Acerca da administração pública brasileira, julgue o item a seguir.
A primeira reforma da administração pública brasileira ocorreu em 1930, e seu principal objetivo era instituir o liberalismo nas ações do Estado.
O modelo burocrático de Administração pública costuma ser criticado pelo excesso de rigidez; contudo, um outro aspecto deste que costuma ser ressaltado pela literatura consiste na
Acerca da evolução da administração pública no Brasil, julgue o item a seguir.
A primeira reforma administrativa brasileira teve como referência grandes mudanças no contexto internacional, sendo configurada como o primeiro esforço sistemático de superação do patrimonialismo.
Julgue o item a seguir, referente a abordagens da administração e a aspectos das gestões pública e privada.
A burocratização é um fenômeno típico e exclusivo da administração pública.
Julgue o item seguinte, referente a modelos de gestão pública: o patrimonialista, o burocrático e o gerencial.
Segundo Weber, as características fundamentais de uma burocracia ideal incluem a divisão do trabalho, a flexibilidade organizacional e a previsibilidade do funcionamento.
No processo de evolução da Administração pública, o modelo de administração burocrática representou
Avalie se o processo administrativo burocrático apresenta as características básicas a seguir indicadas:
I. Atribuições de funcionários fixadas oficialmente por regras ou disposições administrativas.
II. Hierarquia e funções integradas em um sistema de mando, de tal modo que, em todos os níveis, haja uma supervisão dos inferiores pelos superiores.
III. Atividades administrativas se manifestam e se baseiam em documentos escritos.
IV. As funções pressupõem aprendizado profissional, com treinamento especializado.
Estão corretas:
Julgue as afirmativas abaixo sobre os modelos de gestão pública. I. O Brasil, ao longo do seu desenvolvimento, teve quatro modelos de gestão pública, sendo eles: reinado, patrimonialista, burocrático e gerencial também conhecido como nova gestão pública. II. O modelo patrimonialista surgiu na época colonial, perdurando até os anos de 1930 e caracterizou-se como um modelo em que não havia distinção entre o público e o privado. III. O modelo burocrático se consolidou na década de 30, tendo como base a racionalidade, a impessoalidade e a profissionalização e, dessa forma, foi muito eficiente. IV. A nova gestão pública começou a ser consolidada no Brasil em 1992, baseada em modelos já adotados por países como Nova Zelândia, Inglaterra, Suíça e Austrália. V. A nova gestão pública é baseada na eficiência, adotando técnicas da administração privada. Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
No que se refere à evolução das teorias da administração e sua aplicabilidade à gestão pública brasileira, julgue o item subsequente.
A nova administração pública (NAP) rompeu com as práticas patrimonialistas e o autoritarismo na gestão pública brasileira.
O modelo burocrático teve papel fundamental na Administração Pública, estando até a atualidade presente em diversas instituições brasileiras.
Sobre o modelo burocrático, tem-se o entendimento de que ele foi idealizado a partir dos tipos ideais de dominação legítima, propostos por Max Weber, estando relacionado com a dominação
No Brasil, a Administração Pública pode ser compreendida e analisada conforme três grandes modelos: Patrimonialista, Burocrático e Gerencial. Neste contexto, o modelo focado nos princípios de formalização e profissionalismo, fazendo uso de hierarquias bem definidas é chamado de:
A visão de que o modo mais seguro de evitar o nepotismo e a corrupção no serviço público é por meio do controle rígido dos processos e procedimentos, conceitualmente se aplica para a Administração de acordo com o modelo:
Antônio Augusto Prates, em sua obra Administração Pública e burocracia estabelece diversas características sobre a Administração Burocrática racional legal. Os itens abaixo fazem parte do rol dessas características EXCETO:
O tipo de dominação, característica do modelo burocrático, baseada na crença, na legitimidade das ordens estatuídas e do direito de mando daqueles que, em virtude dessas ordens, estão nomeados para exercer a dominação, é a que se chama dominação:
O diretor administrativo de um importante órgão público, com atuação em diversos municípios brasileiros, gostaria de desenhar um sistema de controle como forma de monitorar o desempenho de processos e pessoas. O órgão tem uma cultura organizacional rígida e o estilo de liderança é autocrático. Tendo em vista as características de um sistema de controle eficaz, seria adequado adotar no contexto descrito, entre outros, os seguintes controles: