Observe as proposições no que tange à Organização por equipes.
I. Equipes permanentes são compostas de pessoas de vários departamentos funcionais que
resolvem problemas mútuos.
II. Uma das desvantagens da organização por equipes é o não aproveitamento da estrutura
funcional, perdendo em economia de escala e treinamento especializado, sendo uma
desvantagem ao relacionamento grupal mais intenso.
III. A abordagem de equipes torna as organizações mais ágeis e flexíveis ao ambiente global e
competitivo.
IV. Uma vantagem da organização por equipes é a redução de barreiras entre departamentos,
aumentando o compromisso pela maior proximidade entre as pessoas.
V. A estruturação por equipe pode provocar uma descentralização exagerada e não planejada.
Estão CORRETAS apenas as proposições que constam nos itens
Sobre o conceito de Cultura Organizacional, considere as seguintes afirmativas:
1.É uma força social que fornece energia para a mobilização dos membros de uma organização.
2.Reflete-se nos estilos de liderança, na linguagem, nos símbolos e nos procedimentos e rotinas.
3.Refere-se ao conjunto de artefatos tangíveis e comportamentos explícitos da organização.
Assinale a alternativa correta.
O conceito de clima organizacional está relacionado a fatores como liderança, satisfação, ética, motivação, desempenho e rotatividade, entre outros. Sobre esse conceito, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras V ou falsas F:
( ) É o conjunto de relações entre homem e máquina, que busca a melhoria das condições de trabalho por meio de métodos da tecnologia.
( ) Está relacionado com o grau de motivação de seus participantes.
( ) É o conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebidas pelos membros da organização que influencia o seu comportamento.
( ) Representa o conjunto de regras impostas pela empresa, que influencia o comportamento de seus funcionários.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
A estratégia corporativa é um processo organizacional, de muitas formas inseparável da estrutura, do comportamento e da cultura da empresa onde ocorre. Entretanto, podemos abstrair desse processo dois aspectos importantes, interrelacionados na vida real, mas separados para fins de análise. O primeiro pode ser chamado de formulação da estratégia, e o segundo de implementação da estratégia. Assinale a alternativa que correlaciona corretamente a(s) subatividade(s) com o respectivo aspecto da estratégia corporativa.
Maslow é o autor mais conhecido quando tratamos da classificação das necessidades humanas. Ele desenvolveu a ideia de que as necessidades humanas se dispõem em uma hierarquia mais complexa que a simples divisão em duas grandes categorias, como era anteriormente feita. Com base nesse entendimento, assinale a alternativa correta.
A cultura organizacional é uma variável amplamente estudada para permitir um melhor entendimento do comportamento organizacional. A cultura em uma organização cumpre algumas funções. São funções da cultura organizacional, EXCETO:
Analise as afirmações abaixo sobre competitividade e assinale a alternativa correta.
I. Competitividade é uma tradução particular da ideia de eficácia, que se aplica particularmente nas empresas.
II. Competitividade é um critério extremamente importante de desempenho.
Estão corretas as afirmativas:
Na teoria Clássica da Administração, Fayol define o ato de administrar como: prever, organizar,
comandar, coordenar e controlar. As funções administrativas envolvem os elementos da
Administração, isto é, as funções do administrador. (CHIAVENATO, 2003, p. 81 ). Associe a segunda
coluna com a primeira.
I. Previsão
II. Organização
III. Comando
IV. Coordenação
V. Controle
( ) Harmoniza todas as atividades do negócio, facilitando seu trabalho e sucesso. Sincroniza coisas e ações em proporções certas e adapta meios aos fins visados.
( ) Consiste na verificação para certificar se tudo ocorre em conformidade com o plano adotado, as instruções transmitidas e os princípios estabelecidos. O objetivo é localizar as fraquezas e erros
no intuito de retificá-los e prevenir a recorrência.
( ) Avalia o futuro e o aprovisionamento dos recursos em função dele.
( ) Proporciona tudo o que é útil ao funcionamento da empresa e pode ser dividida em organização material e organização social.
( ) Leva a organização a funcionar. Seu objetivo é alcançar o máximo retorno de todos os empregados no interesse dos aspectos globais do negócio.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.
A respeito das teorias de administração, associe a segunda coluna com a primeira.
I. Administração Científica
II. Teoria da Burocracia
III. Teoria Estruturalista
IV. Teoria do Desenvolvimento Organizacional
V. Teoria da Contingência
( ) Corrente baseada na sociologia organizacional, procura consolidar e expandir os horizontes da administração.
( ) Considera a administração uma ciência aplicada na racionalização e no planejamento das atividades operacionais.
( ) Possui uma postura altamente técnica e mecanicista. Preocupa-se com a estrutura e seu conjunto de cargos e funções.
( ) Corrente mais recente e que parte do princípio de que a administração é relativa e situacional, isto é, depende de circunstâncias ambientais e tecnológicas da organização.
( ) Corrente baseada na psicologia organizacional, redimensiona e atualiza os conceitos da Teoria das Relações Humanas.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.
No início do ano, servidores do departamento de patrimônio da organização pública XYZ passaram um final de semana em um hotel para planejarem os objetivos do ano. Ao final do ano, os servidores voltaram ao hotel para verificar se os objetivos foram cumpridos.
Tão importante quanto planejar é comparar os resultados obtidos com o que foi planejado, e essa função administrativa de monitoração é denominada:
Em todas as organizações, os administradores desempenham funções e papéis que lhes são próprios. Para desempenhá-los, o administrador deve possuir habilidades de três tipos: humanas, técnicas e conceituais. Essas habilidades são exigidas com maior ou menor intensidade, dependendo do nível organizacional em que o administrador atua.
Assim, é correto afirmar que:
Uma das principais contribuições da estrutura matricial para o projeto é a de que ela permite
O planejamento é a função administrativa de maior
importância para o sucesso da organização. Uma
empresa sem planejamento não consegue definir
corretamente as suas metas e nem reunir esforços ou
recursos para conquistar seus objetivos. Por outro lado,
uma organização que consegue elaborar corretamente
o seu planejamento, minimiza os riscos e maximiza o
alcance de seus resultados. Sobre o processo de
planejamento no nível institucional ou estratégico,
marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as
falsas.
( ) É projetada a longo prazo, focalizando o futuro e o
destino da organização.
( ) Envolve cada departamento ou setor, em separado.
( ) Resulta em ações específicas, pois focaliza o
imediato/presente.
( ) Envolve a organização como um todo e propõe
ações globais.
A sequência está correta em
Todas as organizações necessitam de líderes, seja no
nível estratégico, gerencial ou operacional; entretanto,
apesar da liderança ser uma característica de extrema
importância para o administrador ou gestor, o fato é
que estes profissionais nem sempre possuem as
características de um verdadeiro líder. O líder nasce de
um grupo social e é geralmente dotado de uma
capacidade de influenciar e de agregar pessoas para o
cumprimento de tarefas, de metas, enfim, de ser a
peça-chave em situações de grande importância para
qualquer organização. Sobre a “tomada de decisão” no
âmbito da “Teoria dos Estilos de Liderança”, proposta
por White e Lippit, analise as afirmativas, marque V
para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Na liderança autocrática as diretrizes são debatidas
e decididas pelo grupo, que é estimulado e
orientado pelo líder.
( ) Na liderança democrática apenas o líder decide e
fixa as diretrizes sem qualquer participação do
grupo.
( ) Na liderança liberal o líder dá total liberdade ao
grupo para a tomada de decisões, com mínima
intervenção.
A sequência está correta em
É um tipo de estrutura organizacional adequado a ambientes
e situações estáveis de mercado, demanda e tecnologia.
Esse sistema organizacional compreende a estrutura