Existem várias formas de transmitir a Cultura Organizacional dentro das organizações. Assinale a alternativa que apresenta as mais comuns.
No que se refere ao clima e à cultura organizacional, julgue o item.
A cultura organizacional manifesta-se na maneira como os integrantes de uma organização interagem entre si e com o mundo externo.
Para mudar o clima organizacional, é necessária a transição de uma situação para outra diferente, ou seja, passar de um estado para o outro. A incorporação de um novo padrão de comportamento por meio de suporte e de reforço, de modo que se torne a nova norma, integrando o que foi aprendido à prática atual, caracteriza a seguinte fase:
Sobre Cultura Organizacional, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Define a maneira como os integrantes da organização devem interagir entre si e com o mundo externo, que tratamento devem dar-se, como devem resolver conflitos.
( ) A análise da cultura organizacional é uma tarefa relativamente fácil, pois todos os seus componentes são observáveis.
( ) Artefatos, linguagem, comportamentos habituais, tecnologia, símbolos, mitos, histórias, crenças e valores são todos componentes da cultura organizacional.
( ) Disfunções na cultura organizacional são desvios no comportamento coletivo, que fazem o papel de degenerações sociais, como entender e processar mudanças ambientais, resiliência à mudança interna, subestimar outros grupos, aceitar outros pontos de vista, passíveis de ocorrer sem causar danos ao ambiente organizacional.
Assinale a sequência correta.
O fenômeno da cultura organizacional comporta aspectos
“As organizações são vistas como fenômenos culturais. O desenvolvimento das sociedades organizacionais é acompanhado por uma desintegração dos padrões tradicionais de ordem social, em termos de ideais comuns, crenças e valores, dando lugar a padrões mais fragmentados e diferenciados de crença e prática baseada na estrutura ocupacional da nova sociedade. Importantes dimensões da cultura moderna estão enraizadas na sociedade industrial, cuja organização é em si mesma um fenômeno cultural.” Os indivíduos numa cultura têm diferentes personalidades enquanto compartilham de muitas coisas comuns. Isso também acontece com grupos e organizações. Diz-se que esse fenômeno é de:
O funcionário de uma Universidade afirmou: “A cultura dominante desta Universidade é paternalista”.
Com essa afirmação, ele se referiu
A respeito do clima organizacional, tem-se que
Relativos a coaching individual, de grupo e de equipe das organizações, Julgue os itens
Aspectos como o diálogo face a face, a convergência, o exercício de dar e receber retroação, a discussão de fatores que prejudicam a carreira das pessoas, o relacionamento interpessoal e a melhora do desempenho estão em alta.
A cultura organizacional é um conjunto de premissas que um grupo desenvolveu para lidar com problemas de adaptação externa e para promover a integração interna. No que se refere à cultura organizacional, julgue o item
A cultura de uma organização pode influenciar o comportamento de grupos de pessoas do mesmo nível hierárquico, mas não é fator forte o suficiente para influenciar o relacionamento entre chefes e subordinados.
No que se refere à estrutura organizacional, aos tipos de departamentalização, à organização informal e à cultura organizacional, julgue o item
A cultura organizacional pode ser transmitida aos funcionários por meio de histórias e rituais, mas não por meio de símbolos materiais.
Quanto aos conceitos introdutórios da administração, julgue o item
A departamentalização por clientela provoca dificuldades no processo decisório da empresa para enfrentar as incertezas provindas de fora.
A respeito da função de organização, julgue o item
Na cultura organizacional, os valores compartilhados são o segundo nível e representam as normas, a filosofia da empresa e os valores relevantes, que justificam o trabalho realizado.
Julgue o item. A visão interacionista sobre conflito não propõe que todos os conflitos sejam bons. Alguns conflitos, chamados de conflitos disfuncionais, apoiam os objetivos do grupo e melhoram seu desempenho.
A respeito de organização, direção e controle, julgue o item. Se os empregados de determinada empresa precisam trabalhar vestindo batas brancas, tal característica constitui um artefato da cultura organizacional.