Nas unidades de terapia intensiva, no cuidado ao cliente sob ventilação mecânica, visando reduzir os casos de pneumonia associada à ventilação (PAV), recomenda-se realizar a higiene oral com:
O modo como os estabelecimentos de educação infantil são organizados já demonstram o quanto foram pensados para, além de propiciarem às crianças espaços para as aprendizagens, realizar, em um espaço público e de vida coletiva, ações para o cuidado e a educação das crianças que sempre foram consideradas como da vida privada: a alimentação, a higiene e o repouso (MEC/2009). Nesse sentido, assinale a alternativa incorreta.
Constituem o público-alvo da política nacional de educação especial do Ministério da Educação (MEC) intitulada “Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva” (BRASIL, 2008):
A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). E, acerca da Prova Brasil é adequado afirmar que:
Refletindo sobre o papel do tradutor e intérprete de Libras em sala de aula, em uma ótica inclusiva, sua ação vai além do ato mecânico da interpretação de conteúdos em sala de aula. Sobre a atuação do tradutor e intérprete de Libras em sala de aula, assinale a afirmativa correta.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, “os conhecimentos escolares podem ser compreendidos como o conjunto de conhecimentos que a escola seleciona e transforma, no sentido de torná-los passíveis de serem ensinados, ao mesmo tempo em que servem de elementos para a formação ética, estética e política do aluno." (Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013).
Assinale a opção que indica a denominação desse processo em que o conhecimento de diferentes áreas sofre mudanças, transformando-se em conhecimento escolar.
O pedagogo Carlos se respalda nos documentos oficiais do MEC que lhe levam a refletir acerca de que “toda mudança implica na reinvenção de caminhos, na reformulação de conceitos, na releitura do mundo, na reaprendizagem de sentidos e de significados, na consciência da dialética da mudança, ermanência e a desmontagem dessa dicotomia frente ao mundo acadêmico de crenças constituídas”. A afirmativa traz em seu interior a importância:
As práticas pedagógicas, de acordo com o documento Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Brasília: MEC/SEB 2010), devem ter como eixos norteadores:
O Programa Novo Mais Educação, criado pela Portaria MEC nº 1.144/2016 e regido pela Resolução FNDE nº 17/2017, é uma estratégia do Ministério da Educação para atualizar Programa Mais Educação (Decreto nº 7.083/2010). Este tem como objetivo melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes, otimizando o tempo de permanência dos estudantes na escola. Nesse sentido o Programa será implementado por meio da realização de acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática e do desenvolvimento de atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer, impulsionando a melhoria do desempenho educacional mediante a complementação da carga horária em cinco ou quinze horas semanais no turno e contra turno escolar. O Programa Novo Mais Educação será implementado nas escolas públicas de ensino fundamental, por meio de articulação institucional e cooperação com as secretarias estaduais, distrital e municipais de educação, mediante apoio técnico e financeiro do Ministério da Educação - MEC.
O Programa tem por finalidade contribuir para a
I. alfabetização, ampliação do letramento e melhoria do desempenho em língua portuguesa e matemática das crian-ças e dos adolescentes, por meio de acompanhamento pedagógico específico.
II. redução do abandono, da reprovação, da distorção idade/ano, mediante a implementação de ações pedagógicas para melhoria do rendimento e desempenho escolar.
III. melhoria dos resultados de aprendizagem do ensino fundamental, nos anos iniciais e finais – 3º e o 9º ano do ensi-no fundamental regular.
IV. ampliação do período de permanência dos alunos na escola.
Ao considerar a proposta do Programa Mais Educação, está CORRETA a alternativa:
A figura a seguir apresenta a vista isométrica de uma peça mecânica.
Nessa peça, todos os furos e rasgos são passantes, à exceção do furo executado na face de maior cota da peça.
Assinale a opção que apresenta a vista ortográfica frontal dessa peça, representada adequadamente.
Um desenhista necessita gerar uma folha de desenho com as vistas ortográficas de uma peça mecânica empregando o programa AutoCad. A peça foi gerada no model space em milímetros e, no paper space, a escala a ser empregada é 1:10.
Assim, para o correto enquadramento das vistas nas respectivas viewports, ao comando view/zoom/scale deve ser informado:
A partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia (Resolução nº 05/2011/MEC/CNE/CES) a formação em psicologia tem objetivos gerais que vão capacitar o futuro profissional para o exercício de habilidades e competências. Assim, assinale a alternativa que se caracterizam como habilidades/competência desta formação.
O Programa Novo Mais Educação, instituído pela Portaria no MEC 1.144/2016 se apresenta como uma estratégia do Governo Federal para melhorar a aprendizagem de crianças e adolescentes matriculados no Ensino Fundamental por meio da ampliação da jornada escolar. Assinale a alternativa que está CORRETA no que tange à uma das prioridades para a seleção do referido Programa.
Assinale a alternativa que apresenta uma diretriz estabelecida pela Política Nacional de Educação Infantil (MEC).
De uma maneira geral, uma modalidade esportiva coletiva (MEC) caracteriza-se pelo confronto entre duas equipes que se posicionam no terreno de jogo e se movimentam de forma particular, com o objetivo de vencer, alternando-se em situações de ataque e defesa. Com relação às MECs, aos seus conceitos técnicos e táticos e às suas regras, julgue o item a seguir.
A condição para que se determine a equipe atacante e a equipe defensora durante um jogo de MEC é a posse de bola ou do implemento de jogo.