A respeito da avaliação no uso de metodologias ativas em educação musical, assinale a alternativa correta.
Que método e educador musical do início do século 20, muito utilizado nas aulas de música no contexto escolar, tem como característica a realização de atividades musicais, para que os alunos tenham consciência das diferenças do ritmo e da dinâmica por meio da própria experiência corporal (movimentação corporal)?
Acerca da música e das tendências do ensino de música no Brasil, assinale a alternativa correta.
Considerando essas informações, a respeito da linguagem da performance, assinale a alternativa correta.
Conforme a Base Nacional Comum Curricular, assinale a alternativa que corresponde a uma abordagem pedagógica do texto teatral em contexto escolar.
A ludicidade é apontada como essencial ao desenvolvimento humano nas propostas teóricas de pensadores como Jean Piaget e Lev Vygotsky.
Com relação ao ensino do teatro, assinale a alternativa correta.
A performance surgiu na Europa no início do século 20, em meio às vanguardas, rompendo com os ambientes artísticos tradicionais. Considerando as condições físicas da maior parte das escolas públicas, assinale a alternativa que apresenta o aspecto, próprio do movimento vanguardista, adequado à prática do teatro na escola.
Gilberto Icle defende que o encanador russo Constantin Stanislavski, amplamente conhecido no Brasil, foi responsável pela inauguração da pedagogia do teatro.
Quanto à contribuição do pensamento de Stanislavski para a educação, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa correspondente ao significado de iniciativas como as criações da Escola de Arte Dramática, em 1948, em São Paulo; da Escola de Teatro, em 1956, na Bahia; do Curso de Arte Dramática, em 1958, no Rio Grande do Sul; e do Curso Prático de Teatro, em 1939, no Rio de Janeiro.
O teatrólogo goiano Hugo Zorzetti (1942-2017) foi um dos principais nomes da cena teatral no estado de Goiás, notadamente no campo da formação de profissionais em artes cênicas.
Assinale a alternativa que corresponde a uma das realizações de Hugo Zorzetti.
De acordo com o Documento Curricular para Goiás – Etapa Ensino Médio, assinale a alternativa correta.
Piero Della Francesca foi um pintor italiano que nasceu na cidade toscana de Borgo San Sepolcro e viveu por volta de 1420-1492. Sobre Piero Della Francesca, assinale a afirmativa INCORRETA.
Durante o período chamado de “Alta Renascença”, os importantes desenvolvimentos artísticos se deram em Roma. Sobre o desenvolvimento artístico em Roma, analise as afirmativas a seguir.
I. O retorno do papado de Avignon para Roma trouxe consigo uma nova onda de confiança e riqueza, estimulando o mecenato.
II. Em meados do século XVI, depois de perturbadores eventos políticos, o frei dominicano Girolamo Savonarola foi condenado e queimado em praça pública; esses eventos contribuíram para que o centro do mecenato artístico fosse transferido de Florença para Roma.
III. A morte de Lorenzo de Médici e as extravagâncias da classe média florentina contribuíram para o declínio da cidade de Florença como centro do mecenato artístico.
IV. Com a invasão de Carlos VIII da França, a família Médici, que governava a cidade, foi obrigada a fugir de Florença.
Está correto o que se afirma em
A conceituação acerca do espaço cênico foi elaborada por vários estudiosos do teatro. Considerando a conceituação proposta por Marcos Bulhões Martins (2004), relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Espaço simbólico.
2. Espaço físico.
3. Lugar teatral.
4. Espaço teatral.
( ) É a materialidade do espaço concreto, físico.
( ) É composto pelo local do público e pelo local de atuação.
( ) É aquele que a plateia vê com o auxílio da imaginação, seja provocada pela movimentação dos atores, seja por indicação de texto verbal etc.
( ) É efêmero. Só se configura quando o público está diante do fenômeno teatral.
A sequência está correta em