Tratando-se do Mapa Estratégico do TRE-RS, os objetivos estratégicos: 1) prestar serviços com excelência; 2) fortalecer as relações institucionais e 3) responsabilidade socioambiental são vinculados às perspectivas:
A organização não governamental (ONG) Viver com
Saúde possui programas de incentivo à prática desportiva, de
monitoramento da saúde bucal, de divulgação sobre a prevenção
de doenças sexualmente transmissíveis, entre outros. A referida
ONG atua exclusivamente no Distrito Federal (DF), mas pretende
ampliar sua área de atuação para o estado de Goiás em face da
realidade precária dos fornecedores de serviços de saúde das
pequenas cidades do entorno do DF. Tal ampliação implicará um
aumento de 70% nos custos da organização. Para tanto, a ONG
terá de tomar decisões acerca do seu processo organizacional.
A partir da situação hipotética acima, julgue os itens a seguir com
relação ao processo organizacional.
A decisão da referida ONG, de ampliar sua área de atuação do DF para o estado de Goiás, é inerente ao planejamento no nível operacional, pois envolve uma necessidade de curto prazo e uma decisão que deve ser tomada pelo gestor tático da organização.
Julgue os itens subsequentes, que versam acerca das teorias da
administração.
Sob o enfoque da administração estratégica, a diferenciação é uma estratégia empresarial que consiste em impor uma forte identidade própria no serviço ou no produto, de modo a torná-lo distinto dos demais produtos ou serviços concorrentes.
Entre as novas técnicas gerenciais passíveis de utilização na
administração pública, está o BSC (balanced scorecard).
Segundo Chiavenato, o BSC habilita a organização a focar suas
equipes de executivos, unidades de negócios, recursos humanos,
tecnologia da informação e recursos financeiros para sua
estratégia organizacional. Com relação ao BSC, julgue os itens
que se seguem.
O BSC cria um contexto para que as decisões estejam relacionadas com a estratégia e a visão organizacional.
Um processo de planejamento estratégico pode envolver algumas distorções na tomada de decisão sobre quais estratégias desenvolver. Essas distorções costumam ocorrer devido a características do gerente, da organização ou do ambiente externo. Nesse contexto, é uma característica do gerente
Associe os níveis do planejamento, citados na coluna da esquerda, às suas principais características, listadas na coluna da direita.
A associação correta é:
Segundo Amyr Klink, para se chegar onde quer que seja não é
preciso dominar a força; basta controlar a razão. Tendo como
referência inicial essa assertiva, julgue os seguintes itens, acerca
do planejamento.
São as abordagens prospectiva e projetiva consideradas as principais formas básicas de desenvolvimento de cenários.
O planejamento de alternativas para lidar com os riscos de um projeto, caso aconteçam, recebe que definição?
O planejamento estratégico de tipo analítico visa
O planejamento estratégico deve definir os rumos do negócio e responder às perguntas: qual é o nosso negócio? Onde se quer chegar? Como a empresa está para chegar à situação desejada?
PORQUE
seu propósito geral é assegurar o desenvolvimento de curto e médio prazo da organização e intervir nos seus pontos fortes e fracos e nas variáveis externas.
É correto afirmar que
As grandes ações e caminhos que a empresa vai adotar, visando atuar nos propósitos atuais e futuros identificados dentro da empresa, conceituam-se como:
Acerca das características básicas das organizações formais
modernas, julgue os itens a seguir.
As organizações modernas devem reduzir os objetivos iniciais para satisfazer as necessidades adquiridas, e não, ajustar o atendimento das necessidades adquiridas aos seus objetivos iniciais.
Entre as novas técnicas gerenciais passíveis de utilização na
administração pública, está o BSC (balanced scorecard).
Segundo Chiavenato, o BSC habilita a organização a focar suas
equipes de executivos, unidades de negócios, recursos humanos,
tecnologia da informação e recursos financeiros para sua
estratégia organizacional. Com relação ao BSC, julgue os itens
que se seguem.
O BSC é voltado fundamentalmente para os aspectos financeiros, tais como balanço, fluxo de caixa, índices etc.
Ao longo do ano de 2000, a empresa brasileira XYZ identificou crescente número de visitas em seu site, originadas da Argentina. Muitos dos argentinos que procuravam informações a respeito dos produtos da XYZ compravam produtos através do site de vendas da empresa. Com o objetivo de aumentar a abrangência da empresa e iniciar atividades internacionais a partir do mercado argentino, em 2001, a XYZ comprou a empresa argentina WW e passou a ser proprietária de suas plantas de produção, armazéns e centros de distribuição, que passaram a produzir e distribuir produtos XYZ. A estratégia de ingresso no mercado internacional da XYZ é classificada como
O estudo do ambiente interno permite que os gestores identifiquem, por meio das competências, aquilo que suas empresas podem fazer em termos estratégicos. Uma vantagem competitiva sustentável é identificada pela avaliação de recursos e capacidades, a partir de quatro questões relacionadas a