No que diz respeito a processo administrativo nas organizações, julgue o item que se segue.
Organização é a função administrativa que define metas para o desempenho organizacional futuro.
Com relação ao processo de planejamento, julgue os itens a seguir.
A postura estratégica da empresa — conduzida por aspectos como a missão da empresa, a relação entre oportunidades e ameaças, a relação entre seus pontos fortes e fracos — não sofre influências de fatores psicológicos motivados por anseios dos proprietários ou de executivos que têm o poder de decisão.
Com relação ao processo de planejamento, julgue os itens a seguir.
Em qualquer processo de planejamento, independentemente da metodologia utilizada, devem ser considerados os planejamentos dos fins, de meios, organizacional, de recursos e, por fim, de implantação e controle.
Acerca da arquitetura e das estruturas organizacionais, julgue os próximos itens.
O diagnóstico organizacional é um processo de verificação temporal e espacial que visa analisar a empresa ou determinado processo como um todo, especificar desvios de desempenho e analisar condições internas e externas, identificando aspectos relacionados à arquitetura organizacional e a processos críticos.
Em relação ao controle nas organizações, julgue os itens que se seguem.
A sobrevivência e a prosperidade das organizações implicam algum tipo de controle que se mostra relevante quando o ambiente organizacional passa a complexo e turbulento.
Em relação ao controle nas organizações, julgue os itens que se seguem.
Nas organizações em que o controle é baseado em elevada autonomia para as pessoas individualmente e para os grupos internos, tem-se uma estrutura de produção frouxamente acoplada e com maior grau de independência.
Uma das funções administrativas denomina-se organização e compreende as formas de estruturação interna das organizações. O processo de organização compreende as seguintes atividades, EXCETO:
Em relação ao controle nas organizações, julgue os itens que se seguem.
Os processos burocráticos e os tecnológicos são exemplos de controle de primeira ordem, em que chefias (donos, patrões, gerentes etc.) exercem poder direto sobre seus comandados em uma estrutura simples de controle.
Acerca das funções e do processo da administração, julgue os itens que se seguem.
Definir a missão da organização, designar as pessoas, dividir o trabalho e definir e controlar o desempenho são funções da administração relacionadas, respectivamente, ao planejamento, à organização, à direção e ao controle.
No que tange ao conceito de planejamento, assinale a alternativa INCORRETA.
O controle, como atividade administrativa, permeia toda a organização, podendo ser exercida antes, depois ou durante a execução das atividades. Segundo Chiavenato, o controle é prévio quando
A função de controle nas organizações liga‐se ao estabelecimento de padrões de qualidade e mensuração dos resultados alcançados pela organização. Segundo Chiavenato, são características de um sistema eficaz de controle, EXCETO:
O planejamento pode ser considerado um processo constituído por uma série de passos, a saber:
1. Desenvolver premissas quanto às condições futuras.
2. Definir os objetivos.
3. Verificar qual a situação atual em relação aos objetivos.
4. Escolher um curso de ação entre as várias alternativas.
5. Analisar as alternativas de ação.
6. Implementar o plano e avaliar os resultados.
Segundo Chiavenato, assinale a sequência correta do processo de planejamento.
Quanto aos tipos de planejamento em função de curto, médio e longo prazos, assinale a alternativa em que os conceitos de planejamento estão corretamente relacionados.
Sobre a Teoria Clássica da Administração considere:
I.Sugere que as organizações devem ser sistemas racionais que operam com a máxima eficiência.
II.Baseada na amabilidade e justiça para encorajar o pessoal nas suas responsabilidades; remuneração justa que leve a um
bom moral, sem ocasionar gastos excessivos.
III.A empresa é interpretada como um sistema aberto e se adapta de forma eficiente ao ambiente em que se insere.
IV.Estimula e valoriza a flexibilidade ao aceitar erros e incertezas, como aspectos inerentes a ambientes complexos e
mutáveis.
V.Organização é representada por um padrão de cargos precisamente definidos e organizados de maneira hierárquica,
através de linhas de comando ou de comunicação também precisamente definidas.
Está correto o que se afirma APENAS em