Os estilos de liderança determinam o tipo de relação dos líderes com os grupos, dependendo da diversidade da situação e das diversas forças que afetam a conduta dos liderados. Nas alternativas abaixo, assinale àquela que corresponde aos estilos de liderança apresentados a seguir:
I. É aquela em que as decisões são tomadas unicamente pelo líder, sem a participação da equipe.
II. É aquela que praticamente não conta com a participação do líder.
III. É aquela em que o líder participa e estimula na equipe os comportamentos desejados, mas a equipe possui relativa autonomia para, com apoio do líder, decidir.
No programa de qualidade total, a técnica que preconiza a redução de níveis hierárquicos com o objetivo de reduzir as operações ao essencial do negócio é denominada de
É correto afirmar que o planejamento operacional
Na TGA, encontra-se, no período da Administração Científica, diversos conceitos que propunham o aumento da eficiência. A distribuição de diferentes atividades entre as pessoas no sentido de aumentar o potencial de capacidades, proporcionar economia de tempo, adquirir habilidades mediante treinamento, gerando aumento da produção, redução de custos e economia de escala é um conceito denominado:
No que se refere às características básicas das organizações formais modernas e ao processo organizacional, julgue o item seguinte.
Uma das vantagens da departamentalização funcional é que ela fortalece a cooperação interdepartamental, diminuindo barreiras entre os departamentos devido à ênfase nas especialidades.
Quanto à gestão de processos, à gestão da qualidade e à gestão de projetos, julgue o próximo item.
Na implantação de um programa de qualidade total, há a mudança no enfoque do controle das pessoas, que tende a ser centralizador e mais rígido.
O desenho de responsabilidades da organização, que tem por objetivo formalizar e estabelecer as relações de poder e de comando sobre o trabalho, incluindo os fluxos de comunicação entre os níveis estratégicos, táticos e operacionais, denomina-se:
Julgue o item seguinte, relativo a princípios básicos de administração.
A função do controle relaciona-se diretamente com a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados por meio da atividade das pessoas que compõem a organização.
No que diz respeito a conceitos e tipos de estrutura organizacional, a relações humanas, a desempenho profissional e a desenvolvimento das equipes de trabalho, julgue o item subsecutivo.
A organização do tipo linha-staff resulta da combinação dos tipos de organização linear e funcional.
O tema da estrutura organizacional foi considerado muito importante, principalmente na década de 1960 e na primeira metade dos anos 1970. Apesar da mudança de ênfase para outros temas da área organizacional, a importância da estrutura para a dinâmica das organizações ainda é reconhecida. A respeito desse tema, identifique se as afirmativas a seguir são verdadeiras “V” ou falsas “F” e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. ( ) De acordo com as pesquisas sobre a estrutura das organizações, apesar de serem fenômenos multidimensionais, a complexidade, a formalização e a centralização variam muito pouco dentro de uma organização, pois geralmente são elementos com grau de intensidade semelhante entre si. ( ) A formalização, uma característica importante da estrutura das organizações, não é um conceito neutro. Quando se acredita que os membros sejam capazes de exercer julgamento e autocontrole excelentes, a formalização é baixa; quando eles são encarados como incapazes de tomarem suas próprias decisões, exigindo um grande número de normas para orientar seu comportamento, a formalização é elevada. ( ) Diversas variáveis estruturais críticas estão diretamente vinculadas à natureza da tecnologia das organizações. Diante disso, aspectos vitais das estruturas organizacionais, como o número de níveis da hierarquia administrativa, a amplitude de controle dos supervisores de primeiro escalão e a proporção de gerentes e supervisores em relação ao restante de pessoal, são afetados pelo tipo de tecnologia utilizada pela organização. ( ) A estrutura organizacional é um meio complexo de controle que é continuamente produzido e recriado em interação e que, ainda assim, modela essa interação. Por isso, afirma-se que as estruturas organizacionais são constituídas e constitutivas. ( ) A complexidade de uma estrutura organizacional está relacionada à quantidade de unidades que a organização possui espalhadas geograficamente e, também, pelo número de divisões e departamentos que podem ser especializados funcionalmente. Outro critério a ser considerado em termos de complexidade da estrutura organizacional é a extensão de sua hierarquia.

A respeito da autoridade de staff, é correto afirmar que se trata do(a)
Os tipos de estruturas organizacionais formais e informais sempre existiram, embora no início da era industrial as estruturas fossem mais informais que formais. Analise as seguintes afirmações a respeito das estruturas organizacionais: I. As estruturas formais mantêm-se cada vez mais rígidas nas organizações; II. As estruturas formais foram criadas para que as empresas pudessem dividir e executar as funções administrativas básicas; III. A estrutura informal é aquela que estabelece as relações de hierarquia e comando, responsabilidades e papeis funcionais, visando a interação e operacionalização dos diversos processos existentes em uma organização; IV. A estrutura formal é aquela descrita nos organogramas. É correto afirmar que:
Certo estabelecimento de ensino apresenta em seu quadro de colaboradores, seis gestores com as seguintes características:
I. Alfredo, gerente de administração, veio removido de outra unidade, do setor de ensino, mas conseguiu adaptar-se de forma rápida à sua nova realidade de atividades, bem como com à nova equipe.
II. Bruno, Coordenador de gestão de pessoas, possui uma equipe grande em seu setor, e acha que quanto menos ele influenciar e interferir nas atividades de seus colaboradores, melhor para as atividades do setor.
III. Carlos, chefe de auditoria, é um líder que sempre consegue atingir suas metas, com ótimos resultados, colocando sua equipe em sintonia com a tarefa a ser executada, mantendo em alto nível os aspectos técnicos e métodos de produção do seu setor.
IV. Diego, gerente de assistência estudantil, é um gestor que sempre se preocupa com o relacionamento de seus colaboradores, colocando como mais importantes comportamentos a confiança mútua, amizade e calor humano.
V. Ernesto, chefe de transporte, é um típico gestor à moda antiga, sempre possuindo a última palavra, promovendo ações que, em muitas vezes, não são discutidas com seus colaboradores.
VI. Fausto, o coordenador de almoxarifado é o líder que sempre envolve o grupo nas decisões do setor, incentivando a participação dos colaboradores, delegando tarefas e apoiando o desenvolvimento de todos.
Segundo as teorias comportamentais, principalmente as de CAVALCANTI (2005) e MELO (2001), marque a alternativa que classifica, respectivamente, os estilos de liderança apresentados de forma correta:
Quanto ao equilíbrio organizacional, aos objetivos, aos desafios e às características da gestão de pessoas e ao comportamento organizacional, julgue o item a seguir.
É correto afirmar que a gestão de pessoas é sensível à mentalidade e à cultura corporativa que predominam em uma organização.
Quanto ao equilíbrio organizacional, aos objetivos, aos desafios e às características da gestão de pessoas e ao comportamento organizacional, julgue o item a seguir.
No estilo de liderança autocrática, o líder delega totalmente as decisões ao grupo e deixa-o completamente à vontade, sem controle algum.