Julgue o próximo item, acerca de gestão estratégica de pessoas, treinamento e desenvolvimento, indicadores de desempenho e gestão por competências.
Flexibilidade e inovação são diferenciais competitivos fundamentais em equipes orientadas por uma gestão estratégica de pessoas em busca de sucesso organizacional.
Julgue o próximo item, acerca de gestão estratégica de pessoas, treinamento e desenvolvimento, indicadores de desempenho e gestão por competências.
Na formulação de processos de gestão de pessoas por competências, devem-se priorizar a estrutura organizacional, em vez dos macroprocessos empresariais, e a estrutura de cargos, em vez da complexidade das atribuições exercidas pelos colaboradores.
Julgue o próximo item, acerca de gestão estratégica de pessoas, treinamento e desenvolvimento, indicadores de desempenho e gestão por competências.
O nível de satisfação de clientes internos e externos é um indicador de desempenho adequado à mensuração da qualidade dos serviços prestados, desde que se baseie em informações objetivas.
O mercado de trabalho é altamente dinâmico, sujeito a mudanças constantes e transformações significativas ao longo do tempo. As características estruturais e conjunturais desse mercado exercem uma forte influência sobre as práticas de gestão de pessoas adotadas pelas organizações.
Assinale a opção que indica o impacto do mercado de trabalho em oferta sobre as práticas de gestão de pessoas das organizações.
À luz da estrutura, dos processos, da comunicação organizacional, dos processos internos, da análise interna das organizações do ponto de vista operacional, estrutural e de funcionamento evolutivo e dos sistemas tecnológicos de apoio ao funcionamento organizacional, julgue os itens de 76 a 82.
Um adequado sistema de informações de RH deve ser composto de um conjunto de subsistemas independentes que possam gerar informações de uso exclusivo ao processo da gestão de pessoas da organização.
Acerca dos conceitos, da importância e da relação com os outros sistemas de organização, das atribuições básicas da área de recursos humanos (RH), dos objetivos e das políticas, julgue os itens de 51 a 55.
Por não haver determinações universais para a gestão humana, as práticas de gestão de RH devem ser flexíveis e adaptáveis às características da organização.
Um especialista em gestão de recursos humanos (GRH) foi convidado a palestrar na Universidade Corporativa da empresa pública municipal KAIZEN. Cabia a ele discorrer sobre a redefinição da estratégia de GRH dessa entidade com vistas a um alinhamento das suas políticas e práticas de gestão de pessoas com os propósitos organizacionais. Durante sua apresentação, o palestrante afirmou
que é a função operativa de recursos humanos que constitui a “porta de entrada” em qualquer sistema integrado de GRH no setor público, permitindo antecipar a definição de diretrizes coerentes nos subsistemas restantes, com os quais está conectado.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna no texto acima.
Julgue o item que se segue, relativo à gestão de pessoas e à gestão da qualidade.
As ações organizacionais para desenvolvimento de competências, que favorecem a eliminação dos gaps existentes, visam ao alcance da estratégia organizacional.
No que concerne ao planejamento de recursos humanos, tem-se como etapa relevante a relativa ao desenho dos cargos a serem preenchidos na organização.
Entre os diferentes modelos que podem ser aplicados em tal etapa, o modelo contingencial
A fim de agregar valor à organização, as estratégias de recursos humanos devem estar articuladas às estratégias organizacionais.
Assim, uma organização que atua em um ambiente dinâmico e adota estratégia de negócio prospectiva e ofensiva deve ter sua estratégia de RH relativa aos processos de recrutamento e seleção (obtenção de recursos humanos) voltada para:
Em se tratando dos subsistemas da gestão de pessoas, o subsistema de
Byung-Chul Han (2019) afirma que o meio digital e a permanente encenação do ego promovem cansaço, pois os novos meios de comunicação e suas técnicas estão destruindo cada vez mais a relação com o outro, o que torna a comunicação pobre em:
Jorge tem uma vasta cognição social e uma inteligência emocional pouco desenvolvida, por isso a instituição procura afastá-lo de atividades que exigem intervenções:
No que se refere à função de direção, julgue o item.
Segundo as teorias situacionais da liderança, o líder tende a ser mais participativo quando sua área de autoridade é elevada.