O hormônio antidiurético, também denominado de ADH ou vasopressina, quando liberado na corrente sanguínea:
Seres autotróficos, como plantas, alguns protistas e cianobactérias, realizam a atividade fotossintética, que é essencial para a manutenção da vida na Terra. Além de formarem grande parte das cadeias alimentares, eles ainda são responsáveis pela liberação do oxigênio no ambiente. O processo da fotossíntese requer a presença da clorofila e de outros pigmentos, envolve uma série de reações químicas que ocorrem em diversos momentos e locais diferenciados e é dividido em duas etapas. Em relação às etapas fotossintéticas, justifica-se afirmar que
O esquema representa uma teia alimentar que se constitui de um conjunto de cadeias alimentares caracterizadas pela passagem de energia e nutrientes entre os organismos de um ecossistema.

Nessa teia, então,
“Considerado como hotspots mundiais de biodiversidade, apresenta extrema abundância de espécies endêmicas e sofre uma excepcional perda de habitat. Do ponto de vista da diversidade biológica, é reconhecido como a savana mais rica do mundo, abrigando 11.627 espécies de plantas nativas já catalogadas. Existe uma grande diversidade de habitats, que determinam uma notável alternância de espécies entre diferentes fitofisionomias. Cerca de 199 espécies de mamíferos são conhecidas, e a rica avifauna compreende cerca de 837 espécies. Os números de peixes (1200 espécies), répteis (180 espécies) e anfíbios (150 espécies) são elevados. O número de peixes endêmicos não é conhecido, porém os valores são bastante altos para anfíbios e répteis: 28% e 17%, respectivamente. De acordo com estimativas recentes, é o refúgio de 13% das borboletas, 35% das abelhas e 23% dos cupins dos trópicos”.
https://www.mma.gov.br/biomas/cerrado- Com adaptações. Acesso em 09/11/2019.
O excerto acima refere-se ao bioma
“As Unidades de Conservação(UC) são espaços territoriais, incluindo seus recursos ambientais, com características naturais relevantes, que têm a função de assegurar a representatividade de amostras significativas e ecologicamente viáveis das diferentes populações, habitat e ecossistemas do território
nacional e das águas jurisdicionais, preservando o patrimônio biológico existente”.
https://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/27099-o-que-sao-unidades-de-conservacao/- Acesso em 12/11/2019.
As Unidades de Conservação são divididas em categorias. Cada uma com objetivos próprios. Sobre essas categorias, é válido afirmar que
As células eucariontes são caracterizadas pela presença de núcleo delimitado por membrana e por diversas organelas membranosas, entre outras características.
A esse respeito, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) A compartimentalização celular favorece a separação do conteúdo interno à organela do conteúdo ao seu redor, impedindo a ocorrência de reações químicas indesejadas entre moléculas internas e externas a ela.
( ) Sistemas digestivos celulares, como lisossomos e vacúolos, dispensam a compartimentalização devido à especificidade das suas enzimas, que impedem a hidrólise de moléculas necessárias ao funcionamento celular.
( ) Moléculas muito grandes, que não conseguem atravessar a bicamada lipídica, precisam ser transportadas de um lado para outro da membrana plasmática por meio de vesículas que também apresentam constituição fosfolipídica.
( ) Organelas não membranosas, como os ribossomos, podem ser encontradas tanto em células procariontes quanto em células eucariontes, evidenciando uma semelhança no processo de síntese proteica em ambos os tipos de células.
Assinale a sequência correta.
Os vírus bacteriófagos, ou simplesmente fagos, podem se reproduzir por meio de dois ciclos: o lítico e o lisogênico.
Considere, a seguir, os eventos relacionados à reprodução desses vírus, que ocorrem após a ligação dos vírus à célula hospedeira e após a invasão desta por meio da entrada do DNA viral.
São eventos que fazem parte do ciclo lítico do vírus bacteriófago
O parasita Schistosoma mansoni, pertencente à classe dos platelmintos, possui um ciclo de vida envolvendo fases larvais e mais de um hospedeiro.
Sobre o ciclo de vida desse parasita, assinale a alternativa correta.
Antes da Revolução Industrial, existia uma concepção sobre a natureza de que ela era selvagem. De acordo com essa visão, chamada pelos ecologistas de antropocêntrica, o mundo natural era representado pela rusticidade, pelo inculto, pelo obscuro e feio. Ao contrário, a cidade era vista como um lugar de civilidade, de bom gosto e sofisticação.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2011, p. 92.
Tendo em vista que essa visão se modificou após a Revolução Industrial e que a concepção de natureza foi transformada, analise as afirmativas a seguir.
A esse respeito, é correto afirmar que
Usinas hidrelétricas a fio-d’água são aquelas que não dispõem de reservatório de água ou o têm em dimensões menores do que poderiam ter. Optar pela construção de uma usina a fio-d’água significa optar por não manter um estoque de água que poderia ser acumulado em uma barragem.
FARIA, I. D. O que são usinas hidrelétricas a fiod'água e qual o seu custo de produção?
Disponível em: www.brasil-economia-governo.org.br. Acesso em: 20 jan. 2013.
Qual a vantagem de se construírem usinas desse tipo?
No período de cheia dos rios da Bacia Amazônica ocorre a frutificação de grande número de espécies de árvores da área alagada. Com a ajuda da água, essas plantas podem ter suas sementes dispersas para outros locais.
CLARO JR, L. et al. O efeito da floresta alagada na alimentação de três espécies
de peixes onívoros em lagos de várzea da Amazônia Central, Brasil.
Acta Amaz., n. 1, 2004.
A estratégia de dispersão dessas sementes está relacionada à condição de estarem em frutos
A produção de alimentos em polos agropecuários, responsável pela ampliação da capacidade produtiva, possibilitou o acesso à alimentação mesmo com o crescimento populacional. Nesses polos são produzidos alimentos que serão transportados para outras regiões e, até mesmo, outros países.
Nesse contexto, um recurso líquido é retirado da localidade do polo, afetando a disponibilidade de

As “coisas” que devem ser lembradas pela molécula referem-se
O melhoramento genético, animal ou vegetal tem por objetivo produzir genótipos superiores a cada geração e, para que isso aconteça, é necessário que exista variabilidade genética. Dentre os diversos processos responsáveis por gerar variabilidade genética, a divisão celular se destaca.
Assinale a alternativa que apresenta as fases da meiose que garantem variabilidade genética.
A quebra das moléculas de carboidratos para produzir energia é de grande importância para o metabolismo celular. A glicose é o carboidrato fornecedor de energia mais comum utilizado pelas células, e a oxidação da glicose ocorre em três passos principais: a glicólise, o clico de Krebs e a cadeia de transporte de elétrons.
Sobre a oxidação da glicose, assinale a alternativa que apresenta o produto final da glicólise.