Julgue o item subsequente de acordo com a Portaria n.º 56/2018 da Presidência do CNJ e as Resoluções n.º 240/2016, n.º 363/2021, n.º 400/2021 e n.º 454/2022 do CNJ.
A elaboração do plano de logística sustentável (PLS) cabe à unidade de sustentabilidade, em conjunto com as unidades gestoras responsáveis pela execução do PLS.
Em relação a aspectos comportamentais da organização e a convergências e divergências entre a gestão pública e a gestão privada, julgue o item que se segue.
A liderança está associada a estímulos que possam motivar as pessoas para a realização da missão, da visão e dos objetivos organizacionais
De acordo com as Portarias n.º 104/2020 e n.º 351/2023 da Presidência do CNJ e as Instruções Normativas n.º 93/2023 e n.º 94/2023 do CNJ, julgue o item a seguir.
Indicadores de desempenho, metas, programas, projetos e ações são alguns dos componentes da estratégia do Planejamento Estratégico do CNJ.
Em todas as áreas funcionais de uma empresa, os administradores exercem as funções administrativas, que correspondem às etapas do processo administrativo: planejar, organizar, dirigir e controlar. Considere as afirmativas a seguir sobre algumas atividades gerenciais e as funções administrativas.
I. A implementação de políticas de gestão participativa está relacionada à função direção.
II. A aplicação de recursos financeiros está relacionada à função planejamento.
III. A definição da estrutura de cargos e salários está relacionada à função organização.
IV. A avaliação de desempenho dos funcionários está relacionada à função direção.
Está correto o que se afirma em:
“_______________ na formulação proposta pelo Banco Mundial é a maneira pela qual o poder é exercido na administração dos recursos econômicos e sociais, tendo em vista o desenvolvimento. O referido conceito seria, nessa visão, distinto do de governabilidade, que descreve as condições sistêmicas de exercício do poder em um sistema político.”
Considerando os conceitos que aparecem de forma sistemática na literatura contemporânea sobre o Estado, assinale o termo técnico que completa corretamente a afirmativa anterior.
Um dos princípios de governança que serve de guia para a atuação das organizações públicas diz respeito às ações organizacionais e ao comportamento do agente público, referindo-se à adesão e ao alinhamento consistentes nos valores, princípios e normas éticas comuns para sustentar e priorizar o interesse público sobre os interesses privados.
Esse é o princípio da:
Sobre controle da administração pública, assinale a afirmativa INCORRETA
Considerando as diferenças conceituais e práticas entre governança, governabilidade e accountability, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Governança é função direcionadora, haja vista que busca estabelecer os rumos da organização.
( ) Na administração pública, accountability tem relação direta com a transparência das ações de governo e participação social ativa.
( ) Governança diz respeito a avaliar, dirigir e monitorar.
( ) A conjunção de liberdade e responsabilidade estimula o desenvolvimento de uma cultura de integridade na gestão dos negócios públicos e incentiva o esforço por melhores políticas e programas de governo.
A sequência está correta em
Existem diferentes formas de estruturar a ação de atores públicos e privados em prol de objetivos comuns. Para alguns autores
especialistas em gestão pública, tem ficado mais forte a ideia de “governança de múltiplos níveis”, ou seja, um modelo de organizar a ação governamental para além das delimitações jurisdicionais tradicionais (SMITH, 2010).
Assinale a alternativa que não representa uma característica da governança.
O Balanced Scorecard (BSC) é uma técnica que ganhou projeção nos anos 2000 em estados e municípios brasileiros. Consiste na base de algumas das experiências da Nova Gestão Pública (NGP). A técnica consiste em um conjunto de indicadores estratégicos que objetivam gerir o desempenho de uma organização.
Considerando a proposta dessa técnica, assinale a alternativa correta.
Existem diferentes formas de estruturar a ação de atores públicos e privados em prol de objetivos comuns. Para alguns autores
especialistas em gestão pública, tem ficado mais forte a ideia de “governança de múltiplos níveis”, ou seja, um modelo de organizar a ação governamental para além das delimitações jurisdicionais tradicionais (SMITH, 2010).
Assinale a alternativa que não representa uma característica da governança.
Dadas as afirmativas a respeito da evolução dos modelos de administração pública,
I. O modelo patrimonialista de administração pública põe o patrimônio público do estado à frente do serviço público, diferentemente do modelo burocrático, que confere especial relevância ao serviço público prestado pelo estado.
II. O modelo burocrático de administração pública tem por traço característico, dentre outros, o profissionalismo, a hierarquia funcional e a impessoalidade, todos com a finalidade, por um lado, de se atingir a efetividade no controle dos abusos estatais, mas, por outro lado, apresenta desvantagens que o torna ineficiente, dada a sua rigidez e ao excesso de formalização, por exemplo.
III. De uma forma geral, o modelo gerencial de administração pública baseia-se nos seguintes fatores: interesse público, responsabilidade, descentralização, participação social, transparência, honestidade, liderança e eficiência.
IV. Sendo o modelo patrimonialista de administração pública derivado dos estados absolutistas, inexiste correlação entre ele e a prática de nepotismo, próprio do modelo burocrático e proveniente do estado liberal.
verifica-se que está/ão correta/s
Em relação às normas que regem o sistema orçamentário brasileiro, julgue os itens subsequentes.
É vedado à lei orçamentária anual contemplar previsões de despesas para exercícios seguintes.
Em relação às reformas administrativas e à redefinição do papel do Estado, julgue os itens a seguir.
O plano diretor da reforma do Estado, de 1995, considerava que as atividades de cunho social deveriam ser executadas em parceria com o Estado, por meio de entidades de caráter público, porém não estatais, denominadas organizações sociais.
Em Cruz (2022), o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC (2015) conceitua governança corporativa como sendo um sistema pelo qual uma corporação ou instituição é dirigida, monitorada e incentivada, a partir da forma como se relaciona com seus stakeholders. Segundo o autor, os stakeholders podem ser classificados em internos, da cadeia de valor e externos. Sendo assim, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando a classe de stakeholders aos respectivos integrantes.
Coluna 1
1. Stakeholders internos.
2. Stakeholders da cadeia de valor.
3. Stakeholders externos.
Coluna 2
( ) Fornecedores e clientes.
( ) Empregados.
( ) Investidores e acionistas.
( ) Diretores e conselheiros.
( ) Comunidades e governos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: