O processo de dispor os recursos em uma estrutura que facilite a realização dos objetivos da administração chama-se
Com relação ao planejamento estratégico, analise as afirmativas a seguir.
I. A visão organizacional diz respeito à natureza da organização, sua razão de existir.
II. Missão organizacional é um ponto futuro para o qual a organização deseja que as pessoas envolvidas dirijam seus esforços.
III. Os valores constituem um conjunto de crenças básicas detidas pelos indivíduos em uma organização.
Assinale:
O Balanced Scorecard, segundo o modelo de Kaplan e Norton, traduz missão e estratégia em objetivos e medidas, organizados nas seguintes perspectivas:
A tecnologia patenteada de um produto, em estratégia competitiva, equivale à seguinte barreira de entrada:
Considere as seguintes afirmações em relação aos tipos de planos presentes no planejamento organizacional de uma empresa:
I. O plano estratégico, de modo geral, possui uma forte orientação externa, abrange objetivos gerais e planos genéricos.
II. O plano gerencial está focado em departamentos de uma organização, possui horizonte de longo prazo, abrange objetivos gerais e define planos genéricos.
III. O plano operacional define procedimentos e processos específicos, possui foco nas tarefas e é constantemente adaptado.
Assinale
Segundo Amyr Klink, para se chegar onde quer que seja não é
preciso dominar a força; basta controlar a razão. Tendo como
referência inicial essa assertiva, julgue os seguintes itens, acerca
do planejamento.
As variáveis externas e não controláveis pela empresa que podem criar condições desfavoráveis para ela são conhecidas como pontos fracos.
A definição de construção de cenários para uma organização é:
A Matriz SWOT é composta por quatro itens de análise que auxiliam a identificar
A análise típica que acompanha o fluxo-objeto desde uma fábrica, passando pelo depósito e chegando até o ponto de venda, determinando os custos associados a esta movimentação, é uma análise
O planejamento estratégico, em uma de suas etapas, propõe um diagnóstico estratégico, onde as variáveis do ambiente interno e do ambiente externo são avaliadas. São consideradas variáveis do ambiente externo:
A empresa Lojas Rick Ltda, é a terceira maior rede de lojas de departamentos de vestuário no Brasil, com uma trajetória de pioneirismo e qualidade. Sediada na região Nordeste do País, está presente também, com forte atuação nas regiões Norte e Centro-Oeste. Possui uma cultura corporativa sólida e uma gestão voltada para superar as expectativas dos clientes com produtos de qualidade e preços acessíveis. Em sua última reunião no mês de novembro de 2009, a Diretoria de marketing, seguindo as diretrizes estabelecidas pela Companhia, elaborou o seu plano de ação para, a partir do ano de 2010, penetrar também nos mercados da região Sudeste. Estão previstas a forte utilização da mídia televisiva e escrita, assim como a realização de vários eventos de moda patrocinados pela marca. No que tange à abrangência do planejamento, a diretoria de marketing das Lojas Rick está desenvolvendo que tipo de planejamento?
Assinale a alternativa que indique uma tática da estratégia de liderança em indústrias em declínio.
A organização não governamental (ONG) Viver com
Saúde possui programas de incentivo à prática desportiva, de
monitoramento da saúde bucal, de divulgação sobre a prevenção
de doenças sexualmente transmissíveis, entre outros. A referida
ONG atua exclusivamente no Distrito Federal (DF), mas pretende
ampliar sua área de atuação para o estado de Goiás em face da
realidade precária dos fornecedores de serviços de saúde das
pequenas cidades do entorno do DF. Tal ampliação implicará um
aumento de 70% nos custos da organização. Para tanto, a ONG
terá de tomar decisões acerca do seu processo organizacional.
A partir da situação hipotética acima, julgue os itens a seguir com
relação ao processo organizacional.
O presidente da referida ONG integra o nível estratégico da organização e suas decisões causam impacto, geralmente de longo prazo, em toda a organização.
Uma empresa que atua na área de exploração e refino de petróleo decidiu diversificar seu negócio e investir na geração de energia a partir do vapor liberado em seu processo produtivo. Para tal, criou uma nova empresa, formada por um conjunto de usinas termelétricas localizadas junto às unidades de negócio de exploração e refino de petróleo.
O motivo para a estratégia de diversificação é
Para empresas de transporte rodoviário, a análise do ambiente econômico implica, inclusive, o acompanhamento dos preços de commodities, por exemplo, o preço do barril de petróleo e seus derivados, consequentemente.
PORQUE
Um aumento do preço dos derivados do petróleo pode provocar a redução de seus preços de serviços de transporte ao consumidor final e gerar aumento da demanda.
A esse respeito, conclui-se que