A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola.
Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. MEC1SEESP 2007.
Com relação à educação inclusiva, abordada no texto acima, julgue os itens de 112 a 116
A política nacional de educação especial, na perspectiva da educação inclusiva, prevê um único atendimento educacional especializado em clínicas e instituições especializadas àqueles alunos que apresentarem algum diagnóstico.
Com base na LDBEN, julgue os itens a seguir, com relação à formação profissional técnica de nível médio.
É importante recuperar o papel fundamental do ensino médio de estabelecer a relação entre o conhecimento e a prática de trabalho. Trata-se de explicitar como a ciência se converte em potência material no processo de produção. Sem a estreita ligação à educação básica, a educação profissional corre o risco de se tornar mero fragmento de treinamento em benefício exclusivamente do mercado e dos interesses isolados dos segmentos produtivos.
Com base na LDBEN, julgue os itens a seguir, com relação à formação profissional técnica de nível médio.
O propósito norteador da educação profissional e tecnológica está vinculado ao ensino médio, com vistas a propiciar apenas o domínio das técnicas produtivas.
De acordo com os Incisos II e III do art. 4º da Resolução nº 03, de 15/06/2010, a duração mínima dos cursos presenciais de EJA para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio deve ser, respectivamente, de:
Leia o texto abaixo e responda à questão.
As palavras destacadas em “Pois bem, a crônica corre em pista pesada PORQUE lida ao mesmo tempo com as coisas mais ásperas, como economia e política, as mais dramáticas, COMO guerras, violência e tragédia, e as mais poéticas, como um momento de beleza ou uma reflexão sobre a vida.” § são utilizadas no trecho, respectivamente, para introduzir:
Leia o texto abaixo e responda à questão.
Se fosse reescrito o trecho: “Bem estribada desse jeito, tem conseguido vencer belas provas mesmo correndo em pista pesada.” § iniciando-o por SE ESTIVER BEM ESTRIBADA DESSE JEITO, o trecho seguinte deveria assumir a seguinte redação:
As diversas mudanças ocorridas na Europa, durante os séculos XIV, XV e XVI, provocaram a alteração de valores medievais. Esse período, conhecido como Renascimento, tem como característica a(o):
Ao longo do século XIX, em decorrência da Revolução Industrial, alteraram-se as condições de vida da classe trabalhadora. Nesse contexto, surgem concepções críticas à sociedade capitalista. Dentre essas doutrinas sociais, identifica-se a:
Com relação à economia cafeeira durante a República Velha, pode-se afirmar que:
O controle da Convenção pelos jacobinos (1793/1794) marca o momento mais radical da Revolução Francesa. Identifique a medida que foi tomada pelos jacobinos nesse período conhecido como Terror.
Após a Segunda Guerra Mundial, ocorreu a divisão do mundo em dois blocos distintos – o Bloco Capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e o Bloco Socialista, sob a influência da União Soviética. Fez parte desse processo a(o):
“... empenhar-me-ei a fundo em fazer um governo nacionalista. O Brasil ainda não conquistou a sua independência econômica e, nesse sentido, farei tudo para consegui-lo". (Getúlio Vargas).
A partir do trecho do discurso de Getúlio Vargas, pode-se concluir que o(a):
Com relação ao processo de independência das treze colônias inglesas, é correto afirmar que:
Dentre as características organizacionais da escola (estilo de gestão, responsabilidade dos profissionais, liderança compartilhada, participação coletiva, formação dos professores) destaca-se uma que se manifesta na sala de aula: a cultura organizacional ou cultura da escola. Segundo Libâneo (2008), a cultura da escola sintetiza
Durante a Primeira República, em Goiás, é possível se caracterizar
uma política coronelista estadual, efetivada pela
relação entre os coronéis interioranos e a capital. A permanência
dessa política é decorrente