Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 54 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Com relação às diversas abordagens teóricas da psicologia

e à psicologia do desenvolvimento, julgue os itens seguintes.

De acordo com Jean Piaget, a aquisição de conhecimento e crescimento intelectual estão associados à participação ativa da criança em experiências e vivências do dia a dia.

Piaget propõe que o desenvolvimento cognitivo ocorre em quatro estágios universais qualitativamente diferentes (Papalia, 2009). Em cada etapa, o crescimento cognitivo ocorre por meio de três processos inter-relacionados, que são

Provas: IF-TO - 2016 - IF-TO - Psicólogo
Disciplina:

Psicologia

- Assuntos: Piaget

A criança deste estágio é “egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro. Não aceita a ideia do acaso e tudo deve ter uma explicação.” O texto apresentado corresponde a características de qual fase do desenvolvimento da teoria de Piaget?

Uma fase do desenvolvimento da criança é caracterizada pela construção lógica – capacidade da criança de estabelecer relações que permitam a coordenação de pontos de vista diferentes. Esses pontos de vista podem referir-se a pessoas diferentes ou à própria criança, que “vê” um objeto ou situação com aspectos diferentes e até conflitantes. Ela consegue coordenar esses pontos de vista e integrá-los de modo lógico e coerente.
A qual alternativa corresponde o texto, considerando Piaget?

O desenvolvimento moral na teoria de Kohlberg guarda certa semelhança com a de Piaget, mas seu modelo é mais complexo (PAPALIA, 2009). Kohlberg (1969) descreveu três níveis de julgamento moral, cada um dividido em dois estágios.

A alternativa que representa o Nível II: Moralidade Convencional é a

Para Piaget, o estágio pré-operatório apresenta como características importantes:

De acordo com a teoria piagetiana, analise as afirmativas a seguir: I . Esquemas são categorias mentais que organizam a experiência.
II . A assimilação ocorre quando novas experiências são incorporadas de imediato aos esquemas existentes.
III . Os quatro estágios de desenvolvimento piagetiano não ocorrem na mesma sequência para todas as crianças, pois elas se desenvolvem de maneira singular.
Está correto o que se afirma em:

Ao longo de seus estudos, Piaget constatou que

existem formas diferentes de interagir com o ambiente

nas várias faixas etárias. A estas formas de agir e

pensar, Piaget denominou de estágio ou período.

Relacione as afirmativas da coluna II ao seu período

na coluna I.


Assinale a alternativa que apresenta, de cima para

baixo, a sequência de números CORRETA:

Em 1932, o psicólogo suíço Jean Piaget publicou "O Juízo Moral na Criança", um dos primeiros trabalhos que traziam a preocupação com a moralidade das crianças. Baseado nos seus estágios de desenvolvimento cognitivo, Piaget teorizou que o comportamento moral da criança só poderia ser compreendido no contexto do seu estágio atual de desenvolvimento cognitivo. A etapa de submissão e obediência da criança à autoridade e às normas adultas é conhecida como:

A ambiguidade do papel, que significa que as pessoas não possuem clareza sobre quais comportamentos de trabalho são esperados delas, é classificada como um estressor causado pelas demandas

Provas: FAFIPA - 2014 - UFFS - Psicólogo
Disciplina:

Psicologia

- Assuntos: Piaget

Em relação à teoria do desenvolvimento humano de

Piaget, o período que compreende o aparecimento da

linguagem, é denominado:

Sobre o desenvolvimento humano, de acordo com Jean Piaget,

assinale a afirmativa correta.

Ao abordar o dever moral, Piaget investigou as concepções morais infantis em relação ao dever em três situações distintas:

Provas: FUNCAB - 2013 - PC-ES - Psicólogo
Disciplina:

Psicologia

- Assuntos: Piaget

Piaget considera que o processo de desenvolvimento humano ocorre em estágios, caracterizados por formas diferentes de organização mental que possibilitam diferentes modos do indivíduo se relacionar com o mundo. O estágio do desenvolvimento caracterizado pela emergência da capacidade da criança de estabelecer relações e coordenar pontos de vista diferentes (próprios e de outrem) e de integrá-los de modo lógico e coerente é denominado de:

Segundo Jean Piaget, há um determinado estágio em que a criança começa a socializar suas ações, além de ocorrer a gênese do pensamento em que a criança passa a se apropriar do seu meio e utilizá-lo para estabelecer uma relação com ele. Assinale a alternativa que identifica o estágio em questão.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282