Julgue o item seguinte, no que tange à auditoria em saúde.
A auditoria retrospectiva verifica os fatos passados, situando a observação quanto ao tempo, em períodos já vividos; não vai diretamente ao fato, mas aos elementos que o evidenciam.
Em relação à função do enfermeiro-auditor, julgue o item a seguir.
O enfermeiro-auditor tem autonomia para auditoria de prontuário e instalações, mas deve estar acompanhado de profissional médico quando visitar ou entrevistar paciente.
Julgue o próximo item, relativo ao Sistema Único de Saúde no Brasil (SUS).
Para que valha o princípio da centralização, existe a concepção constitucional do mando único, em que cada esfera de governo é autônoma e soberana nas suas decisões e atividades, respeitando os princípios gerais.
Julgue o item a seguir, concernente a custas hospitalares.
O sistema de saúde tradicional não incentiva os médicos e pacientes a pensar sobre custos; por isso, os médicos podem prescrever qualquer procedimento sem levar em conta o custo do tratamento.
Julgue o item subsequente, acerca do sistema de saúde no Brasil.
O sistema de saúde brasileiro é formado por uma rede complexa de prestadores e compradores de serviços que competem entre si, gerando uma combinação público-privada financiada, especialmente, por recursos públicos.
Julgue o item subsequente, acerca do sistema de saúde no Brasil.
Os componentes público e privado do sistema brasileiro são distintos, mas estão interconectados, e as pessoas podem utilizar os serviços de ambos os subsetores, dependendo isso da facilidade de acesso ou de sua capacidade de pagamento.
Durante um atendimento a paciente com parada cardiorrespiratória, o médico que estava na liderança não conseguia entubar o paciente, e a enfermeira que o acompanhava, que tem o domínio da técnica de entubação, resolveu realizar o procedimento.
Considerando os aspectos legais envolvidos nessa situação, julgue o item seguinte.
A enfermeira deveria chamar outro médico para realizar a entubação do paciente.
À luz da norma regulamentadora NR 32, que dispõe sobre os princípios de biossegurança, julgue o item que se segue.
A higiene de mãos com água e sabão é mais eficaz que o uso de álcool 70% quando se apresenta sujidade visível.
No que se refere às metas internacionais de segurança do paciente, julgue o item a seguir.
A meta número 5 de segurança do paciente garante a administração segura de medicamentos.
Acerca dos cuidados de enfermagem para evitar queda intra-hospitalar, julgue o item subsequente.
A escala de Morse é utilizada para mensuração do risco de quedas dos pacientes internados em hospitais.
De acordo com o protocolo de cirurgia segura, julgue o item a seguir.
Entre todos os itens de segurança que devem ser checados no tempo sign in, alguns deles são conferência do nome completo do paciente, conferência do sítio cirúrgico e revisão da hemostasia.
No que concerne à passagem de informações no modelo SBAR, julgue o item a seguir.
O modelo SBAR deve conter detalhadamente informações relativas a toda a equipe que será responsável pelo transporte do setor de origem ao setor destino.
A nutrição enteral (NE) e a nutrição parenteral (NP) são mecanismos utilizados para oferecer ao paciente a quantidade adequada de nutrientes e medicamentos por meio de entubação gastrintestinal e de infusão venosa, respectivamente. Acerca da assistência de enfermagem aos pacientes em uso desses métodos, julgue o item que se segue.
Trocar a fórmula administrada por uma fórmula fresca a cada 4 h e substituir o recipiente da alimentação por sonda e o equipo a cada 24h / 72 h são medidas de controle para evitar a proliferação de bactérias em um sistema de NE aberto.
A respeito da assistência de enfermagem aos pacientes com complicações urológicas, julgue o item subsequente.
Denomina-se urina residual à quantia de urina que fica retida após cada micção: em um adulto saudável, com menos de sessenta anos de idade, a quantidade de urina que costuma ficar retida é de 50 mL a 100 mL.
A respeito da assistência de enfermagem aos pacientes com complicações urológicas, julgue o item subsequente.
Visando estimular a autonomia e uma melhor percepção da imagem corporal dos pacientes portadores de bexiga neurogênica, o autocateterismo intermitente deve ser incentivado, ainda que se utilize técnica limpa — não estéril.