No que se refere aos fundamentos do controle e desempenho organizacional, julgue os itens subsecutivos.
A avaliação de desempenho objetiva identificar as falhas e
os erros ocorridos durante os processos, a fim de comparar o
padrão final e o padrão inicialmente estabelecido para
os resultados gerais.
Os indicadores de gestão podem ser classificados em indicadores de esforço e indicadores de resultado. Conceitualmente, os indicadores de resultados:
Assinale a opção correta, acerca de motivação e liderança, comunicação, descentralização e delegação.
Julgue os próximos itens, relativos a BSC (balanced scorecard), a administração por objetivos e a características e tipos de controle.
O controle do tipo feedback baseia-se nas seguintes quatro etapas: estabelecimento de padrões de desempenho; mensuração do desempenho; comparação do desempenho com os padrões estabelecidos; e elaboração da informação acerca dos desvios ou da distância entre o desempenho medido e os padrões estabelecidos.
No que concerne à função e aos processos de planejamento em
organizações, julgue os itens subsequentes.
O balanced scorecard é uma ferramenta estratégica utilizada
na análise das seguintes dimensões associadas ao desempenho
empresarial: perspectiva dos clientes, perspectiva dos
processos internos, perspectiva dos trabalhadores e perspectiva
do desempenho financeiro.
Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de pessoas.
Um postulado básico da teoria do equilíbrio organizacional
consiste em oferecer estímulos aos participantes da
organização, como, por exemplo, recompensas, para
incentivá-los a contribuir, de modo mais eficaz, com o
desenvolvimento da instituição.
No que se refere a análise administrativa; estrutura organizacional
e organização; e sistemas e métodos de gestão secretarial, julgue os
itens que se seguem.
De acordo com a teoria dos dois fatores — os motivacionais e
os higiênicos —, classificação proposta por Herzberg, as
condições ambientais estão diretamente relacionadas ao
trabalho e constituem elemento motivacional para o indivíduo.
Acerca da comunicação no ambiente de trabalho, julgue os itens a seguir.
O telefone é o canal de comunicação por meio do qual a
mensagem emitida pelo atendente é transmitida durante o
atendimento telefônico.
Julgue os itens que se seguem, relativos a aspectos diversos do
processo de planejamento.
A elaboração de planos direcionados para curto prazo, com ações específicas para cada atividade de uma instituição, caracteriza procedimento de planejamento operacional.
No que se refere ao comportamento grupal e intergrupal em uma
organização, julgue os próximos itens.
Autoridade, ideologia, especialidade e política representam sistemas de influência que os jogadores, internos ou externos e aliados em coalizões, podem adotar na tentativa de afetar as decisões e os resultados das organizações.
Julgue os seguintes itens, relativos a estratégias de gestão de pessoas e gestão do desempenho.
O impacto do fator humano nos resultados organizacionais fez emergir a prática organizacional da gestão estratégica de pessoas
Segundo Morgan (2007) as organizações são vistas como sistemas de atividade política e focalizam as relações de interesse, conflito e poder. Sendo assim:
A preocupação que o administrador deve ter de que os recursos públicos sejam aplicados de forma mais racional possível no sistema municipal de transportes é um indicador de:
Acerca de comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.
Segundo a teoria dos motivos, de McClelland, aspirar realizar
metas elevadas, procurar relações interpessoais fortes e buscar
aprovação dos outros são características de pessoas que
demonstram que a motivação está baseada em motivos de
sucesso.
O Modelo de Tuckman, para o desenvolvimento de grupos de trabalho para atuar em Sistemas Colaborativos, tem os seguintes estágios sucessivos: