Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

As células eucariontes são caracterizadas pela presença de núcleo delimitado por membrana e por diversas organelas membranosas, entre outras características.

A esse respeito, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) A compartimentalização celular favorece a separação do conteúdo interno à organela do conteúdo ao seu redor, impedindo a ocorrência de reações químicas indesejadas entre moléculas internas e externas a ela.

( ) Sistemas digestivos celulares, como lisossomos e vacúolos, dispensam a compartimentalização devido à especificidade das suas enzimas, que impedem a hidrólise de moléculas necessárias ao funcionamento celular.

( ) Moléculas muito grandes, que não conseguem atravessar a bicamada lipídica, precisam ser transportadas de um lado para outro da membrana plasmática por meio de vesículas que também apresentam constituição fosfolipídica.

( ) Organelas não membranosas, como os ribossomos, podem ser encontradas tanto em células procariontes quanto em células eucariontes, evidenciando uma semelhança no processo de síntese proteica em ambos os tipos de células.

Assinale a sequência correta.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282