No que se refere à gestão de processos e de contratos e ao processo licitatório na administração pública, julgue os próximos itens.
Na administração pública, processo refere-se a um conjunto de decisões que transformam insumos em produtos e(ou) serviços, visando a geração de valores para o cidadão.
Acerca das reformas administrativas e da redefinição do papel do Estado, julgue os itens a seguir, considerando que DASP se refere ao Departamento Administrativo do Serviço Público.
A criação do DASP representou a primeira reforma administrativa do país e a afirmação dos princípios centralizadores e hierárquicos da burocracia clássica.
Acerca de transparência na administração pública e accountability no governo eletrônico, julgue os próximos itens.
Processos redesenhados com a implantação de instrumentos de governo eletrônico comumente geram maiores recursos e ampliação de serviços, o que proporciona maior integração e maior possibilidade de acesso às decisões governamentais.
No que diz respeito à gestão de pessoas por competências, julgue os itens que se seguem.
O mapeamento de competências em órgãos públicos é tido como relevante, pois permite a identificação dos déficits de conhecimentos, habilidades e atitudes que influenciam no atingimento de metas e na prestação de serviços públicos de qualidade.
A respeito de licitação pública, julgue os itens de 105 a 109.
Com o princípio da celeridade busca-se simplificar os procedimentos licitatórios excessivamente rigorosos, bem como possibilitar que decisões, sempre que possível, sejam tomadas no momento da sessão. Esse princípio é consagrado como uma diretriz a ser observada em licitações na modalidade concurso.
Julgue os próximos itens, com base na legislação da administração pública.
A descentralização, como princípio fundamental da administração pública federal, pressupõe duas pessoas jurídicas distintas, o Estado e a entidade que executará o serviço.
Julgue os itens a seguir, relativos à estrutura organizacional.
A estrutura de uma organização é definida por sua composição hierárquica, sua departamentalização e seus sistemas de comunicação, coordenação e integração.
Os indicadores de desempenho organizacional devem ter propriedades essenciais. A esse respeito, assinale a alternativa que apresenta as propriedades essenciais desses indicadores.
O Programa da Qualidade do Serviço Público – PQSP, implementado na década de 1990, propugnou a implantação de um modelo de excelência em gestão pública, contemplando
Relacione os valores da EGTI às respectivas características
1. Colaboração.
2. Inovação.
3. Foco em resultados
4. Valorização das pessoas.
5. Sustentabilidade.
6. Liderança.
7. Transparência.
8. Confiança.
( ) Buscar sempre a efetividade na geração de valor para as instituições governamentais.
( ) Assegurar que a informação, as ações e os recursos de TI sejam economicamente viáveis, ambientalmente corretos, socialmente justos e culturalmente aceitos.
( ) Promover um ambiente criativo, que propicie o desenvolvimento de ações inovadoras.
( ) Promover um ambiente propício à integração e realização coletiva dos projetos e ações propostos, favorecendo o compartilhamento de soluções e do conhecimento.
( ) Assegurar ações que garantam a credibilidade entre os órgãos do sistema.
( ) Incentivar a cultura da publicidade das ações governamentais, com honestidade e respeito, propiciando maior credibilidade à sociedade e ao próprio governo.
( ) Garantir o reconhecimento da relevante atuação das pessoas nas ações do SISP.
( ) Atuar como protagonista na condução das ações estratégicas para o SISP.
A sequência está correta em
Por meio do paradigma pós-burocrático foi possível identificar algumas vantagens da burocracia como
O GesPública foi criado em 23 de fevereiro de 2005,por meio da publicação do Decreto nº 5.378, resultado da fusão do Programa da Qualidade no Serviço Público e do Programa Nacional de Desburocratização. Em sua Carta de Serviços ao Cidadão são definidos os seguintes princípios fundamentais, EXCETO:
A respeito de processos licitatórios, julgue os seguintes itens.
Considere que a empresa X, vencedora de licitação para prestar serviços de segurança nos terminais de ônibus urbanos de determinado município, tenha falido e deixado de cumprir suas obrigações para com o poder público e que a administração tenha contratado, emergencialmente, a empresa Y para executar os serviços no prazo de cento e oitenta dias. Nessa situação, se novo processo de licitação não for concluído dentro do referido prazo, a administração pública pode, de acordo com a legislação, efetuar a prorrogação do contrato emergencial com a empresa Y por mais noventa dias.
Acerca da gestão de processos e de contratos, julgue os itens subsecutivos
A rescisão unilateral do contrato poderá ocorrer tanto por inadimplência do contratado quanto por interesse público, exigindo-se, em ambos os casos, da administração justa motivação para a rescisão.
No que diz respeito à legislação administrativa e licitação pública, julgue os itens subsecutivos.
A dispensa de licitação é prevista em caso de inviabilidade de competição, situação que permite à administração adjudicar diretamente o objeto do contrato.