Em relação à avaliação de documentos e à tabela de temporalidade, assinale a alternativa correta.
A “Análise e identificação do conteúdo de documentos, seleção da categoria de assunto sob a qual sejam recuperados, podendo-se-lhes atribuir códigos” é chamada de:
O documento de arquivo é um dos cernes da Arquivologia. A respeito dele, é correto afirmar:
1.É facultado ao Poder Público Estadual e Municipal a gestão documental e a proteção especial a documentos de arquivos administrativos, como instrumento de apoio às Universidades Públicas Federais.
2.Consideram-se arquivos, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.
3.Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
4.Todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular ou de interesse coletivo ou geral, contidas em documentos de arquivos que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, sem ressalvas de sigilo.
5.A administração pública franqueará a consulta aos documentos públicos na forma da Lei.
6.Fica resguardado o direito de indenização pelo dano material ou moral decorrente da violação do sigilo, sem prejuízo das ações penal, civil e administrativa.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A digitalização de acervos é uma das ferramentas essenciais ao acesso, à preservação e à difusão dos acervos arquivísticos. Assim, é correto afirmar:
1.A adoção de um processo de digitalização implica no conhecimento não só dos princípios da arquivologia, mas também no cumprimento das atividades inerentes ao processo, quais sejam a captura digital, o armazenamento e a disseminação dos representantes digitais.
2.Importante destacar que as ações de digitalização devem ser realizadas em detrimento das ações de conservação convencional dos acervos custodiados por instituições arquivísticas, por serem inalienáveis e imprescritíveis.
3.A digitalização revolucionou a solução dos problemas com os documentos de arquivo. Com ela tornou-se possível recuperar a informação, sendo dispensável o tratamento arquivístico como a avaliação, a higienização e a descrição documental.
4.O uso de roupas de cores fortes deve ser evitado no local onde é realizada a operação de captura digital.
5.Recomenda-se a digitalização de conjuntos documentais integrais, como fundos ou séries. No entanto, é possível digitalizar itens documentais isolados, devido frequência de uso, estado de conservação, ou necessidade de incremento de sua segurança, sem entretanto descontextualizá-los do conjunto a que pertencem.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
O acesso à informação de que trata a Lei nº 12.527/2011 compreende, entre outros, o direito de obter:
De acordo com a Lei nº 12.527/2011, que regula o acesso a informações previsto na Constituição Federal de 1988, é correto afirmar que:
O Princípio da Publicidade, garantido no art. 37 da Constituição Federal de 1988, exige a ampla divulgação dos atos praticados pela Administração Pública, ressalvadas as hipóteses de sigilo previstas em lei. Esse princípio é inerente ao Estado Democrático de Direito e garante, aos administrados em geral, o acesso às informações que sejam de seu interesse ou de interesse de toda a coletividade. Nos termos da Lei nº 12.527/2011, que regula o acesso à informação previsto na Carta Magna, é correto afirmar que:
Quanto à abrangência de sua atuação, os Arquivos podem ser
Acerca das espécies documentais, assinale a alternativa CORRETA:
Nas organizações públicas e privadas, a gestão de documentos tem como finalidade principal criar instrumentos de controle e monitoramento do armazenamento e tráfego de documentos nas empresas. Entre seus benefícios acessórios, pode-se destacar:
A primeira edição da Norma Internacional de Registro de autoridade Arquivista a para Entidades Coletivas, Pessoas e Famílias (ISAAR-CPF) foi desenvolvida pela Comissão ad-hoc de Normas de Descrição do Conselho Internacional de arquivos (CIA) entre 1993-1995, sendo publicados em 1996 e tem como objetivo:
Entre as atividades de restauração, assinale a resposta que corresponde à utilização de agentes biológicos:
Acerca da Tabela de Temporalidade, analise as proposições a seguir.
I. A tabela de temporalidade é um instrumento arquivístico resultante de classificação, que
tem por objetivos definir prazos de guarda e destinação de documentos, com vista a
garantir o acesso à informação a quantos dela necessitem.
II. A metodologia de elaboração da tabela de temporalidade fundamenta-se nas funções e
atividades desempenhadas pelos órgãos públicos, tomando-se por base o conteúdo da
informação contida nos documentos.
III. Os órgãos, ao adotar a tabela, devem designar uma Comissão Provisória de Avaliação que
terá a responsabilidade de proceder às adaptações, orientar sua aplicação, orientar o
processo de seleção dos documentos e proceder à revisão periódica no que se refere aos
documentos relativos às atividades-meio.
Está CORRETO o que se afirma em
Com relação à gestão de documentos, assinale a afirmativa CORRETA.
Na identificação diplomática do documento deve-se estabelecer e/ou reconhecer, sequencialmente: