Embora as atribuições de um serviço de protocolo possam ser alteradas de uma instituição para outra, são comumente atribuídas a protocolos institucionais as atividades de
Acerca da gestão de documentos e do protocolo, julgue o item a seguir.
As atividades de protocolo envolvem a elaboração de instrumentos de pesquisa para o arquivo permanente.
Assinale a alternativa que indica corretamente o nome do setor encarregado do recebimento, registro, distribuição e movimentação dos documentos em curso em uma organização.
A alternativa que não representa competência própria da área de protocolo é:
O Protocolo compreende um conjunto de operações que possibilita o controle do fluxo documental, viabilizando a sua recuperação e o acesso à informação, e pode ser
A respeito da gestão de documentos de arquivo, julgue o item a seguir.
Uma das operações técnicas envolvidas na gestão de documentos é a tramitação
Em relação ao gerenciamento da informação e à gestão de documentos, julgue o item que se segue.
O protocolo é o setor responsável pela aplicação da tabela de temporalidade nos documentos intermediários.
Com relação a procedimentos administrativos, julgue o item que se seguem.
No protocolo, documentos de natureza ostensiva devem ser abertos e analisados
Acerca da análise tipológica e dos sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos (SIGAD), julgue o item que se segue.
A identificação dos metadados do documento de arquivo é feita no momento da criação desse documento
Com relação aos procedimentos de arquivologia, julgue o item.
Os documentos oficiais são divididos em ostensivos e sigilosos e até mesmo os documentos de natureza sigilosa devem ser abertos e analisados.
A respeito da gestão de documentos de arquivo, julgue o item a seguir.
Uma das atividades do protocolo é aplicar a tabela de temporalidade de documentos
Consiste em atividade de registro e movimentação de protocolo
Protocolo é o conjunto de operações que possibilita o controle do fluxo documental, viabilizando sua recuperação e o acesso à informação. Sobre protocolo, relacione adequadamente os conceitos às afirmações a seguir.
1. Expedição.
2. Classificação.
3. Distribuição.
4. Controle.
( ) Processo pelo qual os documentos são separados de acordo com sua área ou assunto.
( ) Entrega de um documento ao destinatário que seja de um setor dentro da mesma instituição.
( ) Acompanhamento de toda a tramitação do documento, a fim de verificar se ele está tendo um correto andamento.
( ) Entrega de documentos para destinatários externos, que não fazem parte da estrutura da instituição.
A sequência está correta em
Um cidadão precisa de uma determinada informação de um órgão público. De acordo com o Decreto que regulamenta a Lei nº 12.527, de 18/11/2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação, ele dispõe de dois procedimentos para garantia do acesso à informação de que precisa, a transparência ativa e a transparência passiva.
São exemplos de cada uma delas, respectivamente:
No contexto organizacional, os setores de arquivo e de protocolo executam atividades típicas no que se refere aos documentos. Considerando essa informação, assinale a alternativa que não apresenta uma das atividades inerentes ao protocolo.