Atente para o seguinte enunciado: “O folclore brasileiro recebeu variadas contribuições, destacando-se as matrizes portuguesa, africana e indígena, tornando-se rico e diversificado. No Ceará, predominaram as contribuições portuguesas e indígenas que, no âmbito da dança, nos proporcionaram um acervo significativo".
Considerando o enunciado acima, é correto afirmar que correspondem a danças folclóricas do Ceará
O ensino de Arte foi incluído no currículo escolar pela LDB de 1971, com o nome de Educação Artística, ainda como “atividade educativa" e não como disciplina. Em 1988, ano da nossa atual Constituição Federal, em meio a discussões sobre educação, sofreu ainda riscos de ser excluída do currículo escolar, fato que levou educadores da área a organizarem manifestações a fim de garantir a permanência do estudo das artes nas escolas. Finalmente, com a atual Lei de Diretrizes e Bases 9394/96, foram revogadas disposições anteriores e a matéria “Artes" foi reconhecida como disciplina, tendo seu ensino se tornado obrigatório na educação básica, conforme dispõe o parágrafo 2º do artigo 26: O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
Considerando o texto acima, assinale a afirmação verdadeira.
Atente para o que se afirma a seguir em relação à Educação Musical e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) O aprendizado musical dos sujeitos depende do acesso ao conhecimento musical, mesmo que sejam potentes para o aprendizado da música.
( ) A música deve proporcionar ao sujeito uma experiência sonora prazerosa.
( ) O corpo, quer seja através dos movimentos quer seja através do canto, deve ser o primeiro instrumento musical a ser explorado.
( ) Para o desenvolvimento do repertório musical dos sujeitos na escola, não é necessário usar músicas adequadas ao desenvolvimento do aluno nem músicas que façam parte de sua realidade, como a música folclórica.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Educação através da arte é a terminologia criada por Herbert Read na Inglaterra, em 1951 ligada ao movimento
A linguagem audiovisual, como a própria palavra expressa, é feita da junção de elementos de duas naturezas: os sonoros e os visuais. Portanto, estamos falando de artefatos da cultura que afetam esses dois sentidos do homem, a visão e a audição. O que encontramos hoje no domínio da arte seria muito mais uma mistura de diversos elementos: os valores da arte moderna e os da arte que nós chamamos de contemporânea, sem estarem em conflito aberto, constituindo então dispositivos maleáveis complexos, instáveis em transformação. Assinale a opção que NÃO corresponde a uma linguagem específica das artes audiovisuais.
O ensino de arte no período da Escola Nova teve como tendência teórico-metodológica, o ensino centrado no aluno, sendo a arte utilizada para a liberação emocional, o desenvolvimento da criatividade e do espírito experimental na livre solução de problemas. Considerando essa proposição, é correto afirmar que
As abordagens críticas - superadora e emancipatória - da Educação Física surgem como respostas à crise epistemológica da Educação Física em meados dos anos 1980. Acerca das características dessas abordagens, assinale a opção que apresenta a correta relação.
Relacione corretamente os subfatores listados a seguir aos seus respectivos fatores psicomotores, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Ao abordar o tema aptidão física, saúde e qualidade de vida em uma aula, o professor de Educação Física está correto quando afirma que
A Aprendizagem Motora busca a compreensão dos mecanismos e processos subjacentes à aquisição de habilidades motoras e dos fatores que influenciam esse processo. A demonstração é uma das formas de fornecer instrução previamente à execução da habilidade motora. Considerando essa ideia, é correto afirmar que a demonstração
Atividades de cooperação são estimuladas nas aulas de Educação Física, em função de suas características, quais sejam:
Considerando o modelo teórico do desenvolvimento motor proposto por Gallahue, assinale a afirmação verdadeira.
A competição, que é um dos elementos do esporte, passou a ser uma prática para poucos. Com vistas a equilibrar esta conjuntura, o esporte-educação ou esporte na escola passou a compreender: o esporte educacional e o esporte escolar. Considerando esse assunto, assinale a afirmação verdadeira.
A performance esportiva nos esportes coletivos pode ser mensurada por diversos fatores, dentre os quais se encontram os seguintes os indicadores:
O Atletismo se insere no conteúdo Esportes e deve ser apresentado aos alunos nas aulas de Educação Física Escolar. São provas de atletismo apresentadas no conteúdo Esportes: