Julgue os itens que se seguem, referentes a organizações, sistemas
e métodos.
A existência de processo organizacional análogo em empresa do mesmo ramo de atividade é condição sine qua non, ou seja, indispensável, para que se possa realizar benchmarking em uma organização.
Com relação à teoria do enfoque sistêmico na administração
moderna, julgue os itens seguintes.
Apesar de a teoria dos sistemas ter revolucionado a forma de se estudar o ambiente, não é possível afirmar que essa teoria tenha estabelecido um novo paradigma a partir da reorientação do pensamento em torno da inter-relação dos elementos, em contraposição às escolas clássicas apoiadas no pensamento analítico.
Tendo em vista que o planejamento, segundo Peter Drucker (1962),
diz respeito às implicações futuras de decisões presentes, julgue os
próximos itens, referentes aos diversos níveis de planejamento.
O detalhamento das estratégias e políticas pela gerência intermediária, encarregada do planejamento tático, ou seja, aquele responsável por aprimorar o resultado de uma área específica da organização, resulta nos planos de ação, ferramentas características desse nível de planejamento.
Surgida algum tempo depois das escolas clássicas da administração,
a escola da qualidade proporcionou diversas ferramentas e
instrumentos aos gestores. A respeito da contribuição dessa escola
para a administração das organizações, julgue os itens que se
seguem.
O diagrama de causa e efeito (diagrama de Ishikawa) é uma ferramenta que visa definir o conjunto de causas responsável por um ou mais efeitos.
Acerca das ideias e princípios defendidos por Deming, expoente da
escola da qualidade, julgue os itens a seguir.
Deming preconizava a competitividade entre os fornecedores, que, segundo ele, poderia reduzir custos e aumentar a qualidade dos insumos, dada a necessidade de constante negociação entre a organização e o rol de fornecedores.
Leia o fragmento:
Assinale a afirmativa FALSA em relação a este modelo.
A departamentalização funcional agrupa funções comuns ou atividades semelhantes para formar uma unidade organizacional. As pessoas ficam mais unidas para execução das tarefas, aumentando a qualidade e a produtividade organizacional. Assinale a alternativa que apresenta uma vantagem da abordagem funcional por departamentalização.
Observe a figura a seguir. 
O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização GesPública instituído pelo Decreto nº 5.378, de 23 de fevereiro de 2005, tem por finalidade contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos e para o aumento da competitividade do País. Acerca do tema GesPública e considerando a figura apresentada, assinale a alternativa correta.
Sobre arranjo organizacional e seus tipos de estrutura, pode-se afirmar:
Uma loja de departamentos como a RENNER ou a C & A, por exemplo, utiliza que forma de departamentalização. Assinale a afirmativa correta:
Os organogramas possuem como objetivo definir e estabelecer dentro de uma organização:
Leia o fragmento abaixo:
São técnicas de planejamento, EXCETO:
Analise as afirmativas abaixo e responda ao que se pede:
I - Administração sistêmica é o processo administrativo de reunir ou combinar todas as partes integrantes de um sistema global para alcançar determinados objetivos.
II - Na administração sistêmica, as partes têm prevalência sobre o todo, pois devem estar intimamente relacionadas entre si, por meio de suas respectivas entradas e saídas, visando ao objetivo maior do sistema.
III - A administração sistêmica procura fazer com que todos os órgãos da empresa trabalhem em conjunto para obter efeitos de sinergia.
Baseando-se na análise das afirmativas, assinale a opção CORRETA:
A respeito de administração financeira, julgue os próximos itens.
Se, para captar recursos, uma empresa vender seus títulos de dívida e suas ações a investidores no mercado financeiro, haverá fluxos de caixa dessa empresa para os mercados financeiros.
Julgue os itens a seguir, relativos a orçamento de investimentos.
Nas decisões de investimento, o ponto central está no fluxo de caixa, e não, no lucro líquido contábil, haja vista que o lucro líquido contábil é baseado em conceitos do regime de competência, que não levam em conta o fluxo de entradas e saídas de caixa da organização.