O Princípio do Respeito aos Fundos é o que preside a organização
de acervos arquivísticos na fase _____.
Assinale a alternativa que completa a lacuna do fragmento acima.
A respeito dos procedimentos adotados nos arquivos permanentes, julgue os itens subsequentes.
As cópias de documento desvinculadas de dossiês podem ser descartadas, desde que o documento original esteja em boas condições.
Acerca de princípios e conceitos arquivísticos, julgue os itens a
seguir.
A delimitação do fundo de arquivo, base conceitual da prática arquivística, é obtida a partir da aplicação do princípio da ordem original.
Se os documentos não são arquivados dentro de um determinado critério, eles não ficam adequadamente protegidos e haverá dificuldade de localizá-los. Há vários métodos de arquivamento e a escolha de um deles dependerá da necessidade da organização. Considerando o ciclo de vida documental, segundo 0 qual todo documento de arquivo passa por um ou mais períodos caracterizados pela frequência e pelo tipo de utilização que dele é feita, quando um documento deve ser definitivamente preservado devido ao seu valor histórico, probatório ou informativo, ele deve pertencer ao:
A respeito dos procedimentos adotados nos arquivos permanentes, julgue os itens subsequentes.
Nos arquivos permanentes, a atividade de referência não tem qualquer vinculação com a política de acesso aos documentos.
Os Arquivos têm ciclo de vida e este é contado a partir da produção do documento e da sua frequência de uso. Depois de destituído dessa vigência, o documento pode ser guardado em função da importância das informações nele contidas. Então, o ciclo pode ser categorizado em três fases ou arquivos:
I- Arquivo Corrente ou de Gestão, também conhecido como de Primeira Idade ou Ativo.
II - Arquivo Intermediário, também conhecido como de Segunda Idade ou Semiativo.
III- Arquivo Permanente, também conhecido como de Terceira Idade ou Histórico.
Agora, de acordo com as afirmativas acima, faça a correta associação.
( ) São os conjuntos documentais custodiados em caráter definitivo, em função do seu valor. O acesso é público.
( ) São conjuntos de documentos estreitamente vinculados aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos e que se conservam junto aos órgãos produtores em razão de sua vigência e frequência de uso. São muito usados pela administração.
( ) São arquivos que aguardam, em depósito de armazenamento temporário, sua destinação final. Apresenta pequena frequência de uso pela administração.
A sequência correta é:
Com relação aos sistemas e às redes de arquivo, julgue os itens seguintes.
A guarda e o acesso aos documentos de valor permanente é atribuição dos membros do SINAR.
Acerca dos princípios e conceitos arquivísticos, julgue os itens a seguir.
Um fundo fechado pode receber documentos, ainda que as atividades da sua instituição de origem tenham se encerrado.
Julgue os itens seguintes, relativos a sistemas e métodos de arquivamento.
O arquivamento de documentos no tipo vertical é recomendado para arquivos permanentes.
Derivado de sua relação com a soberania de um Estado, o atributo pelo qual os arquivos públicos não podem ser cedidos a terceiros é definido como
Julgue os itens seguintes, relativos à avaliação de documentos.
Os documentos com valor secundário que perderam a vigência administrativa constituirem os conjuntos documentais de caráter permanente.
A respeito da legislação arquivística, julgue os itens subsequentes.
Os documentos de valor permanente são inalienáveis, mas prescritíveis.
O Tribunal Regional do Trabalho da 11a Região (TRT11) foi criado pela Lei nº 6.915, de 1º de junho de 1981, mas as atividades relacionadas com a Justiça do Trabalho já eram praticadas no Amazonas desde 1939, quando foi criada a 1a Junta de Conciliação e Julgamento do Estado do Amazonas, pelo Decreto-Lei no 1.237, de 2 de maio daquele ano. A Junta fazia então parte do Tribunal Regional do Trabalho da 8a Região, que era organismo do Poder Executivo Federal, com sede em Belém do Pará. Graças à Constituição de 1946, a Justiça do Trabalho brasileira passou a integrar o Poder Judiciário. Levando em conta tal histórico institucional e o conceito arquivístico de fundo, os documentos acumulados entre 1939 e 1946 pelas atividades trabalhistas praticadas no Amazonas deveriam, a rigor, estar sob a jurisdição do
Os documentos da fase permanente demandam a elaboração de
Em arquivologia, fundo fechado é aquele