Uma escritora francesa, falando da felicidade, afirmou que: “A felicidade é uma bola atrás da qual corremos enquanto rola e que chutamos logo que para”.
Com esse pensamento, a escritora quer dizer-nos que a felicidade humana:
Modificamos um retângulo, aumentando sua base em 32% e diminuindo sua altura em 32%.
Então, sua área:
Treze cadeiras numeradas consecutivamente de 1 a 13 formam uma fila. Quatro pessoas devem sentar-se nelas e o número da cadeira em que cada uma deve se sentar será decidido por sorteio. Para as três primeiras pessoas foram sorteados os números 3, 8 e 11 e será feito o sorteio para a última cadeira a ser ocupada.
A probabilidade de que a quarta pessoa NÃO se sente ao lado de nenhuma pessoa já sentada é:
O monóxido de carbono é um gás produzido durante a queima de hidrocarbonetos, como o gás natural usado em residências.
A intoxicação causada por monóxido de carbono (CO) pode ser fatal porque esse gás:
Durante um acidente, uma lesão no bulbo raquidiano, componente do sistema nervoso central, pode ocasionar ao indivíduo:
Segundo o Manual de Rotinas do Instituto de Medicina Legal do Distrito Federal, durante o exame cadavérico básico, alguns itens merecem atenção. Entre eles, está a verificação da presença de líquido na cavidade da pleura (cavidade pleural).
A pleura é o(a):
Há características morfológicas do esqueleto humano que podem auxiliar no diagnóstico do sexo biológico do indivíduo. Por exemplo, o tamanho da cintura escapular, que no homem é mais larga.
A cintura escapular é formada pela escápula e pelo(a):
Em regra, isso ocorre pela ação de enzimas digestivas liberadas do(s):
A auxiliar de necropsia da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Maria está lotada em Posto Regional de Polícia Técnica e Científica do interior do Estado. Durante a madrugada, Maria, única policial de plantão, recepcionou de policiais militares um cadáver feminino para fins de perícia. Para adiantar o trabalho, mesmo não havendo naquele momento qualquer perito no órgão, Maria fez o exame pericial, além de ter emitido e assinado sozinha o auto de exame cadavérico (AEC), agindo em sentido contrário ao que dispõem as normas aplicáveis às atribuições de seu cargo.
Pelos fatos narrados, percebe-se que a perícia feita por Maria é inválida, por vício no elemento do ato administrativo da:
No texto há a ocorrência de três vocábulos que poderiam ser confundidos com seus parônimos: tráfico/tráfego, cumprido/comprido, mandado/mandato.
A frase abaixo em que o vocábulo destacado está bem empregado é:
“Meu aluno Roberto tira sempre boas notas nas provas, mesmo trabalhando vinte horas semanais num restaurante do Centro. Isso prova que o trabalho em tempo parcial não prejudica o estudo universitário.”
O problema da tese defendida nesse texto é o de que ela:
A opção em que a passagem do discurso direto para o indireto é feita de forma adequada é:
O dicionário de Antônio Houaiss traz um grande número de definições de vocábulos; quase todas essas definições começam por um termo geral (hiperônimo).
A definição abaixo, retirada desse dicionário, em que o termo geral destacado foi bem selecionado é:
Germano pretendia se candidatar a cargo eletivo nas próximas eleições. Com tal objetivo, procurou um advogado e foi informado de que era alcançado por causa de inelegibilidade prevista na Constituição da República de 1988.
É correto afirmar que uma causa de inelegibilidade de natureza constitucional:
Em acirrada disputa de hipismo, a amazonas Joana recebeu uma pontuação que considerava manifestamente dissonante do regulamento da competição, o que a levou a perder a primeira colocação e, consequentemente, a não fazer jus à respectiva premiação em dinheiro.
Ao consultar sua assessoria a respeito da “justiça” a ser procurada no caso, se a comum ou a desportiva, foi-lhe respondido, corretamente, que: