, verifica-se crescimento na participação relativa dos capitais próprios como fonte de financiamento.
Acerca dos lançamentos contábeis, julgue o item que se segue
Os lançamentos de segunda e terceira fórmulas são considerados de fórmulas compostas
Considerando os componentes do ativo, do passivo e do patrimônio líquido, julgue o item seguinte
A reserva de capital deve ser utilizada antes da reserva legal para a absorção de prejuízos do exercício
No que se refere a receitas e despesas, julgue o item subsequente.
Receitas são aumentos nos ativos, ou reduções nos passivos, que resultam em aumentos no patrimônio líquido, exceto aqueles referentes a contribuições de detentores de direitos sobre o patrimônio.
Uma determinada entidade opera em um mercado com significativa variação dos preços dos materiais adquiridos para estoque e posterior comercialização. No mercado em que a entidade opera, a tendência é de aumento frequente nos preços.
Considerando esse cenário, ao ser consultado pelo diretor-presidente da entidade sobre os efeitos dos diferentes critérios de controle de estoques, o contador afirmou, corretamente, que:
Considere os saldos de natureza patrimonial no quadro a seguir, apresentados por uma entidade ao final de um dado exercício financeiro.

A partir de tais informações, o valor do capital próprio da referida entidade ao final do exercício é de:
As empresas proporcionam formas de compensação em troca de serviços prestados pelos seus empregados ou pela rescisão do contrato de trabalho, tratadas nas normas contábeis como benefícios a empregados. Esses benefícios podem ser de curto ou longo prazo ou ainda pós-emprego.
De acordo com o Pronunciamento CPC 33 (R1) – Benefícios a empregados, um exemplo de benefício de longo prazo aos empregados refere-se a:
O processo orçamentário brasileiro tem suas bases definidas na Constituição da República de 1988, que define as competências dos poderes nessa área. Nos últimos anos, o Poder Legislativo ampliou significativamente sua influência nesse processo com alterações constitucionais que adicionaram cláusulas impositivas quanto à aprovação e execução de emendas parlamentares ao orçamento.
Mais recentemente foram adicionadas regras relacionadas à inclusão das emendas de relator no Orçamento (emendas RP9). As emendas de relator podem indicar execução de programações de despesa oriundas de parlamentares, de agentes públicos ou da sociedade civil.
Considerando como base uma Receita Corrente Líquida de R$ 980 bilhões, as emendas de relator no Orçamento têm um teto, em bilhões de reais, de:
De acordo com a NBC TSP 11 – Apresentação das Demonstrações Contábeis, a entidade deve apresentar, na Demonstração do Resultado ou nas Notas Explicativas, a análise das despesas utilizando o detalhamento baseado na sua natureza ou na sua função dentro da entidade, devendo selecionar o critério que proporcione informação fidedigna e mais relevante.
São as seguintes as despesas classificadas de acordo com o método da função: