Sob o feitiço dos livros
Nietzsche estava certo: “De manhã cedo, quando o dia nasce, quando tudo está nascendo — ler um livro é simplesmente algo depravado”. É o que sinto ao andar pelas manhãs pelos maravilhosos caminhos da fazenda Santa Elisa, do Instituto Agronômico de Campinas. Procuro esquecer-me de tudo que li nos livros. É preciso que a cabeça esteja vazia de pensamentos para que os olhos possam ver. Aprendi isso lendo Alberto Caeiro, especialista inigualável na difícil arte de ver. Dizia ele que “pensar é estar doente dos olhos”.
Mas meus esforços são frustrados. As coisas que vejo são como o beijo do príncipe: elas vão acordando os poemas que aprendi de cor e que agora estão adormecidos na minha memória. Assim, ao não pensar da visão, une-se o não-pensar da poesia. E penso que o meu mundo seria muito pobre se em mim não estivessem os livros que li e amei. Pois, se não sabem, somente as coisas amadas são guardadas na memória poética, lugar da beleza.
“Aquilo que a memória amou fica eterno”, tal como o disse a Adélia Prado, amiga querida. Os livros que amo não me deixam. Caminham comigo. Há os livros que moram na cabeça e vão se desgastando com o tempo. Esses, eu deixo em casa. Mas há os livros que moram no corpo. Esses são eternamente jovens. Como no amor, uma vez não chega. De novo, de novo, de novo...
Um amigo me telefonou. Tinha uma casa em Cabo Frio. Convidou-me. Gostei. Mas meu sorriso entortou quando disse: “Vão também cinco adolescentes...”. Adolescentes podem ser uma alegria. Mas podem ser também uma perturbação para o espírito. Assim, resolvi tomar minhas providências. Comprei
uma arma de amansar adolescentes. Um livro. Uma versão condensada da “Odisseia”, de Homero, as fantásticas viagens de Ulisses de volta à casa, por mares traiçoeiros...
Primeiro dia: praia; almoço; sono. Lá pelas cinco, os dorminhocos acordaram, sem ter o que fazer. E antes que tivessem ideias próprias eu tomei a iniciativa. Com voz autoritária, dirigi-me a eles, ainda sob o efeito do torpor: “Ei, vocês... Venham cá na sala. Quero lhes mostrar uma coisa”. Não consultei as bases. Teria sido terrível. Uma decisão democrática das bases optaria por ligar a televisão. Claro. Como poderiam decidir por uma coisa que ignoravam? Peguei
o livro e comecei a leitura. Ao espanto inicial seguiu-se silêncio e atenção. Vi, pelos seus olhos, que já estavam sob o domínio do encantamento. Daí para frente foi uma coisa só. Não me deixavam. Por onde quer que eu fosse, lá vinham eles com a “Odisseia” na mão, pedindo que eu lesse mais. Nem na praia me deram descanso.
Essa experiência me fez pensar que deve haver algo errado na afirmação que sempre se repete de que os adolescentes não gostam da leitura. Sei que, como regra, não gostam de ler. O que não é a mesma coisa que não gostar da leitura. Lembro-me da escola primária que frequentei. Havia uma aula
de leitura. Era a aula que mais amávamos. A professora lia para que nós ouvíssemos. Leu todo o Monteiro Lobato. E leu aqueles livros que se liam naqueles tempos: “Heidi”, “Poliana”, “A Ilha do Tesouro”.
Quando a aula terminava, era a tristeza. Mas o bom mesmo é que não havia provas ou avaliações. Era prazer puro. E estava certo. Porque esse é o objetivo da literatura: prazer. O que os exames vestibulares tentam fazer é transformar a literatura em informações que podem ser armazenadas na
cabeça. Mas o lugar da literatura não é a cabeça: é o coração. A literatura é feita com as palavras que desejam morar no corpo. Somente assim ela provoca as transformações alquímicas que deseja realizar. Se não concordam, que leiam João Guimarães Rosa, que dizia que literatura é feitiçaria que se faz com o
sangue do coração humano.
(ALVES, Rubem. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/ult1063u727.shtml.)
Pode-se observar que o autor utiliza como estratégia discursiva:
Os indicadores biológicos, utilizados no monitoramento dos processos de esterilização, são preparações padronizadas de:
Leia o texto abaixo e responda à questão.

