As afirmações a seguir podem ser associadas à teoria Socioconstrutivista, defendida
por Lev Vygotsky, EXCETO:
“Justiça é consciência, não uma consciência pessoal, mas a consciência de toda a humanidade. Aqueles que reconhecem claramente a voz de suas próprias consciências normalmente reconhecem também a voz da justiça”.
Esse pequeno texto pertence ao gênero argumentativo; sobre sua estruturação pode-se afirmar que:
Em todas as frases abaixo está presente uma metáfora; a frase em que a metáfora aparece objetivamente explicada é:
Em todas as frases abaixo há uma forma negativa de um verbo, que pode ser substituída por um outro verbo, que já inclui o sentido negativo (ex. não continuar = parar).
A frase abaixo em que essa substituição foi feita de forma adequada é:
Todas as frases abaixo se apoiam em outros textos bastante conhecidos (intertextualidade); a frase que está isenta da presença de outro texto desse tipo é:
A relação lógica expressa pelo conector sublinhado está corretamente indicada na seguinte frase:
Joana, grávida de 4 meses, trafegava com a sua bicicleta pela Rua José Leocádio realizando os seus exercícios matinais. Acontece que Leonardo, conduzia seu veículo pela referida via pública e, após uma falha no funcionamento dos freios, veio a atropelar Joana. O condutor do veículo prestou socorro imediato e Joana foi encaminhada ao hospital; entretanto, o feto não sobreviveu ao acidente. Diante do falecimento do feto, os genitores ingressaram com determinada demanda objetivando a percepção de indenização do seguro obrigatório por acidente de trânsito (DPVAT) pela morte do nascituro. Desta feita, a alternativa que melhor se alinha à teoria que viabilize a procedência do pleito indenizatório, é:
Leonardo Tavares pretende ingressar com determinada demanda de Exoneração de Alimentos, tendo em vista que seu filho, João, alcançou a maioridade civil e exerce atividade laborativa na sociedade Comunical Ltda., provendo, por si, os recursos para sua subsistência. Alega que diante da alteração da capacidade econômicofinanceira de João, inexiste o binômio da necessidade e possibilidade. Face ao exposto, acerca da competência territorial para o ajuizamento da referida demanda, a ação de Exoneração de Alimentos deverá ser ajuizada no foro:
Luan dos Reis conduzia o seu veículo pela Av. Kariam Pessanha por volta das 20 horas. Policiais Militares que faziam o patrulhamento daquela região, identificaram que o veículo de Luan estava com mal funcionamento das setas e dos farois e, em razão disso, abordaram o condutor naquela avenida. Os policiais solicitaram que o condutor desembarcasse do veículo, a fim de que fosse averiguado o automóvel. Acontece que, logo após desembarcar do veículo, Luan passou a agredir os policiais verbalmente, ofendendo-os e menosprezando a profissão das autoridades policiais e, em seguida, foi preso. Dessa forma, acerca dos crimes praticados por particular contra a Administração Pública, é correto afirmar que Luan dos Reis praticou o crime de:
De acordo com a jurisprudência e a doutrina pátria, é possível a aplicação do princípio da insignificância no seguinte crime contra a Administração Pública:
Considerando o entendimento do STF acerca do Tribunal do Júri, é correto dizer que :
Suponha que determinado sujeito usufrui uma autorização de uso de bem público que permite que ele monte e se apresente em um circo alocado em uma determinada praça pública. Ocorre que, mediante a edição de uma nova lei, altera-se o plano diretor da cidade tornando a área residencial, não sendo possível a manutenção do ato de autorização inicialmente lícito. A partir dessa situação hipotética, assinale a alternativa correta, considerando a extinção dos atos administrativos.
Quanto aos crimes contra a Administração da Justiça, é correto afirmar que:
A respeito dos deveres das partes e de seus procuradores, afirma-se que:
Considere a seguinte planilha representando uma tabela de produtos importados no MS Excel.

Marcos precisa dos preços do Prod B e do Prod C, obtidos em reais com base na taxa de conversão. A tabela de produtos importados deve obter o preço do produto em dólar e multiplicar pela taxa de conversão (moeda dólar para moeda real) e obter o preço do produto em real. Marcos efetuou a fórmula apresentada em C4 e, após obter a resposta, arrastou a célula pela alça de preenchimento de C4 até a célula C6. Os resultados obtidos estão apresentados na planilha. O insucesso da operação realizada por Marcos, especificamente pelos resultados visualizados nas células C5 e C6, deve-se a: