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Para atender às funções de planejar, organizar, dirigir e controlar, o administrador desempenha alguns papéis categorizados em interpessoais, informacionais e decisórios. Refere-se a uma atividade do papel decisório:

Em relação às principais abordagens da administração (da clássica à contingencial), à evolução da Administração Pública no Brasil (após 1930), às reformas administrativas e à nova gestão pública, julgue:  

A edição do Decreto‐Lei n.º 200/1967 é considerada como o primeiro momento da administração gerencial na Administração Pública no Brasil. 

Acerca das funções administrativas, assinale a alternativa que preencha correta e  respectivamente as lacunas.


"_____ é a fase do processo administrativo que define a divisão do trabalho organizacional a ser feito por meio de tarefas de órgãos ou cargos e cuida da coordenação dos esforços para garantir o alcance do propósito desejado. _____ é a fase do processo administrativo que coordena e converge esforços de todas as pessoas para garantir que elas desempenhem
suas tarefas de modo a alcançar os objetivos organizacionais com sucesso. _____ é a fase do processo administrativo que estabelece os objetivos a serem alcançados e identifica as ações necessárias para atingir tais objetivos. _____ é a fase do processo administrativo que monitora o desempenho." (Chiavenato, 2005)

O capital intelectual é produzido por meio dascompetências dos profissionais, as quaispodem estar desenvolvidas ou não no seuingresso e/ou permanência na organização.Em relação ao capital intelectual, assinale aalternativa incorreta.

As competências são definidas como o conjunto de habilidades necessárias para que a pessoa desenvolva suas atribuições e responsabilidades.
Geralmente, em uma organização, é exigido que os profissionais tenham competências técnicas, gerenciais e comportamentais. Sobre as
características das competências, analise as afirmativas abaixo.

  1. As competências técnicas capacitam o profissional em expressão, raciocínio quantitativo e lógico, visão crítica e analítica e se relacionam
    à especialização na área de atuação do colaborador.
  2. As competências gerenciais estão estreitamente ligadas às técnicas e às comportamentais, transformando-se em indispensáveis ferramentas de trabalho que capacitarão os colaboradores na entrega de resultados.
  3. As competências comportamentais envolvem atitudes de liderança estratégica e planejamento na tomada de decisão para gerenciamento e
    para o alcance dos objetivos.

Assinale a alternativa correta.

Quando o indivíduo comporta-se em um papel dentro das organizações, inter-relacionando-se com os demais indivíduos como um sistema aberto, ele representa o conceito de

"O comportamento organizacional refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em
organizações. Preocupa-se com a influência das pessoas e grupos sobre as organizações e
vice-versa. (Chiavenato, 2005). Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V)
ou Falso (F).

(  ) As organizações esperam que seus colaboradores reconheçam o papel da empresa
na sociedade, contribuindo para a realização da missão organizacional. Assim como esperam que eles tenham conhecimento dos objetivos e visão organizacional contribuindo para o futuro da organização.
(  ) As organizações buscam pessoas que estejam comprometidas, que apresentem um
desempenho além das expectativas, e que coloquem os interesses da organização acima
de padrões éticos e responsáveis.
(  ) O equilíbrio organizacional depende da compatibilidade entre as contribuições dadas
pelos colaboradores e as recompensas ofertadas pela organização.
(  ) A empregabilidade está relacionada à capacidade de manter um emprego em uma organização. A ocupabilidade está relacionada à capacidade de manter atualização profissional constante que assegure flexibilidade, oportunidades de carreira, projetos etc. dentro e fora da organização.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

A motivação constitui um importante campo doconhecimento da natureza humana e Maslow(2000) apresenta uma hierarquia de necessidades básicas que, se não forematendidas, podem provocar a desmotivação nas pessoas.

