As organizações somente sobrevivem, crescem ou se tornam bem-sucedidas através de fatores que envolvem decisões, ações, aglutinações de recursos, competências, estratégias e uma busca permanente de objetivos para alcançar resultados. O que leva uma organização ao patamar da excelência não são apenas produtos, competências e recursos, mas o modo como ela é administrada, pois
As organizações são, por definição, sistemas abertos, pois não podem ser adequadamente compreendidas de forma isolada, mas sim pelo interrelacionamento entre diversas variáveis internas e externas que afetam seu comportamento. São elementos do processo administrativo enquanto um sistema aberto:
“Para compreender a avaliação de desempenho cabe destacar que sua utilização é ampla, abrange grande maioria das organizações e com metodologias mais diversas. Avaliar desempenhos é uma atividade que existe no Brasil há mais de 50 anos e, naturalmente, com uma metodologia bastante simples" (ARAUJO E GARCIA, 2009). Analise as vantagens proporcionadas pelo processo de Avaliação de Desempenho abaixo:
I – Possibilita a descoberta de talentos – por meio da identificação dos atributos de cada pessoa. Para compreender esta vantagem é fundamental remeter-se às finalidades da avaliação de desempenho, especificamente à ideia de desenvolver pessoas via identificação de pontos positivos e negativos.
II – Auxilia o direcionamento dos esforços da organização – esta vantagem está diretamente conectada à finalidade que fala do fornecimento de informações essenciais que façam interface a outras atividades da gestão de pessoas.
III – Serve de justificativa para discussões salariais – tendo em vista que, ao mesmo tempo em que oferece feedback às pessoas da organização, possibilitando o seu autodesenvolvimento, o processo de avaliação de desempenho serve para situar as pessoas na estrutura organizacional, podendo gerar daí argumentações direcionadas a salários e vantagens, face a uma possível nova posição funcional numa outra unidade.
IV – Auxilia o aprimoramento da qualidade de vida – ou seja, constitui um poderoso meio de resolver problemas de desempenho e melhorar a qualidade do trabalho e a qualidade de vida dentro das organizações.
Verifique as afirmações acima e assinale a afirmativa CORRETA:
Robbins, Judge e Sobral (2011) afirmam que "uma estrutura organizacional define como as tarefas são formalmente distribuídas, agrupadas e coordenadas". Sobre os seis elementos básicos que planejam a estrutura organizacional apropriada, associe a segunda coluna (resposta relacionada) com a primeira (pergunta-chave):

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.
Julgue o item. Uma das finalidades da estrutura organizacional é a identificação das tarefas necessárias ao alcance dos objetivos estabelecidos.
A respeito de organização, direção e controle, julgue o item. Se determinado administrador pretende definir as tarefas, atividades e operações de sua empresa, está trabalhando no desenho organizacional.
A respeito da organização interna das organizações e de seu relacionamento com o público externo, julgue o item. Se determinada fábrica for organizada respeitando o layout por processos, suas máquinas serão agrupadas de acordo com a natureza de cada operação executada.
Toda empresa é uma organização, porém nem toda organização é uma empresa. São características de uma organização:
Com base no estudo do enfoque sistêmico e do processo administrativo contemporâneo, analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. O enfoque sistêmico oferece ao administrador uma visão integrada das organizações e do processo administrativo.
II. Enquanto a administração científica tradicional focaliza apenas a eficiência do sistema e deixa as pessoas em segundo plano, a administração sistêmica propõe uma visão integrada: as organizações são sistemas sociais.
III. O indivíduo comporta-se em um papel dentro das organizações, inter-relacionando-se com os demais indivíduos como um sistema aberto. Nesse sentido, a Teoria de Sistemas utiliza o conceito do “homem social" em contraste com o do “homo economicus" da Teoria Clássica.
IV. Diferentes linhas de pensamento convergem para o moderno enfoque sistêmico. Entretanto, as mais importantes são a teoria da forma, a cibernética e a teoria geral dos sistemas.
V. A ideia de sistema e enfoque sistêmico ajuda a compreender muitas situações ou problemas enfrentados pelas organizações. Porém, é necessário utilizar outras abordagens teóricas para entender e manejar suas complexidades.
Carreiras podem ser definidas como o conjunto de cargos ou funções ocupadas por um profissional ao longo de sua vida. Os planos de carreira são resultado do planejamento feito pela organização para que as competências necessárias para o futuro organizacional sejam desenvolvidas.
Trata-se, portanto, de uma função estratégica de RH na organização para composição de seus quadros profissionais. Tendo em vista os tipos básicos de estruturas de carreiras, relacione os tipos de estruturas, na Coluna 1, às características apropriadas, na Coluna 2.
Coluna 1
Coluna 2
( ) São as estruturas verticais nas quais o indivíduo começa nos níveis mais baixos e pode crescer verticalmente, ocupando paulatinamente posições hierarquicamente superiores na mesma linha de autoridade. Destaca-se que nessa estrutura as pessoas não possuem alternativas ao
progredirem nas carreiras, devendo crescer apenas verticalmente para exercer o cargo de seus chefes, na mesma área de atuação.
( ) São estruturas que possibilitam alternativas para as pessoas no desenvolvimento de suas carreiras. O indivíduo pode crescer para cima, mas também para ocupar outras posições que não a do seu superior imediato. De qualquer forma, os requisitos para ocupar os cargos são préestabelecidos pela organização.
( ) São as estruturas de carreira que permitem aos funcionários se desenvolverem através de uma das linhas existentes na empresa, sendo que uma se refere a cargos de natureza mais técnica e outra a cargos de liderança ou gerenciais. Assim, as pessoas podem se desenvolver enquanto técnicos ou enquanto gestores, podendo ocupar níveis similares em cada uma das linhas. Esse modelo de estrutura tem formato em Y, na qual, depois de atuar na base e conforme se desenvolve na organização, o profissional pode optar por seguir uma das duas trilhas do Y.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Em Administração, centralização “significa que a autoridade para tomar decisões está concentrada no topo da organização, enfatizando assim a cadeia de comando” (Sobral e Peci, 2013, p. 265).
Embora a centralização das decisões possa ser questionada frente à maior complexidade do processo decisório gerada pelo ambiente externo mais turbulento e incerto que as organizações contemporâneas enfrentam, a centralização apresenta vantagens em relação à descentralização, tais como:
Em OSM há um recurso gráfico que serve para descrever a ordem em que é executado um determinado conjunto de atividades, possibilitando a avaliação e o redesenho do modus operandi, se necessário. É uma forma eficiente de detectar problemas como atrasos, falta ou excesso de controle ou documentos, ociosidade, desperdício de mão de obra e recursos, gargalos no percurso dos processos. Qual o nome dessa ferramenta?
A respeito da estrutura da organização, julgue o item
A estrutura divisional surge quando as empresas começam a diversificar os produtos, as tecnologias e os mercados que estão presentes e são organizados de acordo com os recursos necessários para que a organização produza bens ou serviços.
Assinale a alternativa que lista atividades inerentes à administração de organizações em diferentes contextos.
Com base nas informações apresentadas e na teoria sobre o desenho estrutural das organizações de Sobral e Peci (2013), assinale a alternativa INCORRETA.