O desenvolvimento organizacional é uma abordagem de mudança planejada cujo principal objetivo é mudar as pessoas e a qualidades de suas relações interpessoais no trabalho. Dispõe de metodologia e técnicas para o atingimento desse objetivo. Relacione as técnicas utilizadas em DO com suas respectivas finalidades:
I. Treinamento da sensitividade.
II. Análise transacional.
III. Reunião de confrontação.
IV. Consultoria de procedimentos.
P Visa à melhoria do relacionamento interpessoal do indivíduo, por meio de um autodiagnóstico.
Q Visa à melhoria da sensibilidade quanto às habilidades e dificuldades de relacionamento interpessoal.
R Visa à compreensão das relações na situação de trabalho em grupo.
S Visa à melhoria da saúde organizacional, incrementando as comunicações e relações entre diferentes equipes ou departamentos.
A sequência está correta em
Comparando o processo de recrutamento e seleção de pessoal, analise.
I. O recrutamento é a busca de candidatos qualificados, enquanto a seleção é a escolha de candidatos mais aptos.
II. O recrutamento e a seleção de pessoal são processos que têm a mesma finalidade.
III. A função do recrutamento é suprir a seleção de matéria- prima básica, ou seja, candidatos.
Assinale
Alguns fatores no ambiente de trabalho podem afetar a saúde mental do trabalhador, tais como:
I. relações interpessoais e coletivas inerentes à própria organização.
II. ambiente físico: ruído, iluminação e temperatura.
III. forma do exercício do poder de comando na escala hierárquica da organização.
Analisando-se os itens anteriores, verifica-se que
Em relação à comunicação nas organizações, analise.
I. Uma comunicação eficaz é um processo horizontal, em que todos os envolvidos mantêm uma ética relacional.
II. É possível melhorar a comunicação por meio de treinamento e desenvolvimento de pessoal.
III. A comunicação é elemento acessório no processo de busca de qualidade nas organizações.
Assinale
No tocante à segurança no trabalho, analise.
I. O acidente de trabalho pode ocorrer por ato inseguro ou condição insegura.
II. Doença profissional é a provocada pelo tipo de trabalho.
III. Doença do trabalho é a causada pelas condições do trabalho.
Assinale
Perrenoud aponta que para ensinar, os profissionais da educação, sejam professores, supervisores ou pedagogos precisam desenvolver novas competências. Uma delas é trabalhar em equipe, aspecto importante para as novas exigências do mundo do trabalho. Trabalhar em conjunto torna-se uma necessidade ligada mais à evolução do ofício do que a uma escolha pessoal. Nesse sentido, a ideia expressa pelo autor é de que
O planejamento de ensino é um instrumento de trabalho essencial para a ação educativa e cumpre funções importantes porque
Numa relação professor-aluno cujo contrato didático seja construído a partir de laços de confiança, são atributos imprescindíveis
I. contar com os conhecimentos e as contribuições dos alunos, tanto no início das atividades quanto durante sua realização.
II. ajudar os estudantes a encontrar sentido no que estão pesquisando e estudando.
III. promover um clima, no qual a autoestima e o autoconceito fiquem minimizados.
IV. potencializar progressivamente a autonomia e a dependência dos estudantes na definição de objetivos para o trabalho.
Assinale
Henrique é pedagogo em uma instituição pública federal e está interessado em implementar um projeto de trabalho, junto aos funcionários que supervisiona, inspirado em uma perspectiva da pedagogia centrada em situações-problema, numa abordagem por competências. Para que o trabalho planejado possa de fato acontecer, será necessário que Henrique e os funcionários estabeleçam um novo contrato pedagógico, no qual caberá aos funcionários, prioritariamente, demonstrar as seguintes habilidades e competências
É preciso retirar as disciplinas científicas de suas torres de marfim e deixá-las impregnar-se da vida cotidiana, sem que isso pressuponha, de forma alguma, renunciar às elaborações teóricas imprescindíveis para o avanço da ciência. (Montserrat Moreno, 1997)
A citação de Moreno apresenta uma reflexão crítica acerca daquilo que é ensinado nos currículos. Ao mesmo tempo, a expressão impregnar-se da vida cotidiana significa a necessidade do ensino incorporar uma dimensão


A argumentação do espelho mágico demonstra que a avaliação se constitui em
O planejamento educacional se organiza em três planos:
I. marco referencial;
II. diagnóstico;
III. programação.
Cada plano se desdobra em dimensões. Considerando o marco referencial como o nível macro do planejamento, afirma-se que ele se subdivide em três dimensões.
Assinale-as.
Os elementos constitutivos de uma proposta curricular são
No âmbito das empresas e corporações, o pedagogo tem como uma de suas funções desenvolver a gestão do conhecimento. Para isso, ele desenvolve diversas técnicas, como por exemplo, o workshop, em que se enfatiza o exercício de alguma capacidade, tal como negociar as vendas, a condução de reuniões, dirigir rodas de debates, etc. Essa técnica tem como objetivo focar nos(as)
A metodologia de projetos educativos, seja na educação presencial, seja na educação a distância, tem um princípio básico e fundamental. Tal princípio se caracteriza por compreender que, no trabalho com projetos, os estudantes