De acordo com a análise da figura acima, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


(  ) O nível 1 apresenta as necessidades básicas
(  ) O nível 2 apresenta as necessidades que são balizadores sociais
(  ) O nível 5 representa as necessidades de moralidade, criatividade, solução de problemas, aceitação dos fatos, entre outros.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

A liderança no contexto organizacional sempre irá desenvolver algum tipo de influência para que determinados grupos de profissionais desenvolvam suas atividades, alcançando os objetivos pretendidos. Chiavenato (2017), define o estilo clássico de liderança em três diferentes tipos: autocrática, democrática e liberal. Nesse contexto, analise as informações a seguir.

  1. Liderança autocrática – o líder é quem decide e fixa diretrizes nas tomadas de decisões, não havendo participação do grupo. O comportamento do líder é dominador e pessoal nos elogios e nas críticas ao grupo.
  2. Liderança democrática – total liberdade ao grupo para tomar decisões, com a mínima intervenção do líder. A participação do líder é limitada pois as suas orientações são dadas se o grupo as solicita.
  3. Liderança liberal – na tomada de decisões as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, que é estimulado e orientado pelo líder. O líder é objetivo e limita-se aos fatos nos elogios ou nas críticas.

Assinale a alternativa correta.

O planejamento é um dos fatores fundamentaisde uma organização para que os resultadossejam alcançados e as metas atingidas. OSEBRAE (2018) apresenta as sete etapas doPlanejamento Estratégico, entre elas adeclaração de Visão e Missão da organização.Em relação a Missão da organização, assinalea alternativa correta.

A ideia de que o parcelamento de tarefas representa a mola do sistema e a determinadas ações ou causas decorrerão determinados efeitos ou consequências dentro de alguma correlação representa o cerne

O conjunto de características-chave que uma determinada organização valoriza e que representa uma percepção comum compartilhada pelos membros dessa mesma organização é

A estrutura organizacional que combina as vantagens da especialização funcional com o foco e responsabilidades da departamentalização do produto, ou divisional, é conhecida como estrutura

Leia o texto abaixo sobre estrutura organizacional.


"Segundo Rocha (2015) suas aplicações acontecem, em hospitais, laboratórios  governamentais, instituições financeiras etc. O que a difere das outras formas de estrutura organizacional, é que características de mais de uma estrutura atuam ao mesmo tempo sobre os empregados. Outro aspecto diferenciador é que existe múltipla subordinação, ou seja, os empregados se reportam a mais de um chefe, o que pode gerar confusão nos subordinados e se tornar uma desvantagem desse tipo de estrutura. É uma ótima alternativa para empresas que trabalham desenvolvendo projetos e ações temporárias. Nesse tipo de estrutura o processo de decisão é descentralizado."


Assinale a alternativa correta que apresenta a estrutura organizacional descrita no texto

Acerca dos principais teóricos e suas contribuições para a gestão de qualidade, assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

"_____ foi responsável por difundir três crenças na gestão organizacional: constância de finalidade; melhoria constante; conhecimento profundo, cujas diretrizes são traduzidas em seus quatorze princípios para a qualidade. Ajudou a tornar as empresas mais competitivas, buscando a melhoria constante, a aplicação de métodos estatísticos e a visão de longo
prazo. "
"Umas das primeiras contribuições de _____ para a qualidade foi a disseminação do círculo de qualidade, tempos depois se destacou por criar uma das ferramentas da qualidade mais utilizadas, o diagrama de causa e efeito. "
"Após trabalhar como engenheiro na empresa Western Eletric, _____, se transferiu, em 1924, para os laboratórios da Bell Telephones, onde publicou o histórico memorando datado de 16 de março de 1924, no qual apresentou e propôs aos seus superiores o gráfico/carta de controle."
"_____ trouxe à tona o conceito de que a qualidade nada mais é que a soma dos esforços de toda a organização para satisfazer o cliente. Isso abriu novas perspectivas sobre a qualidade no mundo inteiro e deu origem ao seu maior legado, o Controle da Qualidade Total (CQT)."

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