Analise as alternativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
Leia o texto abaixo e responda à questão.

Analise o período abaixo e responda ao que se pede.
“Ela e outros cientistas da conferência riram da situação, mas ela ficou desconfortável com o acontecido.” Trata-se de um período composto:
Observando o desempenho do primeiro semestre dos alunos de uma escola, a direção do colégio constatou que, numa determinada turma, a grande maioria dos estudantes estavam com notas ruins. Visando incentivar uma melhora no desempenho escolar desses discentes, a direção prometeu que, se o índice de aprovação no final do ano fosse de, pelo menos, 90%, iria sortear um computador entre os alunos dessa turma. Sabendo que, no final do ano, não houve o sorteio do computador entre os seus alunos, pode-se afirmar que:
Considerando o emprego do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas das linhas 24, 27 e 32.
Considerando a palavra “transitórias” (l. 22), analise as assertivas a seguir:
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que indica corretamente a ideia expressa pela palavra “se” na linha 36.
Considere que: todos os programas estão instalados em sua configuração padrão, o idioma dos softwares é o Português Brasil (salvo exceção, se for informada na questão), o mouse está configurado para destros e, ainda, os programas possuem licença para o uso, e caso haja no enunciado da questão expressões com: Negrito, Itálico, Sublinhado ou ainda “ ” (aspas), somente servem para chamar a atenção do(a) candidato(a).
Com base na Figura 3 abaixo, considere que o usuário digitou no endereço de célula A6 o seguinte: “=A1+A2+A3+A4/A5” e, logo após, pressionou a tecla Enter (teclado). Que valor conterá em A6?

Figura 3 – Visão parcial do programa Microsoft Excel 2016.
O Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Bagé estabelece que o funcionário poderá obter licença por motivo de doença em pessoa da família, compreendendo o ascendente e o descendente colateral consanguíneo ou afim, até o segundo grau civil, e o cônjuge do qual não esteja legalmente separado, desde que prove ser indispensável a sua assistência, e esta não possa ser prestada simultaneamente com o exercício do cargo. Segundo as disposições do Art. 162 do mencionado Estatuto, a referida licença será concedida por um prazo de __________ dias com remuneração integral, podendo ser renovada até _____________ dias a critério do chefe de biometria médica.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Segundo o Art. 27 da Lei Orgânica do Município de Bagé, NÃO é da competência privativa do Prefeito Municipal:
No processo de enfermagem, a assistência é planejada para alcançar as necessidades específicas do paciente. As ações de cuidado são redigidas de modo que todas as pessoas envolvidas no tratamento possam ter acesso ao plano de assistência, e o processo de enfermagem enquadra-se nas ações da sistematização da assistência de enfermagem. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:
Quais estão corretas?
O aleitamento materno é fundamental para a saúde e a qualidade de vida das crianças. É imprescindível que o profissional da área da saúde tenha conhecimento sobre as definições e classificações do aleitamento materno, adotadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Sendo assim, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Aleitamento materno exclusivo.
2. Aleitamento materno predominante.
3. Aleitamento materno.
4. Aleitamento materno complementado.
5. Aleitamento materno misto ou parcial.
Coluna 2
( ) A criança recebe, além do leite materno, água ou bebidas à base de água (água adocicada, chás, infusões) ou sucos de frutas.
( ) A criança recebe somente leite materno, direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte.
( ) A criança recebe leite materno e outros tipos de leite.
( ) A criança recebe leite materno (direto da mama ou ordenhado), independentemente de receber ou não outros alimentos.
( ) A criança recebe, além do leite materno, qualquer alimento sólido ou semissólido com a finalidade de complementá-lo e não de substituí-lo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Texto para responder à questão.


Em “A família, a escola, os outros, todos elegem [...]” (1º§) pode-se observar que, após a enumeração, ocorre:
Texto para responder à questão.


Há na narrativa informações que indicam que: