Para Weber, a burocracia seria uma organização em que as consequências desejadas são previsíveis, afinal, seu tipo de dominação é baseado na regra, na lei, e a divisão do trabalho é realizada de forma racional e de acordo com normas preestabelecidas. Esse tipo de dominação é o
De acordo com o conceito de racionalidade burocrática, uma organização é considerada racional
O diretor administrativo de uma organização necessita recrutar um novo colaborador para atuação no departamento de cobrança. Considerando a importância dessa função, a valorização interna da equipe e o conhecimento existente dos colaboradores, a gestão decide fazer uma seleção interna, também conhecida como plano interno, de acordo com Araujo e Garcia (2009).
Analisando o conjunto de vantagens relacionadas à seleção interna, verifique as afirmações abaixo e assinale a alternativa INCORRETA relacionada com o plano interno:
O processo de organização é pautado por alguns princípios ou elementos básicos, formulados por autores como Fa ol e eber.
A linha de autoridade formal de uma organização, que define a estrutura hierárquica entre os membros e unidades da organização, é conhecida como:
Entre as principais características do modelo de administração burocrática estão:
O serviço cartorial em que o tabelião confirma a autenticidade ou a semelhança da assinatura de determinada pessoa em um documento é chamado de
Na coluna I, constam algumas atividades na utilização dos serviços de protocolo. Estabeleça a correta correspondência com as respectivas características descritas na coluna 11 Coluna I 1- Despacho 2- Distribuição 3- Diligência 4- Tramitação Coluna II ( ) Movimentação do processo de uma unidade à outra. ( ) Devolução do processo ao órgão que assim procedeu, a fim de corrigir ou sanar as falhas apontadas. ( ) Decisão proferida pela autoridade administrativa em caso que lhe é submetido à apreciação. ( ) Remessa do processo às unidades que decidirão sobre a matéria nele tratada. A sequência correta é:
A ação do Estado para viabilizar e garantir direitos, ofertar serviços e distribuir recursos realiza-se por meio da gestão pública. Em relação à gestão pública e aos modelos de administração pública, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. O modelo patrimonialista caracteriza-se pela ausência de uma clara demarcação entre as esferas pública e privada, entre política e administração, e pelo amplo espaço à arbitrariedade material e à vontade puramente pessoal do gestor.
II. A administração pública, num sentido amplo, deve ser entendida como todo o conjunto de ideias, atitudes, normas, processos, instituições e outras formas de conduta humana que determinam a forma de distribuir recursos, exercer a autoridade política e atender aos interesses públicos.
III. Autores como Woodrow Wilson, Frederick Taylor e Max Weber, apoiados nos princípios da racionalidade, eficiência e adequação dos meios aos fins, na busca de se contrapor ao modelo burocrático, propuseram iniciativas que contribuíram, em sua época, para a modernização da administração pública.
IV. Em sentido amplo, o termo accountability pode ser entendido como um processo complexo de tomada de decisão que antecipa e ultrapassa o governo na formulação e implementação de suas políticas.
V. O modelo da nova gestão pública está orientado ao cliente-cidadão e tem como características o foco em resultados, a busca da flexibilização administrativa e do controle social e a valorização das pessoas.
Pode-se analisar a política organizacional de maneira sistemática, focalizando a atenção nas relações entre interesses, conflito e poder. A expressão "Devemos fazer deste jeito" está relacionada a que maneira de resolver tensões?
A respeito do gerenciamento da liderança de equipes e da análise de melhoria de processos, julgue o próximo item.
A liderança racional (ou burocrática) pressupõe que os subordinados aceitem as ordens dos superiores como justificadas porque essa sempre foi a maneira como as coisas foram feitas.
A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos fins pretendidos, com o intuito de assegurar a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos. Analise as assertivas a seguir com relação aos aspectos tratados na Teoria da Burocracia. I. As disfunções da burocracia são características básicas da burocracia e que existem dentro de um amplo espectro ou de um continuum. II. O caráter formal é decorrente de comunicação feita por escrito, a fim de assegurar sua documentação e comprovação. III. A autoridade tradicional se verifica quando os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas, porque esta sempre foi a maneira pela qual as coisas foram feitas. Está correto o que se afirma em:
Na Escola Clássica da Administração, foi possível debater o caráter formal das organizações e suas principais características. Uma das principais contribuições foi a de que a organização formal é baseada em leis e na racionalidade na formulação dessas leis. Assim, as características das organizações foram definidas como formalidade, impessoalidade e profissionalismo. Assinale a alternativa que apresenta o nome do principal responsável por essas contribuições.
Particularismo, satisfação de interesses pessoais, excesso de regras, hierarquia, individualismo e mecanicismo são, em relação à burocracia,
A crença na racionalidade técnica, na especialização funcional, na hierarquia e na estrutura formal constitui um ponto de intersecção entre as seguintes abordagens da Teoria das Organizações:
O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão tem,
entre suas áreas de competência, diversos assuntos
ligados ao planejamento governamental, tais como:
I. Participação na __________ do planejamento estratégico
nacional.
II. Coordenação e ___________ dos sistemas de
planejamento e orçamento federal, de pessoal civil, de
administração de recursos da informação e informática e
de serviços gerais, bem como das ações de organização
e modernização administrativa do governo federal.
III. Elaboração, acompanhamento e ____________ do plano
plurianual de investimentos e dos orçamentos anuais.
IV. Avaliação dos impactos socioeconômicos das políticas
e dos programas do governo federal e elaboração de
estudos especiais para a __________________ de
políticas.
V. Política e diretrizes para ______________ da
Administração Pública Federal.
Assinale a opção que contém a sequência correta para o
preenchimento das lacunas.