Considerando o desenvolvimento da administração pública do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático, julgue os itens subsequentes.
Quanto à profissionalização, o modelo racional-legal se opõe ao nepotismo que caracterizava o modelo patrimonialista.
Considerando-se a estrutura conceitual de indicadores vinculada ao ambiente da gestão pública por resultados, é correto afirmar que a capacidade da organização em manter seu nível de prestação de serviços de forma consistente ao longo do tempo é demonstrada por índices de:
Sobre conceitos associados à administração pública, é CORRETO afirmar que:
A respeito da Gestão por Resultados, considere: I. O planejamento estratégico deve orientar a atuação administrativa amparada em uma visão de longo prazo.II. Pressupõe a definição de missão,visão, objetivos,metas e indicadores. III. Contempla, obrigatoriamente, o estabelecimento de contrato de gestão, com a fixação de metas de desempenho e duração mínima de 2 anos. Está correto o que consta em :
Acerca dos Modelos de Administração Pública, marque V
para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a
alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) É possível afirmar que o Estado brasileiro, quanto a
sua administração, já se aproximou, mais ou menos,
dos três modelos clássicos de Administração
Pública: Patrimonial, Burocrático e Gerencial.
( ) Quando o Supremo Tribunal Federal, em um de
seus julgados, determina que uma pessoa
contratada por tempo determinado para atender a
necessidade temporária de excepcional interesse
público não pode ser admitido como servidor para
funções burocráticas ordinárias e permanentes, ele
reafirma característica implementada pelo modelo
burocrático de que a Administração Pública é
submissa à lei e seu exercício deve obedecer a
elevados padrões de conduta moral.
( ) A implementação do Modelo Gerencial no Brasil se
dá em 1967, quando Roberto Campos comanda
uma ampla reforma administrativa chamada
“Reforma do Decreto–Lei nº 200” ou “Reforma
Desenvolvimentista”.
( ) Quando a Constituição Federal exigiu que, para
entrar no serviço público, era necessário concurso
público, ela reduziu substancialmente o
empreguismo que tradicionalmente caracterizava o
Modelo Patrimonialista.
A Gestão por Processos otimiza os resultados das organizações públicas, uma vez que desmistifica a burocracia enraizada, melhorando os processos de atendimento e aumentando a eficácia. A gestão por processo exige das organizações
Pode-se dividir em três as formas de administrar o Estado: [1] administração patrimonialista, [2] administração pública burocrática e [3] administração pública gerencial. Nas duas últimas formas, o modelo de administração pública que se encontra no funcionamento do Estado é a administração burocrática. A administração burocrática está associada ao tipo ideal de dominação racional-legal de Max Weber que adota princípios para funcionamento.
Qual dos princípios pertence à Administração Burocrática de Max Weber?
Considerando a evolução da administração e as reformas administrativas que levaram à nova gestão pública, julgue os itens a seguir.
Na administração burocrática, a confiança é limitada e permanentemente controlada por resultados, mas, ainda assim, é suficiente para permitir a delegação, para que o gestor público tenha liberdade de escolher os meios mais apropriados ao cumprimento de metas prefixadas.
Governança, na Administração pública, é um
A evolução da administração é um fenômeno incontestável que transcende o mercado e alcança até mesmo a esfera pública de gestão. Com relação à administração pública e seus modelos de gestão, julgue o item a seguir.
É pressuposto vital para a administração pública gerencial a descentralização das decisões e funções do Estado bem como o foco na qualidade e na produtividade do serviço público.
Acerca da evolução da administração, das reformas administrativas do Estado brasileiro e da gestão pública, julgue os itens a seguir.
As atividades do Estado brasileiro procuram garantir que a lei e as políticas públicas sejam cumpridas e financiadas, identificando-se, assim,com o Estado liberal clássico.
Para reduzir a influência negativa do monopólio estatal sobre a qualidade e presteza dos serviços públicos, as abordagens orientadas pelo paradigma do cliente/cidadão, sugerem, entre outras práticas, a
A gestão por processos é o principal modelo de gestão administrativa utilizada nos tribunais do país justamente devido seu objeto de trabalho, os processos.
Acerca dos modelos de administração pública e da evolução desses modelos no Brasil, assinale a opção correta.
A administração pública burocrática
adota sistemas de controle e gestão centrados em resultados e não em procedimentos.