Em relação ao conceito e à evolução do tema da gestão da qualidade, julgue o item a seguir.
A comunicação em duas vias é importante, os subordinados devem receber um fluxo de comunicações capaz de atender às suas necessidades e os superiores devem receber dos subordinados um fluxo de comunicações capaz de oferecer uma ideia adequada do que está acontecendo na organização.
No que se refere à comunicação, julgue o item a seguir.
Proporcionar as informações necessárias para que os colaboradores possam bem conduzir suas atividades, bem como tomar atitudes necessárias que promovam a motivação nos cargos, são posturas que promovem um ambiente que conduz a um espírito de equipe.
Durante uma reunião com a diretoria de uma empresa cliente, o contador responsável apresentou os impactos financeiros de um novo contrato. Embora os dados estivessem tecnicamente corretos, os gestores demonstraram dúvidas e certa dificuldade em compreender a apresentação.
Nesse cenário, a habilidade profissional que contribuiria para que o contador fosse mais eficaz, de acordo com a NBC PG 100 (R1) - CUMPRIMENTO DO CÓDIGO, DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS E DA ESTRUTURA CONCEITUAL, seria
No que se refere à comunicação, julgue o item a seguir.
O foco nas relações humanas mostrou que a comunicação dentro das organizações é falha, conduzindo os administradores a não permitirem a participação dos colaboradores de escalões inferiores na solução dos problemas operacionais das organizações.
No que se refere à comunicação, julgue o item a seguir.
A comunicação exige um código que permita ao emissor criar uma mensagem e transmiti-la por meio de um canal, para que o receptor possa recebê-la, decodificá-la e entender seu significado.
Um escritório contábil quer expandir sua clientela com campanha de marketing, mas tem dúvidas sobre publicidade e preços conforme o Código de Ética.
Com base na NBC PG 01 – CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO CONTADOR, uma prática de divulgação e precificação eticamente correta é
No que se refere à comunicação, julgue o item a seguir.
Na conversação, a linguagem funciona como código, podendo ser reforçada por elementos de comunicação não verbal, como gestos, sinais e símbolos, por exemplo.
O assessor de imprensa de uma autarquia federal está diante de uma crise institucional e precisa se posicionar. A informação a ser prestada possui relevante interesse público. Além de agir de forma transparente, o tratamento dispensado aos veículos de imprensa precisa também ser equânime.
Assim, o assessor de imprensa deve
A escolha estratégica e tática das ferramentas de comunicação em um planejamento de marketing é de suma importância. Imagine agora que é necessário apresentar um novo produto lançado por uma empresa. Desse modo, o marketing definiu as ferramentas responsáveis pela promoção e as dividiu em três grupos: principais, complementares e inovadoras. Dentre os grupos, definiu respectivamente: marketing direto, folhetos, marketing viral.
A partir dos objetivos a serem atingidos, os critérios para escolha estratégica e tática das ferramentas citadas acima devem observar:
Com o propósito de hierarquizar dados para posterior montagem de espelho de programação, foram estabelecidos quatro indexadores, elencados a seguir em ordem alfabética: editoria; lead flash; retranca; tags (5 palavras).
Quanto ao nível de detalhamento de informações, os indexadores são organizados em ordem crescente, a saber:
Se aceitarmos a hipótese de que o repórter capta realidades selecionadas na apuração do acontecimento, o texto final apresentará fragmentos do real. A objetividade e a imparcialidade são diretrizes da atividade jornalística, mas, ainda que o repórter traga o registro objetivo, o fato veiculado será uma versão do real.
De acordo com a premissa da fragmentação informativa, a notícia é:
Imagine que determinada assessoria de instituição pública brasileira resolveu veicular peças de comunicação única e exclusivamente em redes sociais. A decisão foi tomada partindo-se do pressuposto de que os usuários de mercados emergentes têm no aparelho celular sua primeira e única fonte de acesso (mobile first e mobile-only). No entanto, a proposta sofreu críticas e não foi adiante.
Daí se infere que tais críticas se justificam na medida em que:
Uma coletiva de imprensa havia sido convocada por uma associação esportiva, com o objetivo de apresentar resultados positivos em ações de marketing esportivo no ano anterior. No decorrer da prática, indagado a respeito de uma polêmica decisão, o dirigente daquela associação esportiva demonstrou desequilíbrio emocional e agiu de forma considerada rude pelos jornalistas presentes na coletiva de imprensa. Em um programa de media training, a escolha e capacitação de porta-vozes se desenvolve para que os assessorados possam compreender as demandas da imprensa e melhor interagir com jornalistas. Os requisitos básicos para que um profissional seja designado como porta-voz devem abarcar:
A Administração Pública brasileira dispõe de mecanismos para evitar abusos no uso da publicidade institucional. É a própria Constituição Federal, no artigo 37, que consagra a publicidade lado a lado com a legalidade, impessoalidade, moralidade e a eficiência. Imagine agora que um veículo institucional de comunicação, ao invés de divulgar os atos da Administração Pública de modo impessoal, promoveu o nome e a imagem de um servidor público.
Nesse caso, a linha que demarca o dever de informação e a promoção pessoal foi cruzada, pois:
A assessoria de comunicação do Ministério Público estadual decidiu emitir nota oficial a respeito de uma determinada questão. Tal decisão foi tomada para evitar desgaste da imagem institucional. O fato é que o caso repercutiu na imprensa e um posicionamento público se faz necessário.
Esse tipo de nota caracteriza-se por: