Considerando que a Lei nº 94/1979 foi editada antes da Constituição da República de 1988, alguns dos provimentos nela determinados não são compatíveis com a nova ordem constitucional, notadamente diante da orientação consolidada por meio da Súmula Vinculante nº 43, que estabelece que: “É inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie ao servidor investir-se, sem prévia aprovação em concurso público destinado ao seu provimento, em cargo que não integra a carreira na qual anteriormente investido”.
Assim, à luz da orientação do Supremo Tribunal Federal são inconstitucionais os provimentos de:
Os novos dirigentes de determinada entidade integrante do serviço social (“sistema s”) buscaram assessoria jurídica, a fim de esclarecer se ela integra a Administração Pública e se estaria submetida a alguma peculiaridade atinente ao respectivo regime jurídico, sendo correto afirmar, à luz da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, que a entidade:
Um dos princípios de governança que serve de guia para a atuação das organizações públicas diz respeito às ações organizacionais e ao comportamento do agente público, referindo-se à adesão e ao alinhamento consistentes nos valores, princípios e normas éticas comuns para sustentar e priorizar o interesse público sobre os interesses privados.
Esse é o princípio da:
A materialidade é um elemento importante a ser considerado pelo auditor nos trabalhos de auditoria à luz dos seus princípios fundamentais, porém, sua avaliação:
Ao iniciar um processo de avaliação de riscos em um trabalho de auditoria, o auditor deve recordar que existem diferentes tipos de riscos que carecem de avaliação e respostas específicas.
No contexto da auditoria das demonstrações contábeis, conforme definido pelas normas de auditoria, o risco definido pela “suscetibilidade de uma afirmação a respeito de uma classe de transação, saldo contábil ou divulgação, a uma distorção que pode ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, antes da consideração de quaisquer controles relacionados” deve ser tratado como um risco:
A elaboração de procedimentos analíticos substantivos requer que os dados utilizados sejam confiáveis. A NBC TA 520 - Procedimentos Analíticos aborda aspectos relevantes para determinar a confiabilidade de dados usados neste tipo de procedimento, a qual NÃO contempla:
A fala de uma das personagens, nos quadrinhos, está em desacordo com a variedade padrão da língua. Esse desvio de norma pode ser observado porque
Sobre os aspectos morfossintáticos presentes no texto, dadas as afirmativas,
I. No período: “pois existem certos assuntos místicos que as palavras concretas isoladas não conseguem expressar,” o vocábulo destacado retoma um termo da oração antecedente: “certos assuntos místicos”.
II. O “que” da frase: “que as palavras concretas isoladas não conseguem expressar,” foi usado como pronome relativo e está desempenhando função sintática de sujeito.
III. Em: “A poesia faz-se necessária para explicar a força vital de uma mulher”, a partícula “se” funciona como conjunção e estabelece relação sintática e semântica entre duas orações.
IV. No fragmento: “...conversas com outras que sejam sábias”, o vocábulo “que” é empregado na função de sujeito, cujo predicativo é “sábias”.
verifica-se que está/ão correta/s apenas
Dadas as afirmativas, e, tendo como referência as falas dos personagens dos quadrinhos, acerca da sintaxe de colocação ou de ordem,
I. Em: “Meu pai vive me dando livros...”, o pronome oblíquo átono aparece proclítico ao verbo principal, sem hífen. Isso ocorre com frequência entre brasileiros, na linguagem falada ou escrita.
II. Em: “Ele diz que nos deixam mais sábios...”, não se pospõe pronome átono a verbo flexionado em oração subordinada. Caso análogo acontece em: “Confesso que tudo aquilo me pareceu obscuro”.
III. No questionamento:“Você já leu eles?”, há uma inadequação que contraria a marcação das funções sintáticas de sujeito e objeto. Na norma culta, a fala seria reescrita assim: “Você já leu-os? ”
verifica-se que está/ão correta/s
O navegador Microsoft Edge teve seu lançamento no ano de 2015, tornando-se o navegador padrão do Windows 10. O Edge possui muita coisa em comum com o Google Chrome, inclusive a existência de atalhos em comum. Por exemplo, no Microsoft Edge, ações como “visualizar o site no modo de tela cheia” e “adicionar o site da guia atual à lista de favoritos” possuem teclas de atalhos similares às encontradas no Google Chrome.
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, os atalhos do Microsoft Edge para: (1) visualizar o site no modo de tela cheia; e (2) adicionar o site da guia atual à lista de favoritos.
A dependência da sociedade em relação à disponibilidade dos recursos digitais é cada vez maior. Por essa razão, deve-se tomar atitudes preventivas, em vista de reduzir as consequências de eventuais defeitos de hardware, ataques de vírus ou, até mesmo, a utilização inadequada do sistema. Uma das estratégias utilizadas para prevenir eventuais perdas de dados é a realização de backups dos arquivos do sistema. Assinale a alternativa que apresenta os passos necessários para configurar a ferramenta de backup do Windows 10, conhecida como “Histórico de Arquivos”, para que os backups sejam realizados em um disco externo.
Na teoria de Libâneo (1990), as tendências pedagógicas são classificadas em dois grupos:
Dada a afirmativa de Turner (2006, p. 60): “o professor é um transmissor de saberes [...], é um agente da formação integral dos alunos, e, por isso, tendo o domínio das disposições pessoais para corresponder às exigências de seu tempo, pode criar condições para as mudanças sociais que se fizerem necessárias”. Nesse contexto, para que o aprendizado se efetive, vários são os métodos de ensino disponíveis para que o professor possa apensar em sua prática na sala de aula.
I. Método Construtivista.
II. Método Sócio-Interacionista.
III. Método Logosófico.
IV. Método Waldorf.
V. Método Freinet.
Dos itens, verifica-se que são métodos de ensino
Dadas as afirmativas referentes à organização da educação básica e seu desenvolvimento,
I. Nos estabelecimentos que adotam a progressão regular por série, o regimento escolar pode admitir formas de progressão parcial, desde que preservada a sequência do currículo, observadas as normas do respectivo sistema de ensino.
II. A classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita por promoção, para alunos que cursaram, com aproveitamento, a série ou fase anterior, na própria escola e por transferência, para candidatos procedentes de outras escolas.
III. Poderão organizar-se classes, ou turmas, com alunos de séries distintas, com níveis equivalentes de adiantamento na matéria, para o ensino de línguas estrangerias, artes, ou outros componentes curriculares.
verifica-se que está/ão correta/s
Como parte do processo de formação continuada de professores, o MEC instituiu um programa especial de treinamento que consiste em um curso de nível médio, a distância, na modalidade normal, voltado para os docentes que não possuem a formação específica para o magistério.
Esse programa é conhecido como