Considerando o desenvolvimento da arte barroca no Brasil, assinale a alternativa correta.
A Lei Federal n° 11.645 também estabelece a obrigatoriedade do estudo da história e da cultura indígena nas diferentes etapas da Educação Básica. Considerando os impactos pedagógicos, didáticos e metodológicos dessa lei para uma educação multicultural, assinale a alternativa correta.
Sobre o Tropicalismo e o desenvolvimento da arte brasileira a partir da década de 1960, assinale a alternativa INCORRETA.
Viktor Lowenfeld é um dos mais importantes estudiosos dos estágios de desenvolvimento do desenho. Suas proposições estão de acordo com as ideias e formulações da Escola Nova, centrando seus objetivos educacionais no desenvolvimento do aluno. Assinale a alternativa que apresente corretamente as fases do desenvolvimento do desenho descritas por Lowenfeld.
Conforme o Documento Curricular para Goiás – Etapa Ensino Médio, as trilhas de aprofundamento
Durante muitos anos, o ensino de arte no Brasil foi embasado na concepção de arte como técnica, a qual
No decorrer da ditatura militar, a Lei no 5.692/1971 tornou obrigatória a educação artística nas escolas, o que provocou, de fato,
Acerca da história do ensino das artes visuais no Brasil, assinale a alternativa correta.
Considerando a obra apresentada, assinale a alternativa correspondente à técnica que o artista usou para realizar a obra e propor um novo modo de se pensar a imagem.
Com base nessa figura, de qual povo originário do estado de Goiás pertence a fabricação dos bonecos ritxòkò, modelados com argila e pintados de carvão e urucum?
Considerando o desenho realizado na obra apresentada, de qual técnica pictórica anterior essa obra tenta se aproximar?
No que tange ao conceito de ligadura, assinale a alternativa correta.
Quando tocado, um intervalo musical harmônico é formado
Apareceu no final do século 19, por volta de 1880, e foi a mais importante manifestação artística até o início do século 20. Nas artes visuais (pintura), seu primordial representante foi Claude Monet e, na música, o compositor Claude Debussy. Tem como principal característica, no campo da música, a sua forma de compor que procura evocar, principalmente por meio da harmonia e do colorido sonoro, estados de espírito e impressões sensoriais. Baseia-se na alusão e na expressão moderada dos sentimentos, sendo aantítese das manifestações enérgicas do Romantismo. Na música, as características apresentadas referem-se ao
A Lei no 11.769/2008 alterou o art. 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) no 9.394/1996 e instituiu a música como um conteúdo obrigatório, mas não exclusivo,
dentro do componente curricular Arte.
Anos depois, essa lei foi revogada e substituída pela Lei no 13.278/2016, a qual determina que