“Partindo do reconhecimento de que o homem não pode ser apreendido como objeto ou produto, já que ao mesmo tempo, é sujeito e produtor das relações sociais, Vygotsky marcou uma etapa diferenciada no estudo da determinação sócio-histórica do psiquismo.” Considerando a afirmativa e a teoria de Vygotsky, analise. I.Define que as origens das formas superiores de comportamento consciente deveriam ser encontradas nas relações sociais que o indivíduo estabelece com o mundo exterior. II.Considera que os processos psicológicos humanos se realizavam inicialmente no social enquanto processos intrapessoais ou intrapsicológicos. III.Define as concepções que consideram que o comportamento social deriva-se do individual. IV.Afirma que o indivíduo sofre influências sociais de forma passiva e que se fundamentam em um conceito de “ambiente” no sentido estrito de um conjunto de circunstâncias ou contingências que, de acordo com suas características, podem ou não fornecer elementos que facilitem o desenvolvimento. Estão corretas as afirmativas
No texto Pensamento e Palavra (in Pensamento e Linguagem,1993), Vygotsky analisa o signi?cado que uma palavra pode ter no pensamento e na linguagem, procurando compreender se este signi?cado é um fenômeno da fala ou do pensamento. De acordo com sua tese, é possível a?rmar que:
Vygotsky elabora a seguinte definição para um de seus concei tos acerca do processo de desenvolvimento da criança: a distância entre o nível de desenvolvimento atual, determinado pela resolução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial determinado pela resolução de problemas sob orientação ou em colaboração com parceiros mais capazes. A que conceito essa definição se refere?
A teoria desenvolvida por Vygotsky é aquela em que, no mínimo, duas pessoas estão envolvidas ativamente, trocando experiência e ideias, gerando novas experiências e conhecimento. Em sua teoria, Vygotsky propõe que o desenvolvimento cognitivo se dá por meio da interação:
Com base no interacionismo sócio histórico de Vygotsky, analise
as afirmativas abaixo:
I. O bom ensino é o que se adianta ao desenvolvimento
II. Os processos de desenvolvimento podem ser favorecidos
pelas experiências de aprendizagem, nas quais o professor é
o grande mediador.
III. O estudo da linguagem e do pensamento ocupa lugar de
destaque nas suas teorizações, por serem funções psíquicas
consideradas como constituidoras do sujeito.
Assinale:
A linguagem humana, sistema simbólico fundamental na mediação entre sujeito e o objeto de conhecimento, tem, para Vygotsky, duas funções básicas, sendo:
Segundo os estudos de Vygotsky (in: Fontana & Cruz, 1997), o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal se refere:
Normalmente, quando nos referimos ao desenvolvimento de uma pessoa, o que buscamos compreender é até onde ela já
chegou, em termos de um percurso que, supomos, será percorrido por ela.
Segundo Vygotsky, para compreender adequadamente o desenvolvimento humano devemos
Uma ideia central para a compreensão das concepções de Vygotsky sobre o desenvolvimento humano como processo sócio-histórico é a ideia:
A relação existente entre os processos de desenvolvimento e de aprendizagem é um dos eixos do pensamento de Vygotsky. O autor procura compreender a origem e o desenvolvimento dos processos psicológicos, se desdobrando sobre o desenvolvimento da espécie humana, na história dos grupos sociais, no desenvolvimento do indivíduo e no desenvolvimento de aspectos específicos do repertório psicológico dos sujeitos.
Sobre o pensamento de Vygotsky, é correto afirmar:
Para Vygotsky, “é muito mais importante ensinar a criança a pensar do que comunicar a ela determinados conhecimentos”. Na escola, a criança deveria aprender a transformar uma capacidade “em si” em uma capacidade “para si”, cabendo ao professor criar as condições para que os processos cognitivos se desenvolvam, “mas sem implantá–los diretamente na criança”. Diante do exposto, é correto afirmar que
Jean Piaget e Lev S. Vygotsky são identificados como grandes estudiosos do desenvolvimento humano: Piaget apresenta uma tendência hiperconstrutivista em sua teoria, com ênfase no papel estruturante do sujeito; Vygotsky considera que é no plano intersubjetivo, isto é, na troca entre as pessoas, que têm origem as funções mentais
Embora tenha morrido muito cedo e não tenha completado sua obra, Vygotsky deixou alguns princípios aos seus seguidores. Em um de seus princípios, ele observa que:
O psicólogo russo Lev Vygotsky foi um dos grandes autores do desenvolvimento. Considerando a teoria
deste autor, julgue as alternativas com verdadeiras (V ou falsas (F .
( ) Para Vygotsky, as habilidades necessárias para raciocinar, compreender e memorizar tem origem na
vivência da criança com os pais, professores e colegas.
( )Vygotsky entendia que o desenvolvimento humano se dava em três níveis: cultural, interpessoal e individual.
( ) Para o autor é apenas por meio da interação social que as crianças podem vivenciar e internalizar as
ferramentas culturais.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
“O nível de desenvolvimento real caracteriza o
desenvolvimento mental retrospectivamente, enquanto a zona
de desenvolvimento proximal caracteriza o desenvolvimento
mental prospectivamente.”
(Lev Vygotsky A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento dos
Processos Psicológicos Superiores)
Segundo a afirmação de Vygotsky, também podemos definir o
desenvolvimento real como: