O grau de insaturação de um ácido graxo é indicado pela( o):
A coagulação do leite, pela adição de suco de limão ou por ação bacteriana, ocorre devido a:
Tendo como referência o Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, que regulamenta a Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, que dispõe sobre a política nacional para a integração da pessoa portadora de deficiência, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O decreto citado caracteriza deficiência permanente e incapacidade como sendo a mesma condição.
( ) A deficiência mental diz respeito a um funcionamento intelectual inferior a média, que pode se manifestar em qualquer idade.
( ) A amputação ou ausência de um membro, e o nanismo estão caracterizados como deficiência física.
( ) O educando portador de deficiência quando internado em ambiente hospitalar por um ano ou mais, tem o direito a serviço de educação especial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
São responsabilidades do Ministério da Saúde especificamente frente a Política Nacional da Atenção Básica:
I. Apoiar e estimular a adoção da estratégia saúde da família pelos serviços municipais de saúde como estratégia prioritária de expansão, consolidação e qualificação da atenção básica à saúde.
II. Estabelecer, de forma tripartite, diretrizes nacionais e disponibilizar instrumentos técnicos e pedagógicos que facilitem o processo de gestão, de formação e educação permanente dos gestores e profissionais da atenção básica.
III. Viabilizar parcerias com organismos internacionais, com organizações governamentais, não governamentais e do setor privado, para fortalecimento da atenção básica e da estratégia de saúde da família no País.
Estão CORRETAS as afirmativas.
A pele é composta por três camadas, são elas:
Texto para responder à questão
No trecho: "vi um homem sozinho, nadando no mar; quando o vi ele já estava nadando; acompanhei-o com atenção durante todo o tempo, e testemunho que ele nadou sempre com firmeza e correção; esperei que ele atingisse um telhado vermelho, e ele o atingiu" o uso das aspas assinala a seguinte questão:
Um procedimento importante de segurança em computadores é realizar backups em mídias que permitam armazenamento de dados. Um tipo de mídia que permite apenas uma só gravação de dados, ou seja, não permite regravações, é o(a):
Um usuário do editor de textos MS Word 2010, em português, pretende fazer que seu documento tenha garantida a segurança na autenticidade, na integridade e na origem do documento. Nesse caso, ele vai utilizar-se do recurso do software denominado:
Piaget descreveu estádios de desenvolvimento cognitivo da seguinte forma:
1- a inteligência permanece inalterada ao longo do desenvolvimento.
2- o sujeito passa por períodos de reorganização profunda seguidos de períodos de integração, durante os quais um novo estádio é alcançado e as mudanças são assimiladas.
3- a cada estádio de desenvolvimento corresponde um sistema cognitivo específico, que determina todo o funcionamento do sujeito.
4- os estágios são independentes e têm base no desenvolvimento biológico e na racionalização dos dados.
Estão corretos apenas os itens:
Com base nos direitos e nas relações humanas, a Lei n° 12.796, de 04 de abril de 2013, no art. 3°, que trata dos princípios em cuja base o ensino será ministrado, inclui o seguinte item:
Observe a palavra em destaque na seguinte oração: ―Lentamente percorreu as sombras, detendo-se mais na cadeira, onde as roupas jogadas criavam formas que não lhe eram familiares.‖ O vocábulo em destaque às vezes gera algumas dúvidas, pois há uma forma semelhante, ou seja, aonde. Apesar da semelhança gráfica e fonética há uma diferença semântica que não deve ser menosprezada. Nesse sentido, observe as frases abaixo e assinale aquela que possuir um equívoco quanto ao uso de onde ou aonde.
As vocábulos que podem substituir as palavras em destaque, pelo processo de antonímia, encontram-se respectivamente em:
I - E cada vez se detinha na cadeira.
II - E com a pele pareceu eriçar os lençóis, ferir a colcha.
III - Mas o colchão continuou imóvel como se vazio.
A referência dos elementos anafóricos destacados foi CORRETAMENTE identificada em:
As afirmações a seguir se referem à leitura do artigo de opinião e da charge.
I. A apresentação de situações cotidianas, em ambos os textos, é uma importante estratégia de persuasão que aproxima os leitores do assunto que está sendo discutido.
II. O fato de a charge ser um texto multimodal torna-o mais persuasivo que o artigo de opinião, pois favorece, de forma mais direta, questionamentos por parte do leitor.
III. Tanto o artigo de opinião quanto a charge são textos de natureza argumentativa, que criticam a corrupção entranhada em diversas instâncias da sociedade brasileira.
Estão CORRETAS as afirmativas.
Operando com o MS-Excel 2010, versão português, um usuário pretende utilizar uma fórmula para verificar se a célula A2 está vazia, e retornar valor 1, em caso positivo, ou calcular B1*C1, em caso negativo.
Assinale a alternativa que apresenta a fórmula que permitirá ao usuário conseguir obter esse resultado.