A respeito do SUS e do papel do enfermeiro na vigilância em saúde, julgue o item seguinte.
A prevalência de diabetes e hipertensão arterial está aumentando paralelamente ao aumento do excesso de peso da população; por isso, a assistência de enfermagem deve ter como objetivo a intervenção sobre as mudanças desfavoráveis na dieta e na atividade física das pessoas.
Acerca da assistência de enfermagem na vigilância em saúde e da saúde da criança e da mulher, julgue o item subsequente.
No sistema de saúde brasileiro, as intervenções de enfermagem dirigidas às mães e às crianças têm sido ampliadas, quase atingindo a cobertura universal; porém, persiste o crescimento das desigualdades regionais de acesso a tais intervenções.
Julgue o seguinte item, a respeito do processo de trabalho do enfermeiro na assistência à saúde.
Os erros mais comuns no raciocínio diagnóstico do enfermeiro são: definição do problema a partir de dados insuficientes, ideia preconcebida quanto à resposta da pessoa examinada, omissão de pista significativa e identificação de apenas um sintoma ou uma pista como diagnóstico.
Acerca das práticas de biossegurança aplicadas ao processo de cuidar, julgue o próximo item.
As precauções básicas compreendem equipamentos de proteção coletiva e equipamentos de proteção individual — apetrechos que têm o objetivo de proteger a integridade física dos trabalhadores e pacientes.
A respeito da assistência à criança sadia, julgue o item que se segue.
A Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde recomendam que o aleitamento materno seja exclusivo nos primeiros seis meses de vida do bebê e complementado até os dois anos de vida ou mais.
A respeito da assistência à criança sadia, julgue o item que se segue.
A amamentação é um excelente método anticoncepcional nos primeiros doze meses após o parto, desde que a mãe ainda não tenha menstruado e a criança esteja sendo alimentada exclusiva ou predominantemente com leite materno.
Acerca da assistência de enfermagem no seguimento do protocolo para cirurgia segura, julgue o item subsequente.
O protocolo para cirurgia segura tem aplicação indicada a todo procedimento que implique em incisão no corpo humano ou em introdução de equipamentos endoscópios.
Acerca da assistência de enfermagem no seguimento do protocolo para cirurgia segura, julgue o item subsequente.
A confirmação da realização da cirurgia correta, no paciente correto e no sítio cirúrgico correto deve ocorrer antes da saída do paciente da sala de cirurgia.
Com relação à ética profissional, julgue o item que se segue.
Cabe ao enfermeiro responsabilizar-se por falta cometida em suas atividades profissionais, caso tenha participação ou conhecimento prévio do fato, mesmo tendo sido tal falta praticada em equipe, por imperícia, imprudência ou negligência.
Julgue o próximo item a respeito da assistência de enfermagem na prevenção e no controle de infecção hospitalar.
O diagnóstico de conjuntivite após cirurgia oftalmológica é definido como infecção incisional profunda.
Julgue o item seguinte, no que se refere à organização da assistência de enfermagem diante de indicadores de processo na prevenção de infecção do sítio cirúrgico no perioperatório.
O controle glicêmico é recomendado no pós-operatório de cirurgias cardíacas.
Julgue o próximo item, relativo à assistência de enfermagem em oncologia.
Na terapêutica de pacientes oncológicos, a progressão tumoral impõe a manutenção do esquema quimioterápico e do planejamento terapêutico.
Tendo em vista que a dor, considerada como o quinto sinal vital, pode ser mensurada de várias maneiras, e considerando que um dos instrumentos de avaliação da dor é a Escala de Dor Pediátrica e Neonatal, conhecida pela sigla FLACC e reproduzida anteriormente, julgue o item a seguir, relativo à semiologia da dor.
Na mensuração da dor em neonatologia, podem-se usar, indistintamente, tanto a escala FLACC quanto a escala visual de cor.
Acerca do método de credeização, ou método de Credé, julgue o próximo item.
O nitrato de prata instilado no recém-nascido previne a sífilis e as hepatites virais.
Julgue o item subsequente, relativo à utilização da adrenalina no processo de reanimação neonatal.
O uso da adrenalina estará indicado quando a ventilação adequada e a massagem cardíaca efetiva não produzirem elevação da frequência cardíaca para valor maior que 60 bpm.